terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O Poço deleitoso

O poço da doutrina sagrada é recomendado por três razões: por sua grande autoridade, porque é dada pelo Espírito Santo; por sua doçura e suavidade: Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! (Sl.,118,103); por sua fertilidade e fecundidade, porque não somente se comunica ao sábio, mas também aos ignorantes


Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo (Jo 4,11)
Capela S. Pio X I. Pela altura ou profundidade do poço se entende a profundidade da Sagrada Escritura e da sabedoria divina: é grande sua profundidade: quem o poderá sondar? (Eccles.,7,25). A roldana com que se tira a água da sabedoria salvadora é a oração: Se algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não lança em rosto, e ser-lhe-á concedida (Tg.,1,51). O poço da doutrina sagrada é recomendado por três razões: por sua grande autoridade, porque é dada pelo Espírito Santo; por sua doçura e suavidade: Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! (Sl.,118,103); por sua fertilidade e fecundidade, porque não somente se comunica ao sábio, mas também aos ignorantes.
II. Propriedades da Sagrada Doutrina.
É Água corrente. Quando diz: a água que eu lhe der, virá a ser nele uma fonte de água (Jo.,4,14), mostra que sua doutrina é água viva pelo movimento da própria água. Por isso se diz que é fonte que corre: O ímpeto do rio alegra a cidade de Deus (SI.,5,5).
É Água ascendente. Um é o curso da água material, isto é, para baixo; e outro o da água espiritual, pois se dirige para cima. Por essa razão se diz: a água material não sacia a sede; mas a água que eu dou, não somente sacia a sede, mas que é viva, porque está unida à fonte. Por isso se diz: virá a ser nele uma fonte.
É Água que sobe até o céu. Virá a ser nele uma fonte de água que salte para a vida eterna (Jo.,4,14). Uma fonte que conduz à vida eterna pelas boas obras. Por isso diz: água que salte, ou seja, que faz saltar até à vida eterna, onde não há sede. E em outro lugar diz o mesmo Evangelista: O que crê em mim, como diz a Escritura (Is.,44,3; 55,1; Ez.,47) do seu seio correrão rios de água viva (ou seja, de bons desejos) (Jo.,VII,38). E o Profeta Davi: Realmente em Ti está a fonte da vida (SI., 35,10), o Espírito Santo, que é o espírito de vida.
MEDITACIONES. S. Tomás de Aqulno

Nenhum comentário:

Postar um comentário