quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ESSÊNCIA DA PERFEIÇÃO

I. A PERFEIÇÃO CONSISTE NO AMOR DE DEUS


"(...) Toda a santidade, toda a perfeição de nossa alma consiste em amar a Jesus Cristo nosso Deus, nosso Sumo Bem e Salvador.
"Aquele que me ama será amado por meu Pai... pois o Pai mesmo vos ama, porque vós me amastes", diz Jesus Cristo (Jo 14, 21; 16, 27).

Como nota S. Francisco de Sales, uns fazem consistir a perfeição em obras de mortificação, outros na oração, estes na recepção frequente dos Santos Sacramentos, aqueles no dar esmolas; todos esses, porém, se enganam: toda a nossa perfeição consiste no AMAR A DEUS DE TODO O NOSSO CORAÇÃO.


Essa é a razão por que o Apóstolo recomenda de modo especial a CARIDADE e a denomina vínculo da perfeição: "Acima de tudo, porém, tende caridade que é o vínculo da perfeição" (Col 3, 14); pois a caridade abrange e sustem todas as outras virtudes que aperfeiçoam o homem. 


É esse igualmente o motivo da sentença de S. Agostinho: "Ama a Deus e faze o que te aprouver" (In epist. ad Parth. c. 7), pois, desde que uma alma ama a Deus, levada por esse amor, EVITARÁ TUDO O QUE DESAGRADA E FARÁ TUDO O QUE SATISFAZ A ESSE AMÁVEL SALVADOR."



 ***
Excerto do livro "Escola da Perfeição Cristã para Seculares e Religiosos" - Pe. Saint-Omer, C. Ss.R. - Obra compilada dos escritos de Santo Afonso Maria de Ligório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!