quarta-feira, 5 de julho de 2017

Catecismo Ilustrado - Parte 01



Prezados Leitores, Salve Maria!



Estamos publicando Catecismo Ilustrado da Santa Igreja Católica. O Catecismo Ilustrado foi publicado pela primeira vez sob o Pontificado de São Pio X.





A partir de hoje, o nosso blog estará disponibilizando a explicação de cada gravura com os textos apresentados na publicação original.


Será publicado diariamente. Você pode acompanhar por aqui todo índice será atualizado. 



Prefácio

Em 1905, na sua encíclica Acerbo Nimis, o Papa São Pio X via na ignorância das verdades da Fé a principal fonte dos males que afligiam o seu tempo. Quase um século passado, a ignorância religiosa estendeu ainda mais as suas trevas, e os males que causa são, infelizmente, proporcionais a essa ignorância. Para tal remediar, o Santo Papa ordenou certo número de medidas, para que o ensino do catecismo seja dado às crianças.

Que método utilizar? O que ensinar às crianças? São Pio X fez as seguintes recomendações: "Pertence, pois, ao catequista escolher e tratar as verdades relativas à Fé ou aos costumes cristãos e pô-las em evidência em todos os seus aspectos . Como, por outro lado, o fim do ensino deve ser a emenda da vida, o catequista estabelecerá uma comparação entre os preceitos; depois, com a ajuda de exemplos apropriados e sabiamente escolhidos nas Sagradas Escrituras, na História eclesiástica ou na vida dos santos, mostrará aos seus auditores e far-lhe-á como que tocar com o dedo, a regra segundo a qual devem ordenar a sua conduta; terminará exortando-os a detestar e fugir do vício, e a praticar a virtude". Este método parece pleno de sabedoria e, no entanto, quantos conhecimentos não requer da parte do catequista? O padre, como os seus anos de estudo, poderá sem dúvida consegui-lo, mas estará ao alcance da mãe? Tal exige o conhecimento do catecismo, da Sagrada Escritura, da História da Igreja e da vida dos santos.

Com a ajuda do catecismo em imagens, publicado poucos anos após a encíclica de São Pio X, isso  tornou-se fácil. Tomemos, por exemplo, o Quadro nº 2, que ilustra o mistério da Santíssima Trindade. Ao centro, num triângulo equilátero, símbolo da Trindade, estão representadas as Três Pessoas Divinas. Em volta, três cenas tiradas da Sagrada Escritura lembram como este mistério nos foi revelado: por Nosso Senhor, ao ordenar, no dia da Sua Ascensão, batizar "em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo"; pelo Batismo de Nosso Senhor, onde se manifestaram as Três Pessoas Divinas; pelos três Anjos que visitaram Abrão e que prefiguram o mistério. Uma quarta cena, tirada da vida de Santo Agostinho, lembra que este mistério ultrapassa a nossa razão.

Cada um dos sessenta e oito quadros realiza, assim, a síntese das verdades da Fé, da Sagrada Escritura, da vida dos Santos e da História da Igreja.

E apesar de tal riqueza doutrinal, este catecismo está ao alcance de todas as crianças. Ainda mais, cativará as crianças. A dificuldade com que o catequista se vai confrontar não será interessar a criança, mas travar a sua curiosidade, para lhe dar  tempo de explicar cada ponto: "Quem é este homem? Por que faz isto?..."  Por vezes, estas perguntas farão aparecer os limites do seu saber!
Possa este Catecismo Ilustrado ajudar-nos a dar uma profunda instrução religiosa às crianças de nossa responsabilidade, porque uma boa formação cristã é garantia de salvação.

Pedimos confiadamente ao Sagrado Coração de Jesus e ao Coração Imaculado de Maria que abençoem estas páginas, para maior glória de Deus e o bem das almas.

O Editor



Índice das sessenta e oito gravuras

Sumário

1.- Introdução

O Símbolo dos Apóstolos


2.- A Santíssima Trindade
3.- A Criação
4.- Incarnação - Transfiguração
5.- Incarnação - Anunciação
6.- A Natividade
7.- A Redenção
8.- A descida aos Infernos
9.- A Ressurreição
10.- A Ascensão
11.- Jesus Cristo à direita de Deus Pai
12.- Juízo Final
13.- Pentecostes
14.- A Igreja
15.- A Comunicação dos Santos
16.- A Remissão dos pecados
17.- A Ressurreição da carne
18.- O Paraíso
19.- O Inferno

Os Sacramentos

20.- A Graça
21.- O Baptismo
22.- A Eucaristia
23.- A Confirmação
24.- A Penitência
25.- A Extrema-Unção
26.- A Ordem
27.- O Matrimônio

Os Mandamentos


28.- Os mandamentos da lei de Deus
29.- 1º Mandamento
30.- 1º Mandamento
31.- 2º Mandamento
32.- 2º Mandamento
33.- 2º Mandamento
34.- 3º Mandamento
35.- 3º Mandamento
36.- 4º Mandamento
37.- 4º Mandamento
38.- 4º Mandamento
39.- 4º Mandamento
40.- 5º Mandamento
41.- 5º Mandamento
42.- 5º Mandamento
43.- 6º Mandamento
44.- 7º Mandamento
45.- 7º Mandamento
46.- 8º Mandamento
47.- 8º Mandamento
48.- 8º Mandamento
49.- 9º Mandamento
50.- 10 Mandamento
51.- Os Mandamentos da Igreja
52.- Os Mandamentos da Igreja
53.- Os Mandamentos da Igreja

Diversos

54.- A Oração
55.- O Pai Nosso
56.- Ave Maria
57.- Os Novíssimos do homem
58.- A Morte
59.- O Juízo
60.- O pecado original
61.- Os pecados capitais
62.- Os pecados capitais
63.- Os pecados capitais
64.- As Virtudes teologais
65.- As Virtudes cardeais
66.- As Virtudes evangélicas
67.- As obras corporais de misericórdia
68.- As obras espirituais de misericórdia



Nenhum comentário:

Postar um comentário