segunda-feira, 21 de março de 2011

Modéstia Cristã

Por respeito à igreja, que é a casa de Deus, lembro às senhoras e moças que, observando a modéstia cristã, não entrem nas igrejas de calças compridas, saias acima do joelho, muito justas, transparentes ou decotadas.E nem de mini-blusa ou blusa sem manga.Já para os homens, convêm também lembrar que não entrem nas igrejas com shorts, bermudas e camisetas sem manga ("Cavada").

Devo também lembrar que convém às mulheres terem a cabeça coberta dentro da igreja, conforme a palavra de São Paulo Apóstolo: "Por acaso é decente que uma mulher reze a Deus sem estar coberta com véu?" (I Cor 11,13).

Também disse São Paulo Apóstolo:
"É impróprio para uma mulher falar na assembléia (I Cor 14,35)"."A mulher ouça a instrução em silêncio, com espírito de submissão.Não permito à mulher que ensine nem que se arrogue autoridade sobre o homem, mas permaneça em silêncio (I Tm 2,11-12)"

"As meninas e senhoras que se apresentarem imodestamente vestidas, sejam afastadas da Sagrada Comunhão e não admitidas a servir de madrinhas nos Sacramentos de Batismo e da Confirmação, e sendo caso disso impeça-se-lhes a entrada no templo". (Instrução da Sagrada Congregação do Concílio contra a imoralidade das modas femininas 12/01/1930).

Observai as religiosas, vejam como elas se vestem, guardando a modéstia cristã.
São Cipriano de Cartago, falando das mulheres do mundo, diz: "As que andam ornadas com colares de ouro e de pérolas, perdem todos os atavios da alma."(De Disc. et Hab. Virg.)

Dizia Santo Afonso Maria de Ligório citando São Gregório Nazianzeno: "O ornamento das mulheres virtuosas deve consistir em levar uma vida irrepreensível, entreter-se muitas vezes com Deus na oração, ser assídua e aplicada ao trabalho para fugir da ociosidade, resguardar os olhos e refrear a língua com a modéstia e o silêncio".

Disse São Paulo Apóstolo:
"Quero que as mulheres usem traje honesto, ataviando-se com modéstia e sobriedade. Seus enfeites consistam não em primorosos penteados, ouro, pérolas, vestidos de luxo, e sim em boas obras, como convém a mulheres que professam a piedade" (I Tm 2,9-10)
"Pois o primeiro a ser criado foi Adão, depois Eva.E não foi Adão que se deixou iludir, e sim a mulher que, enganada, se tornou culpada de transgressão.Contudo, ela poderá salvar-se, cumprindo os deveres de mãe, contanto que permaneça com modéstia na fé, na caridade e na santidade" (I Tm 2,13-15)

O modelo que as mulheres devem inspirar para as suas vidas é a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA!Ela é o modelo que inspirou as santas da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, a observarem a modéstia!!!

E eis o que diz as Sagradas Escrituras sobre as mulheres que guardam a modéstia:

"Não te afastes da mulher sensata e virtuosa(...); pois a graça de sua modéstia vale mais do que o ouro" (Eclo 7,21)

"A graça de uma mulher cuidadosa rejubila seu marido, e seu bom comportamento revigora os ossos.É um dom de Deus uma mulher sensata e silenciosa, e nada se compara a uma mulher bem-educada.A mulher santa e honesta é uma graça inestimável; não há peso para pesar o valor de uma alma casta" (Eclo 26,16-20)

Termino com as falas da Beata Jacinta Marto (11/03/1910 - 20/02/1920):
"Os pecados que levam mais almas para o inferno são os pecados da carne.Hão de vir umas modas que hão de ofender muito a Nosso Senhor.As pessoas que servem a Deus não devem andar com a moda.A Igreja não tem modas.Nosso Senhor é sempre o mesmo" (As aparições e a mensagem de Fátima conforme os manuscritos da Irmã Lúcia, pg 66)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!