terça-feira, 16 de setembro de 2014

Como rezar bem - Por Santo Afonso de Ligorio

"Quem reza se salva, quem não reza se condena"Santo Afonso de Ligório



Tem um livro maravilhoso de Santo Afonso de Ligório (doutor da Igreja), que se chama: A Oração. Tirei deste livro alguns trechos onde ele ensina como rezar bem. Ele traça uma vida de oração e regras de vida Cristã. É tão edificante que eu resolvi copiar para o blog, a fim de que sirva de inspiração para muitas pessoas que precisem vencer a tibieza e a aridez espiritual, bem como melhorar as orações do nosso dia a dia.

Alguns pontos importantes

Não posso colocar aqui no blog tudo o que Santo Afonso diz no livro, aconselho fortemente os leitores a comprar o livro se desejarem saber mais sobre a oração, o livro é um tesouro, realmente vale a pena comprá-lo para a edificação de nossa vida espiritual. Portanto vou fazer um breve resumo da importância da oração, como descreve Santo Afonso. 

1 - Primeiramente devemos rezar por nós, e pela nossa salvação, quando Cristo falou no evangelho: "Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei. (São João 14, 13)", Ele se referia graças referente à nossa salvação. Portanto devemos rezar para pedir virtudes que ainda não temos, isso Deus nunca irá nos negar. Quando pedimos bens temporais, nem sempre Deus nos atenderá, pois pode ser algo que venha a prejudicar a nossa salvação.

2 - A Meditação (oração mental) NÃO tem valor algum, e até se torna perigosa e nós não rezamos junto, ou não praticamos de alguma forma aquilo que meditamos. Por exemplo, meditamos sobre a Humildade, portanto é necessário praticar a humildade durante aquele dia para que a meditação tenha algum valor para nós. Meditar e achar que tá tudo bem (sem praticar), faz a gente achar que aderimos aquele ensinamento, e que não precisamos melhorar n´Ele. E também, por que quando mais conhecemos sobre as virtudes e as verdades de nossa fé, mais seremos cobrados. Exemplificando então: meditamos de manhã sobre a humildade, o dia todo praticamos a humildade, e a noite pedimos a Deus que ele NOS DÊ mais humildade. Nisto consiste a oração que agrada a Deus. Pois todos os nossos pedidos a Deus, antes de qualquer coisa deve ser em vista de nossa salvação.

3 - Devemos orar pelos outros, principalmente a família. A oração para conversão dos outros, é a que MAIS AGRADA A DEUS, e se pedirmos com FÉ, Deus NUNCA vai nos negar, se ele não ouviu é por que pedimos mal. 

4 - Também devemos rezar por todas as pessoas do purgatório, Santo Afonso diz que se rezarmos pelas almas do purgatório, quando estivermos todos no céu, seremos saldados por elas "obrigado, foi por tuas orações, que eu me salvei". E também, Deus permitirá que pessoas rezem por nossa alma quando também estivermos lá. 

5 - Algo muito importante para ler os próximos tópicos: Aqui nesse texto Santo Afonso traça um "manual" de como rezar bem, e é necessário que comecemos aos poucos. Se você leitor, quiser fazer tudo o que está descrito aqui de um dia para o outro, corre sério risco de fazer um dia ou dois, e abandonar tudo, por se tratar de uma vida de oração muito rígida e que muitas pessoas não estão acostumadas. Portanto aconselho a iniciar aos poucos. A Primeira oração que um Católico deve fazer todos os dias é rezar o Santo Terço. Isso é nosso dever rezar todos os dias, em segundo lugar vem a meditação (oração mental). O resto será acrescentado depois (novenas, orações, ladainhas, devoções secundárias). Outro detalhe importante para nos ajudar a manter a devoção é ter um horário certo para rezar todos os dias, isso ajuda a não faltarmos em nossas obrigações com Deus. Depois destas ressalvas vamos ao texto, escrito inteiramente por Santo Afonso Maria de Ligório. Acompanhem:

Regras de Vida Cristã

I. De manhã, ao se levantar, fazer os atos indicados posteriormente. Todos os dias fazer meia hora de oração mental e pelo menos um quarto de hora de leitura de algum livro espiritual. Participar da Missa. Fazer visita ao Santíssimo Sacramento e à Mãe de Deus. Rezar o Rosário. À noite, fazer o exame de consciência, ato de arrependimento, os atos cristãos e rezar a Ladainha de Nossa Senhora.

