Catecismo Ilustrado - Parte 66
As Virtudes
As Virtudes Cardeais
1. As virtudes morais são aquelas que tendem
diretamente a regular os nossos costumes.
2. Há muitas virtudes morais; as principais são:
Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança.
3. Chamam-se virtudes cardeais porque são a fonte e
a base de todas as outras virtudes morais.
Prudência
4. A prudência é uma virtude que nos torna atentos
e acautelados para, nas diferentes circunstâncias da vida, sabermos discernir o
que nos convém praticar ou omitir.
A Justiça
5. A justiça é uma virtude que nos leva a dar a
cada um o que lhe pertence. Serve também para regular os nossos pensamentos e
sentimentos para com os outros, torna-nos humildes e desconfiados para conosco.
A Fortaleza
6. A fortaleza é a virtude que nos dá ânimo para
cumprir os deveres de cristãos.
A Temperança
7. A temperança é uma virtude que põe freio aos
desejos desordenados e nos leva a usar com moderação dos bens temporais.
Explicação da gravura
8. A prudência está representada na parte superior
da gravura, à esquerda, pelo Juízo de Salomão. “Um dia apresentaram-se diante
de Salomão duas mulheres pedindo-lhe que decidisse uma contenda. Disse uma:
“Esta mulher e eu moramos sós na mesma casa e cada uma de nós tinha um menino.
Uma noite morreu o filho desta mulher. Enquanto eu dormia, veio ela, torou o
meu filho, e pôs no lugar dele o seu filho morto. Quando me levantei, dei com o
menino morto, mas reparando bem vi que não era o meu”. Interrompeu-a a outra
mulher dizendo: “Não é assim como tu dizes. O teu filho é que morreu, o meu
está vivo”. E assim se disputavam perante o Rei. Então disse Salomão: “Trazei
uma espada, e parti o menino vivo ao meio, e dai metade a uma mulher, metade a
outra”. A verdadeira mãe do menino, ouvindo estas palavras, ficou
trespassada de susto, e toda cheia de angústia e amor maternal, disse a
Salomão: “Ah! Senhor, por quem sois, dai-lho a ela vivo, e não o mateis”. Ao
contrário, dizia a outra: “Não seja nem para mim, nem para ti, parta-se ao
meio”. Salomão pronunciou então a sentença: “Não se parta o menino, mas dê-se
inteiro e vivo àquela, porque essa é a sua mãe”.” (3 Rei III, 18-28)
9. A gravura, na parte superior, à direita,
representa Nosso Senhor ensinando a justiça aos fariseus e aos herodianos.
Tendo-lhe estes perguntado se era lícito ou não dar tributo a César, disse-lhes
Jesus: “Mostrai-me a moeda do tributo. De quem é esta imagem e esta inscrição?”
Disseram eles: “De César”. Então Jesus disse-lhes: “Dai pois a César o que é de
César, e a Deus o que é de Deus”.” (Lucas 20, 22)
10. Na parte inferior esquerda, a gravura, como
exemplo de fortaleza, representa a história de Judite. Vendo esta santa mulher
que a cidade de Betúlia, onde vivia, estava para cair nas mãos do general
assírio Holofernes, resolveu salvar a pátria ou morrer. Ornada de suas mais
custosas galas, foi ao arraial dos assírios. Holofernes recebeu-a com todo o
agrado, deu em honra dela um grande banquete, e tendo bebido em demasia
adormeceu profundamente. Então Judite, tomando a própria espada do general,
cortou-lhe a cabeça. (Judite XIII, 1-10)
11. A gravura representa na parte inferior direita
o Rei David, dando um grande exemplo de temperança. Um dia que guerreava David
contra os filisteus que ocupavam Belém, levado pela sede, exclamou: “Quem me
dera um pouco de água da cisterna que está ao pé da porta de Belém!”
Imediatamente três valentes atravessaram o acampamento dos filisteus e
trouxeram a David água da cisterna. Mas este não quis bebê-la e ofereceu-a ao
Senhor, dizendo: “Deus me livre de beber o sangue daqueles valentes que assim
expuseram a vida!”
Ótima Leitura...
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