domingo, 26 de agosto de 2012

Grandeza do Sacerdote: Respeito que lhe é devido



S. João Maria Vianney, o Cura D'Ars
**

Que coisa é o sacerdote? Um homem que ocupa o lugar de Deus, um homem que está revestido de todos os poderes de Deus. "Ide, diz Nosso Senhor ao sacerdote. Como meu Pai me enviou, eu vos envio... Todo poder me foi dado no céu e na terra. Ide, pois, instruí todas as nações... Quem vos escuta a mim escuta; quem vos despreza, a mim despreza."

Quando o sacerdote perdoa os pecados, não diz: "Deus vos perdoe". Diz: "Eu vos absolvo".

S. Bernardo assegura-nos que tudo nos veio por Maria; pode-se dizer também que tudo nos veio pelo sacerdote: sim, todas as venturas, todas as graças, todos os dons celestes.

Se nós não tivéssemos o sacramento da ordem, não teríamos Nosso Senhor. Quem foi que O pôs naquele tabernáculo? Foi o sacerdote. Quem foi que recebeu a vossa alma à entrada da vida? O sacerdote. Quem é que a alimenta para lhe dar a força de fazer a sua peregrinação? O sacerdote. Quem a preparará para comparecer perante Deus, lavando essa alma pela última vez no sangue de Jesus Cristo? O sacerdote, sempre o sacerdote. E se essa alma vier a morrer, quem a ressuscitará? Quem lhe restituirá a calma e a paz? Ainda o sacerdote. Não podeis recordar um só benefício de Deus, sem encontrardes, ao lado dessa recordação, a imagem do sacerdote.

Ide confessar-vos à SS. Virgem ou a um anjo: eles porventura vos absolverão? Não. Dar-vos-ão o corpo e o sangue de Nosso Senhor? Não. A SS. Virgem não pode fazer descer seu divino Filho à hóstia. Tivésseis duzentos anjos lá, que eles vos não poderiam absolver. Um sacerdote, por mais simples que seja, pode-o; pode dizer-vos: "Ide em paz; eu vos perdôo".

Oh! como o sacerdote é alguma coisa de grande!

Os outros benefícios de Deus de nada nos serviriam se não fosse o sacerdote. De que vos serviria uma casa cheia de ouro, se não tivésseis ninguém para vos abrir a porta? Sem o sacerdote, a morte e a paixão de Nosso Senhor de nada serviriam.

Depois de Deus, o sacerdote é tudo!... Deixai uma paróquia vinte anos sem padre, acabarão ali por adorar os animais.

Quando se quer destruir a religião, começa-se por atacar o padre, porque onde quer que não haja mais padre, não há mais sacrifício, não há mais religião.

S. João Maria Vianney, Pensamentos Escolhidos de Cura D'Ars

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!