II. Confessar-se comungar pelo menos semanalmente e até mais vezes, se o Diretor Espiritual o permitir.

III. Escolher um bom confessor, instruído e piedoso; seguir suas orientações tanto no tocante aos atos de devoção, como nas questões importantes; não abandoná-lo sem motivo grave. ¹

IV. Evitar a ociosidade, as más companhias, as conversas inconvenientes e, principalmente, as ocasiões de pecado, especialmente quando há perigo para a castidade.

V. Nas tentações, principalmente nas impuras, fazer logo o sinal da Cruz e invocar os nomes de Jesus e Maria, enquanto durar a tentação.

VI. Se cometer algum pecado,arrepender-se logo e resolver emendar-se. Se o pecado for grave, confessar-se o quanto antes.

VII. Sempre que possível ouvir as pregações; pertencer a alguma irmandade ou grupo, ali procurando apenas a salvação eterna.¹ 

VIII. Para honrar a Maria Santíssima, jejuar nos sábados e na vigília de suas festas, fazendo ao mesmo tempo alguma outra mortificação corporal conforme o conselho do diretor espiritual. Fazer a novena para as festas de Maria, do Natal, de Pentecostes e do próprio padroeiro. Nas situações desagradáveis, doenças, perdas, perseguições, conformar-se com a vontade de Deus e ficar em paz, dizendo: "Assim Deus quer, assim seja!". Todos os anos fazer os Exercícios Espirituais em alguma casa religiosa ou algum lugar retirado. Ou pelo menos, fazê-lo em casa mesmo, dedicando-se o mais possível à oração, às leituras e ao silêncio². Do mesmo modo fazer um dia de retiro, cada mês, evitando as conversas e recebendo a eucaristia.²

Atos cristãos para cada dia

De manhã ao levantar-se tendo feito o sinal da Cruz, faça os seguintes atos de adoração, de amor, de agradecimento, de propósito e de súplica:

I. Meu Deus, eu vos adoro e vos amo com todo o meu ser.

II. Agradeço todos os vossos benefícios, especialmente o de me terdes conservado nesta noite.

III. Eu vos ofereço as minhas ações, os meus sofrimentos deste dia, em união com as ações e os sofrimentos de Jesus e de Maria, com a intenção de ganhar todas as indulgências que puder.

IV. Proponho-me a fugir de todos os pecados, especialmente de... (é bom fazer um propósito particular, quanto ao defeito em que mais se cai). Nos contratempos quero conformar-me sempre à vossa vontade. Meu Jesus guardai-me; Maria, protegei-me sob vosso manto. Pai eterno, ajudai-me por amor de Jesus e de Maria. Meu anjo da guarda, meus Santos padroeiros, acompanhai-me. Reze depois o Pai Nosso, a Ave Maria, o Credo e três Aves-Marias em honra e pureza de Nossa Senhora.

Ao começar um trabalho, estudo ou qualquer outra ocupação, diga: "Senhor, eu vos ofereço este meu esforço". Às refeições: "Meu Deus, seja tudo para a vossa glória. Abençoai-me para que não caia em nenhuma falta". Depois das refeições: "Agradeço, Senhor, o benefício que fizestes a quem vos ofendeu". Ao soar das horas: "Jesus, eu vos amo. Não permitais que me separe de vós". Nos contratempos: "Senhor, assim quisestes, assim também eu quero." Nas tentações repita frequentemente os nomes de Jesus e Maria. Tendo cometido alguma falta: "Senhor eu me arrependo porque ofendi a vós, bondade infinita. Não quero fazê-lo novamente." Se houve pecado grave, confessar-se logo.

