sexta-feira, 9 de junho de 2023

Santa Rosa de Lima lembra-nos que a graça vem através do sofrimento





WEB-SAINT-AUG 23-ROSE OF LIMA Public Domain






A vida espiritual nem sempre está cheia de rosas. Também contém muitos espinhos

Por vezes podemos desanimar, especialmente quando encontramos qualquer tipo de sofrimento na nossa vida. Isto pode levar-nos a pensar que Deus de alguma forma nos abandonou, deixando-nos suportar mais dor do que felicidade.

Contudo, Santa Rosa de Lima lembra-nos que o sofrimento é uma parte essencial da nossa vida espiritual na terra e que abre as portas à graça de Deus.

Ela explica os seus pensamentos num excerto dos seus escritos encontrados no Ofício de Leituras, destacando uma revelação privada que teve de Jesus.

Nosso Senhor e Salvador levantou a sua voz e disse com incomparável majestade: Que todos saibam que a graça vem depois da tribulação. Que saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o apogeu da graça. Faça-lhes saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que as pessoas tomem cuidado para não se desviarem e serem enganadas. Esta é a única verdadeira escada para o Paraíso, e sem a cruz não podem encontrar caminho para subir ao Céu.

Ao longo da sua vida, Santa Rosa buscaria compreender o sentido do sofrimento e faria penitências severas, tais como abster-se de carne para o resto da sua vida. Ela também se envolvia em vários tipos de mortificações físicas, buscando até mesmo o desconforto de qualquer forma possível.

Embora o seu tipo de mortificação possa ser um pouco extremo para a maioria das pessoas, uma verdade central por detrás de tudo isso é que sempre que o sofrimento aumenta nas nossas vidas, a graça de Deus também aumentará.

Se ao menos os mortais aprendessem quão grandioso é possuir a graça divina, quão bela, quão nobre, quão preciosa. Quantas riquezas ela esconde dentro de si mesma, quantas alegrias e delícias! Sem dúvida que dedicariam todo o seu cuidado e preocupação a ganhar para si próprios as dores e aflições. Todos os homens em todo o mundo procurariam problemas, enfermidades e tormentos, em vez de boa sorte, a fim de alcançar o insondável tesouro da graça.

Esta verdade pode dar-nos consolo sempre que o sofrimento for difícil de suportar. Podemos lembrar-nos que Deus está próximo de nós no nosso sofrimento e não nos abandonou. Na verdade, Deus está pronto a dar-nos muitas graças espirituais, mas devemos estar abertos a elas e aceitá-las de bom grado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!