A Presença de Maria


“E se ali fossem encontrados dez? E [o Senhor] disse: Não a destruirei por causa dos dez.”  [Gênesis 18:32]


Nota do Editor: Na edição mais recente de The Fatima Crusader (nº 135), vários autores exploraram como os católicos podem vivenciar melhor a Mensagem de Fátima. Susan Vennari escreveu o artigo “O Sagrado e Imaculado Coração”, publicado nesta edição. O artigo abaixo, também de autoria da Sra. Vennari, poderia ter sido anexado ao artigo “Vivendo a Sua Consagração: Praticando a Presença de Maria”, do Padre Karl Stehlin.

O Poder da Intercessão

 Sabemos pela história do Antigo Testamento sobre a destruição de Sodoma que nem mesmo dez homens "justos" podiam ser encontrados vivendo naquela cidade. Somente Abraão caminhava em comunhão com Deus, mas, apesar de seus méritos extraordinários e de sua grande súplica pela cidade, Deus não poupou Sodoma da destruição merecida.

Mas Deus poupará o mundo por meio das orações de apenas uma mulher, em virtude dos méritos insondáveis ​​da Imaculada. Ele prometeu fazê-lo por meio de suas palavras a São Domingos: "Um dia, por meio do rosário e do escapulário, salvarei o mundo".

O Papa Leão XIII reflete magnificamente sobre esta verdade. Em Adiutricem (1895), uma de suas encíclicas sobre o Rosário, ele ensina: “A mais poderosa auxiliadora do povo cristão é a Virgem Mãe de Deus. [1] É impossível medir o poder e o alcance de seus ofícios… aos quais a dignidade e o brilho de seus méritos lhe conferem o direito. [7] O poder assim colocado em suas mãos é quase ilimitado… entre seus muitos títulos, encontramos aclamada como 'a Reparadora do mundo inteiro' e 'a Dispensadora de todos os dons celestiais'. [8]”

Reflitamos sobre essa extraordinária expressão: “Reparadora do mundo inteiro”. Não é seu poder e verdade avassaladores? Contudo, o ensinamento do Papa simplesmente ecoa a sagrada tradição e a sabedoria dos santos. Por exemplo, São Bernardino de Siena afirma: “Se Deus não destruiu o homem após o seu primeiro pecado, foi por causa do Seu singular amor por esta santa Virgem”. Novamente, São Maximiliano Kolbe explicou: “Jesus a honrou antes de todos os tempos e a honrará por todos os tempos”. E o grande Doutor em Teologia Moral, Santo Afonso de Ligório, afirma: “Nosso Senhor ordenou que ninguém alcance a salvação senão por Sua intercessão”.

É uma verdade da Fé que a glória que se tem no Céu e o poder de intercessão que as almas possuem diante do trono de Deus são proporcionais à medida da graça santificante que possuem. [1] Maria era 'cheia de graça' no momento de sua concepção e sua graça cresceu ao longo de toda a sua vida. Os santos ensinam que Deus a ama mais do que todos os anjos e santos juntos, pois ela possui mais graça do que todos eles unidos. É por isso que ela tem mais poder de intercessão do que todos os anjos e santos, e por isso que ela é 'onipotente' diante de Deus em virtude de sua graça.

Nosso Senhor ofereceu o Sacrifício que nos redimiu, mas é por meio de Nossa Senhora que as grandes graças que Ele obteve para nós e para a nossa salvação são aplicadas às nossas almas. Deus se dispõe a estar ao Seu comando e a contempla, aguardando a Sua palavra para que tudo se cumpra rapidamente. A Santíssima Trindade “vive” sempre na presença de Maria. A Virgem Maria salvará o mundo, e a Ela devemos recorrer se quisermos salvar a nossa própria alma. [2]

Como podemos compreender essa verdade? [Como será isso?]

