terça-feira, 8 de novembro de 2022

O que é o namoro católico?

 



Namoro é a denominação que se dá para um determinado tempo em que homem e mulher passam a conhecer-se melhor e prepararem-se para o casamento. Namoro católico se define quando tal compromisso se estreita com a base de uma vida católica.

O matrimonio é um sacramento de grande importância e requer preparação séria.

Quanto tempo deve durar o namoro católico?

Só se pode justificar um relacionamento como namoro na ocasião onde o casal possui condições para contrair o sacramento em um prazo justo. Este prazo é justo ao ser condizente com o real processo de mutuo conhecimento e da preparação para o casamento.

Namoros que acontecem entre dois adolescentes que não possuem as condições de se casarem.

Aqueles namoros com anos de duração já não se considera preparação para o casamento. Isso porque uma vez que vários são os objetivos do mesmo, neste caso, é antes uma oportunidade de cair em pecado.  

Sobre a castidade:

No período do namoro a castidade será guardada pelo casal, pois um ato sexual em qualquer circunstância fora do casamento constitui pecado grave.

É apenas no casamento que homem e mulher aceitam a resolução da fidelidade e indissolubilidade. A partir disso então doam seus corpos para Deus como instrumentos na geração de novas vidas, eles se tornam uma só carne, e é para tal preparação que serve o namoro.

Os pretendentes a casamento devem bem utilizar do tempo do namoro para uma preparação eficiente, nisto se encontra duas impressões principais:

1 Conhecer o catecismo sobre o matrimônio.

Neste primeiro ponto se observa que é no namoro o momento que homem e mulher compreendem o que a igreja ensina a respeito deste estado de vida e das obrigações e deveres que irão assumir.

A obrigatoriedade do cumprimento dos deveres católicos deve estar nas resoluções pessoais da pessoa com a qual desejas contrair este sacramento.

2 Saber o deu devido papel na família que irão construir.

É no período no namoro também que homem e mulher devem observar suas aptidões para desempenharem o papel que lhe correspondem.

Deve o homem prepara-se para assumir o papel de guia moral e espiritual de sua família, assim também como provedor de e chefe de sua casa.

E à mulher cabe o entendimento da sua feminilidade, piedade e delicadeza aplicada ao quotidiano do lar.

Compreender o cuidado e as necessidades minuciosas no seio da família, deve ela preparar-se para atender o seu marido, cuidar do lar e da educação dos filhos que Deus há de lhes enviar.

Por que este conhecimento é importante?

Compreender de fato estes pontos e levar a sério esse período é crucial para a garantia da felicidade conjugal. No entanto infelizmente poucos jovens dão a devida importância para tal, guiados por um sentimento desgovernado.

Homem e mulher creem ser o casamento um belo dia de sol com cheiro de bolo, porem a experiência e história nos mostram que não demora muito para que a verdade pós casamento seja revelada.

O Padre Matthias Bremscheid no seu livro Donzela Cristã – Na Joia de sua Juventude fala o seguinte a respeito deste ponto:

“Este desprezo do casamento constitui a causa precípua do mal que enferma o nosso século.

Oxalá consiga esta juventude ter em lato apreço o matrimônio.

E por sua sublime significação, principalmente, as chamadas por Deus a esse estado, o abracem depois de uma boa preparação e com os melhores propósitos.”

Isso muito ocorre devido as paixões que os jovens nutrem no período do namoro, que é muitas vezes desgovernado. Este pode ser refreado por uma vida espiritual ordenada. Dessa forma se compreende o verdadeiro sentido do amor e do passo que através do namoro deverão alcançar.

O verdadeiro amor se preocupa com a alma do outro, irá leva-la ao altar, e depois ao céu.

O Padre Geraldo Pires em seu livro intitulado “Perante a Moça” escreveu a este respeito dizendo o seguinte:

“No meio de tanta treva, luz o amor como estrela na sua verdadeira definição. Amor é o sentimento delicado e profundo que une o homem à sua esposa, com o fim de formar uma família. Foi, o homem, feito para conhecer a verdade e amar o bem.”

Concluindo

Para que homem e mulher atinjam o seu fim último que é a vida eterna, Deus lhe concede o matrimonio como caminho. O casamento será bem sucedido de acordo com a preparação e seriedade de homem e mulher no tempo de namoro.

Tenhamos consciência jovens que desejam se casar, e pais de família que preparam os filhos para tal compromisso, o edifício social de Nosso Senhor determinou cada qual em seu lugar, e para que boas famílias católicas se fundem, precisamos de fortes maridos e piedosas esposas e para isso namorados conscientes.

Fonte: https://blog.caritatem.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!