quinta-feira, 3 de novembro de 2016

11 hábitos que irão transformar a sua vida de oração






















OnePeterFive | Tradução Sensus fideiSua vida de oração caiu na rotina? É hora de reconsiderar os seus hábitos. Desenvolver hábitos saudáveis de oração pode fazer toda a diferença. Aqui estão algumas práticas importantes e hábitos que aprendi nos últimos anos — teria gostado muito se alguém os tivesse me ensinado quando eu ainda era um menino. Mas nunca é tarde para aprender ou desenvolver bons hábitos.
Estes são os 11 itens essenciais que transformaram a minha vida de oração — e poderiam fazer o mesmo com a sua.
1.- Vá para a cama na hora certa na noite anterior.
A manhã é o melhor momento para rezar. Uns bons 15 a 30 minutos de oração mental pela manhã colocam Deus em primeiro lugar, ajudam a evitar o pecado, fortalecem-nos para a prática das virtudes durante todo o dia, e estabelecem as bases para rezar sem cessar ao longo do dia.
Há também uma chance de que sua casa esteja efetivamente tranquila no período da manhã, e isso irá ajudar.
Mas, para rezar bem na parte da manhã, você também precisa estar bem descansado. E isso significa ir para a cama na hora certa na noite anterior. (Ou você ficará sonolento como aqueles Apóstolos.)

2.- Levante-se cedo.
Defina o seu despertador/alarme cedo o suficiente para que você possa ter 15 a 30 minutos de oração silenciosa pela manhã. E no momento em que o alarme soar, levante-se. Sem desculpas. Nada de mais um cochilinho.
Faça desta a sua primeira oração do dia: a oferta espiritual a Deus do sacrifício do seu sono.
Levante-se cada dia dessa maneira durante um mês e isto se tornará um hábito.
3.- Então, fique de joelhos e reze o oferecimento da manhã
Assim que acordou, ajoelhe-se… de joelhos reze seu oferecimento da manhã. Existem muitas versões. Leva apenas alguns segundos, mas consagrando o seu dia inteiro a Deus é uma forma importante e fácil de começar cada dia. Aqui está o que eu rezo:
“Ó meu Jesus, através do Coração Imaculado de Maria, eu vos ofereço todas as minhas orações, trabalhos, alegrias e sofrimentos deste dia, para todas as intenções do Vosso Sagrado Coração, em união com o Santo Sacrifício da Missa oferecidos em todo o mundo, em reparação pelos meus pecados, e por todas as intenções do Santo Padre. Tudo pelo Sagrado e Coração Eucarístico de Jesus, tudo para o Imaculado Coração de Maria, em união com São José. Amém.”
4.- Oração Mental da Manhã durante 15 minutos.
Você precisa decidir o melhor momento para fazer isso, mas para mim, é depois que me banho e me visto, de maneira que esteja bem acordado.
Encontre um lugar em sua casa que seja tranquilo e reze todas as manhãs. Outra possibilidade é parar em uma igreja ou capela de adoração eucarística no caminho do trabalho, ou depois de deixar as crianças na escola.
Passe 15 a 30 minutos em oração silenciosa. Em oração, medite sobre as Escrituras (minha série de Série de Arte Sacra dos Santos Evangelhos, na foto abaixo, é perfeita para isso) ou um escrito espiritual de algum Santo, como São Francisco de Sales, Introdução à Vida Devota.