Sabedoria eterna do Antigo Testamento

Temos o exemplo de Ester para nos ajudar a entender como Deus considera Maria: “E o rei a amou mais do que a todas as mulheres; e ela tinha graça e bondade para com ele mais do que todas as mulheres; e pôs sobre a sua cabeça a coroa real, e a fez rainha…” [Ester 2:17]

Quando Ester teve que se aproximar do rei Assuero, arriscando a própria vida em nome de seu povo, ela primeiro ordenou que seu povo jejuasse e orasse. Após três dias de penitência, ela se aproximou de Assuero, e então “agradou-lhe os olhos, e ele estendeu-lhe o cetro de ouro… Que queres, rainha Ester? Qual é o teu pedido? Se ao menos pedires metade do reino, te será dado.” [Ester 5:2-3]

Todo o livro de Ester está repleto de lições sobre Nossa Senhora para nossa reflexão.

Intercessão para o Nosso Tempo

Se apraz a Deus, nosso Rei, voltar sempre o Seu rosto para Nossa Senhora, não deveríamos nós imitar o Pai, o Filho e o Espírito Santo nesse aspecto? Por um extraordinário ato de amor, Deus convidou cada um de nós a participar da estima divina por Maria, e Jesus, em nome da Trindade, nos exorta a amar o que Ele ama: Ele confirmou isso com as palavras dela a Lúcia, Jacinta e Francisco: “Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração”.

Nossa salvação não é algo que se conquista por acaso. É preciso ter a intenção deliberada de salvar a própria alma. Nossa Senhora foi abundantemente clara: “Só Nossa Senhora do Rosário pode vos ajudar”. Assim, como Ester ordenou ao seu povo cativo que jejuasse e rezasse, Ela nos exorta a fazer o mesmo. Ela pedirá ao Rei a nossa salvação, mas precisa da cooperação do povo do Rei. Se seguirmos as instruções de Nossa Senhora em Fátima, conformando as nossas vidas, oferecendo sacrifícios pelas almas, praticando a devoção dos Cinco Primeiros Sábados – em suma, se olharmos para Ela, se nos esforçarmos para viver na Sua Presença, daremos peso à Sua súplica junto ao Rei. E, para nosso incomparável benefício, seremos levados a assemelhar-nos a Ela. Para a nossa salvação, então, quanto mais nos assemelharmos a Ela, mais “irresistíveis” nos tornaremos à Santíssima Trindade.

A intercessão de Abraão por Sodoma falhou, mas a súplica de Ester pelos israelitas foi bem-sucedida. Ester é apenas uma pálida representação de Nossa Senhora, Rainha da Santíssima Trindade. Deus deseja que a amemos como Ele a ama e quer que, por meio de sua intercessão, salvemos nossas almas. Qualquer desfiguração que tenhamos causado às nossas próprias almas ou às de outros, podemos reparar oferecendo-lhe nossa face completa, imitando-a obedientemente, como ela ensinou por meio das crianças em Fátima.

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Para mais artigos sobre como viver a mensagem de Fátima, adquira um exemplar da revista Fátima Crusader , edição 135.


NOTAS FINAIS:

[1] Observe que os homens só podem adquirir a graça santificante enquanto vivos nesta terra temporal. Uma vez que deixamos esta terra, não podemos mais obter ou crescer na graça santificante. A quantidade de graça santificante que uma alma possui no momento da morte é a medida da glória que a alma terá por toda a eternidade. Assim, o cristão deve ver cada dia como uma oportunidade para obter a graça santificante. Em Sua misericórdia, Deus nos concede mais um dia para que possamos crescer em Sua graça. Que nunca desperdicemos um dia e sejamos sempre gratos por Deus ter considerado apropriado nos conceder mais um dia de vida.

[2] Santo Inácio de Antioquia (+107) escreveu: “Nenhum pecador pode ser salvo senão por vossa ajuda e graça, ó Virgem Maria.” São João Crisóstomo (+407) ensinou: “É impossível ser salvo sem a ajuda da Santíssima Virgem, porque aqueles que não são salvos pela justiça de Deus são salvos pela intercessão de Maria.” São Germano de Constantinopla (+730) exclama: “Não há ninguém, ó Santíssima Maria, que possa conhecer a Deus senão por vós; ninguém que possa ser salvo ou redimido senão por vós, ó Mãe de Deus; ninguém que possa ser libertado dos perigos senão por vós, ó Virgem Mãe.” E Santa Catarina de Siena observou: “Se eu tenho a Mãe da Misericórdia para me defender, quem ousará dizer que o Juiz me negará misericórdia quando eu comparecer perante Ele?” 


https://fatima.org/news-views/the-presence-of-mary/

Comentários