À noite, antes de se deitar, agradeça a Deus as graças recebidas; faça o exame de consciência, o ato de arrependimento e os atos do cristão. 

Modo Prático de fazer a oração mental

Como preparação diga:
 I. Meu Deus, creio que estais aqui presente. Eu vos adoro com todo o meu ser.
II. Senhor mereceria estar agora no inferno; arrependo-me de vos haver ofendido; perdoai-me.
III. Pai Eterno, por amor de Jesus e de Maria, iluminai-me. 

Depois recomende-se a São José, ao Anjo da Guarda, ao Santo Padroeiro. 

Agora leia a meditação³, vá interrompendo a leitura sempre que encontrar uma passagem que tenha um significado maior para você. Faça atos de humildade, de agradecimento e, principalmente, de arrependimento e amor. Diga: "Senhor, fazei de mim o que quiserdes, ajudai-me a conhecer o que quereis de mim; quero fazer o que vos agrada." Ore muito pedindo a Deus a perseverança, o amor, a luz, a força para fazer sempre a vontade divina, a graça orar sempre. 

Antes de terminar a oração, faça um propósito particular, de evitar alguma falha mais frequente. Termine com um Pai-Nosso e uma Ave Maria. Nunca deixe de recomendar a Deus as almas do Purgatório e os pecadores.
______________________________________
Notas (do blog):
(1) Com a crise em que a Igreja se encontra, é muito difícil encontrar um bom diretor espiritual. Temos que tomar muito cuidado com o sacerdote que escolhemos para ser nosso diretor, pois como bem disse Santo Afonso, deve ser douto e piedoso, e fiel a tradição. Não é nenhum pouco aconselhável ter um sacerdote modernista para nos ajudar, muito menos da teologia da libertação que é o que muito vemos hoje em dia. Portanto na falta de um bom padre, é melhor aguardar a vontade de Deus e ficar sem o diretor espiritual mesmo. E também, não esquecer de pedir a Deus esta graça como fez Santa Faustina. Digo o mesmo ao pertencer a um bom grupo, hoje sabemos que a Igreja está em crise e é difícil achar um grupo bom e católico, fiel a tradição e ao que Santo Afonso diz. Na falta deste bom grupo, podemos rezar com amigos próximos, e familares. 

(2) Santo Afonso aconselha também fazer retiros tendo em vista o SILENCIO. Digo isso e fiz questão de grifar esta parte, pois o silêncio é o que menos encontramos em retiros hoje em dia. A não ser que seja um grupo tradicional, infelizmente o que vemos nos retiros hoje não são nada edificantes: músicas protestantes, muito barulho, oração em "línguas" e o necessaríssimo silêncio não existe. Essa parte pode ser omitida também, se por acaso não encontrarmos um bom lugar fiel as doutrinas católicas em nossa cidade. Podemos no lugar, tentar ficar em silencio em casa, ou intensificar as orações.

(3) Oração mental, Santo Afonso refere-se a Meditação. Aqui neste outro artigo damos indicações de bons livros para fazer a meditação, bem como ensinamos a como fazê-la bem, acesse:A Meditação Católica.

Fonte:

4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho espiritual. Rogo a Deus que te abençoe e a intercessão de Maria na sua missão. O Espírito Santo de Deus ilumine a sua caminhada como verdadeiro instrumento das graças divinas. Paz e bem. Tudo por Jesus nada sem Maria.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho espiritual. Rogo a Deus que te abençoe e a intercessão de Maria na sua missão. O Espírito Santo de Deus ilumine a sua caminhada como verdadeiro instrumento das graças divinas. Paz e bem. Tudo por Jesus nada sem Maria.

    ResponderExcluir
  3. A respeito dos Sermões desse grande Santo, haveria que reeditar
    https://youtu.be/iSqTcOk4Wm8?t=5m26s

    ResponderExcluir
  4. Amei o texto! Grande Santo Afonso de Ligorio!

    ResponderExcluir

SEJA UM BENFEITOR!