Série Arte Sacra dos Evangelhos
Uma modelo de oração fácil de lembrar, há sempre A.C.A.S.: Adoração, Contrição, Ação de Graças, Súplica (petição). E se você é novo para a oração mental, não tenha medo. Aqui estão algumas sugestões para começar:
5.- Ore pelo menos uma vez a cada hora do dia
Para muitos de nós, partes inteiras do dia — ou mesmo dias inteiros! — passam sem que ao menos lancemos um olhar em direção a Deus. Li recentemente esta sugestão e fiquei surpreendido tanto pela sua simplicidade quanto pelo fato de que nunca ouvira isso antes.
Formar o hábito de voltar-se a Deus pelo menos uma vez a cada hora do dia. Isso pode ser tão simples como olhar para um crucifixo ou a imagem de um Santo, dizendo: “Seja feita a Vossa vontade” ou “Jesus, tende piedade de mim que sou um pecador”, ou “Vinde Espírito Santo”, ou reverentemente dizendo o nome de Jesus.
6.- Memorize alguns salmos. Reze-os em pontos específicos ao longo do dia
Até recentemente, eu nunca tinha memorizado nenhum dos salmos. Agora que memorizei quatro ou cinco, descobri que é muito fácil recitar cada um em pontos específicos durante o dia.
Por exemplo, recitar um determinado salmo cada vez que você entrar em seu carro. Recitar outro quando caminha pelo estacionamento ou até o seu escritório. Outro quando você se dirige para o banheiro ou lava suas mãos. Você começa a entender a ideia.
E uma vez que você tem esses salmos memorizados, eles também fornecem excelente material para meditação durante todo o dia.
Para começar, aqui estão alguns dos salmos que uso.
Salmo 1: “Bem-aventurado é aquele que não anda segundo o conselho dos ímpios. . . ”
Salmo 23: “O Senhor é meu pastor. . . ”
Salmo 24: “A terra é do Senhor e toda a sua plenitude. . . ”
Salmo 27: “O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei. . . ”
Salmo 42: “Julgai-me ó Deus e defendei a minha causa contra os ímpios. . . “
7.- Abrace a cruz
Todos os dias trazem sofrimentos e aborrecimentos. Alguns são grandes; outros, pequenos. Não os deixe ir para o lixo! Una-os à morte sacrificial de Jesus na cruz e amorosamente ofereça-os a Deus. Esta é outra maneira de orar sem cessar.
8.- Abrace o silêncio
Não ligue o rádio em seu carro. Desligue a música e a TV e qualquer outro ruído de fundo em casa. Abrace o silêncio. Se queremos ouvir Deus, primeiro devemos ouvir.
9.- Quando você está inquieto, volte-se para Deus
Santo Agostinho disse a famosa frase que nosso coração está inquieto enquanto não repousar em Ti.
Quantas vezes por dia podemos checamos nossos telefones? E se, em vez disso, nós nos voltamos para Deus nesses momentos?
Ou talvez, quando você está inquieto, volte-se para algo mais do que conforto: Shopping. Notícias. Televisão. Comida. Bebida.
Será que buscamos o prazer nas coisas? Ou em Deus?
Em vez de nos voltarmos para as coisas, voltemos para Deus. Durante todo o dia, se você se sente inquieto, volte-se para Deus. Peça a Sua graça. Peça o Seu amor. Peça a Sua paz. “Só em Deus a minha alma encontra repouso.” Salmo 62: 1.

Santo Agostinho de Hipona por Philippe de Champaigne
10.- Exame de consciência noturno
Cada noite, antes de se preparar para dormir, coloque-se na presença de Deus, e examine calmamente a sua consciência. Em sua mente, percorra os Dez Mandamentos e os Sete Pecados Capitais e considere onde ficou aquém. Faça um ato de contrição. Se algum dos seus pecados foi grave, resolva-se a ir para a Confissão.
Melhor ainda, fazer este exame noturno de consciência com o seu cônjuge (e crianças), como parte das Completas, Oração da Noite da Igreja a partir da Liturgia das Horas.
11.- Diga três Ave Maria ao pousar sua cabeça no travesseiro
Esta é uma prática católica tradicional e é uma boa maneira de terminar o seu dia. Assim como o seu primeiro ato do dia foi uma oração, então, será também o seu último.
E, no caso de que seja esta a sua última noite, através de suas Ave Marias, a Santíssima Virgem haverá de protegê-lo: “Rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.”




5 comentários: