quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Santo Rosário pelas ruas



Em particular, podemos dizer que a recitação do Rosário feita silenciosamente enquanto se caminha, viaja, foi a ocupação mais comum entre os santos. Alguns o demonstraram até externamente passando de rua em rua, com o Rosário em movimento entre as mãos.

  • São João Batista de La Salle, não só caminhava sempre com a Coroa na mão, mas obrigou até todos os seus filhos a percorrer as ruas da cidade recitando o Rosário.

  • São Luiz Grignion de Montfort tinha o Rosário como companheiro inseparável das suas intermináveis viagens missionárias, santificando com as Ave-Marias ,as ruas e regiões da França.

  • São Felipe Néri, São Félix de Cantalice, Santo Afonso Maria de Ligório, Santo Antônio Maria Claret, e outros não faziam mistérios de caminhar ou viajar sempre recitando Rosários sem número.

  • Era belo ver São Leonardo de Porto Maurício voltar ao convento após as fadigas apostólicas, recitando serenamente o Rosário. 

  • E era um espetáculo edificante ver o jovem São João Berchmans com outros frades, recitar devotamente o Rosário pelas ruas da cidade.

  • São Carlos de Sezze, indo e vindo dos campos , recitava sempre a Coroa. E o servo de Deus Pe.Anselmo Treves, quando encontrava alguém, lhe perguntava: “Fez bom passeio? Semeou muitas Ave-Marias pelo seu caminho?”

  • São Conrado de Parzhan, humilde capuchinho da Baviera, reunia os rapazes pelas ruas e recitava com eles o Rosário, em pia procissão, que edificava toda a cidade .

  • Santa Joana D’Arc se reconhecia facilmente, cavalgando absorta junto ao seu rei. Ele mesmo uma vez lhe perguntou o que sonhava enquanto cavalgava tão silenciosa . “Gentil Sire - responde a heroína - estou recitando o Rosário ”.

  • Nos nossos tempos Santa Bertila Boscardin de Vicenza, São Maximiliano Maria Kolbe, em Roma, Pe. Dolindo Ruotolo, em Nápoles, atravessavam as ruas da cidade recitando o Rosário.

  • São José Cafasso conta que um dia, de manhã cedo, encontrou pelas ruas de Turim uma velhinha toda recolhida. O Santo lhe perguntou: “ Por que, boa velhinha, andas pela rua a esta hora?” Passo a limpar as ruas”, respondeu a velhinha. Admirado, o Santo perguntou: “ Que quer dizer ?” “Esta noite foi carnaval e foram cometidos muitos pecados. Por isso, passo rezando o Rosário, para purificar as ruas de tantos pecados”. Muito bem, boa velhinha!
“O Rosário é minha oração predileta. Oração maravilhosa. Maravilhosa na simplicidade e na profundidade. A todos exorto de coração que a rezem!”

13 comentários:

  1. Maravilhoso rezar o terço não consigo deixar de rezar.

    ResponderExcluir
  2. O terço sempre me acalma, me sinto segura,ainda mais quando me sinto measadada, por alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. O terço pra mim é uma arma poderosíssima.

    ResponderExcluir
  4. Rezar o terço é ter a certeza, de que temos sempre a presença de Nossa Senhora conosco.

    ResponderExcluir
  5. Ultimamente, o Senhor tem me inspirado a rezar o Rosário. Ás vezes fico observando os olhares das pessoas um pouco espantados: imaginem , um adolescente no metro e na rua rezando!
    Na Comunidade Shalom quase todos nós rezamos pelo menos o Terço diário, e temos uma espiritualidade carismática. As pessoas criticam os carismáticos e etc., mas buscamos a santidade como todos os cristãos o devem. São Francisco, Santa Teresa, Santo Inácio, todos foram criticados pelos seus modos novos de se relacionar com o Pai, e não deixaram de ser o que foram.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, o Santo terço,acalma a nossa alma,o nosso coraçao,e a nossa vida .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o Santo Rosario (Terço) se ganham as batalhas do dia a dia, porque é NOSSA SENHORA, que intercede por nós.....

      Excluir
  7. Maravilhoso saber que minha atitude de rezar o Rosário é o caminho percorrido por tantos Santos.

    ResponderExcluir
  8. Com a oração diária do Santo Terço, me sinto mais fortalecida e é uma forma de não só contemplarmos á cada dia toda a vida de Nosso Senhor e também de Nossa Senhora, como também podemos Os agradecer por tudo o que nos fazem ao longo da nossa vida e é a oração onde podemos pedir uns pelos outros em todos os sentidos! Se rezado pela família toda melhor será para a luta contra as forças do mal.

    ResponderExcluir
  9. Quando perco o sono é só rezar o Rosário logo pego no sono com a Virgem Maria ao meu lado.

    ResponderExcluir
  10. *AMO REZAR O SANTO ROSÁRIO TODOS OS DIAS*

    ResponderExcluir
  11. Rezo sempre o rosário, é uma grande bênção de Deus.

    ResponderExcluir
  12. Eu amo o Santo Rosário, ele nos da muito confiança e proteção do alto a paz interior amém

    ResponderExcluir

SEJA UM BENFEITOR!