segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Santificação da Juventude



Dois são os lugares que nos estão preparados na outra vida: um inferno em que se padece todo gênero de males; um Paraíso onde se desfruta de todos os bens. O Senhor, porém, vos adverte, que se principiardes a ser bons desde a vossa infância, continuareis a sê-lo durante toda a vossa vida, que terá por coroa uma felicidade cheios de glória. Pelo contrário, a vida má, principiada na mocidade, em geral continua assim até a morte, e vos há de conduzir inevitavelmente ao inferno. 

Por conseguinte, quando virdes homens de idade avançada entregues aos vícios da embriagues, do jogo, das blasfêmias, podeis geralmente dizer: estes vícios principiaram na mocidade. “Adolescens juxta viam suam, etiam cum senuerit non recedet ab ea”. – Ah! Filho meu, diz o Senhor, recorda-te do teu Criador no tempo da tua juventude!” 

E em uma outra passagem da Sagradas Escrituras, Deus chama bem-aventurado o homem que desde a sua adolescência começou a observar os Mandamentos: “Beatus homo cum portaverit jugum ab adoslencentia sua”. Esta verdade foi bem conhecida pelos santos, especialmente por Santa Rosa de Lima e São Luís Gonzaga, os quais desde a idade de cinco anos começando a servir ao Senhor com todo o fervor, depois de adultos não achavam gosto senão nas coisas de Deus, e tornaram-se assim grandes santos. O mesmo podemos dizer do filho de Tobias, o qual logo desde menino começou a ser muito obediente e em tudo submisso à vontade de seus pais, continuando até depois do falecimento dos mesmos e até à morte a viver sempre praticando a virtude. 

Mas, dirão alguns, se começarmos desde já a servir ao Senhor, levaremos uma vida cheia de melancolia e tristeza. Não é assim: melancólico e triste vive aquele que serve ao demônio, pois, conquanto se esforce por mostrar-se alegre, sentirá todavia o coração cheio de angústia , e ouvirá em seu interior uma voz que lhe dirá: “És um desgraçado, pois és um inimigo de Deus”. Quem mais afável e jovial do que São Luís Gonzaga? Quem mais ameno e alegre que São Filipe Néri e que São Vicente de Paulo? E, entretanto, a vida de ambos foi um exercício contínuo das maiores virtudes. 

Coragem, pois, caríssimos filhos, entregai-vos logo cedo à prática da virtude, e eu vos assevero que tereis sempre o coração alegre e contente, e conhecereis quanto é doce e suave servir ao Senhor. 

(São João Bosco, O Jovem Instruído, citado em "Ao Coração da Mocidade", Tipografia Salesiana, São Paulo: 1895, p. 6-7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!