segunda-feira, 18 de julho de 2022

𝗢 𝗔𝗺𝗼𝗿 𝗻𝗮 𝗩𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗜𝗻𝗳â𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗘𝘀𝗽𝗶𝗿𝗶𝘁𝘂𝗮𝗹




“Desejais saber como chegar à perfeição? Só conheço um meio: o amor”

Segundo comenta o autor de O Espírito de Santa Teresinha, essa resposta lembra a réplica de São Francisco de Sales ao seguinte conceito de certa religiosa:

“Quero adquirir o amor pela humildade”

Replicou o Santo:

“Pois eu quero adquirir a humildade pelo amor”

O amor é um incentivo poderoso e eficaz para a virtude. Ele suaviza a aspereza dos trabalhos e torna doce todo sacrifício no caminho da perfeição. Na via da infância, Teresinha nos quer levar ao amor, ao puro amor, bem certa de que dessa fonte riquíssima brotam a perfeição e as virtudes mais heroicas. Nosso Senhor não precisa de nossos atos brilhantes, nem de nossas obras. Ele só quer o amor de nossos corações. Por isso dizia São João da Cruz:

“O mais leve movimento de uma alma animada de puro amor é mais proveitoso à Igreja do que todas as demais obras reunidas”

Como isto consola as almas fracas e pequeninas!

Quem pode amar pode tudo. Ou nas lutas do Apostolado, pregando, ensinando, catequizando em missões, ou na obscuridade e no silêncio do mosteiro, sempre se pode amar, e só esse amor é o que vale. Os enfermos, os pobres, os infelizes, as almazinhas pequeninas e fracas, as crianças, todos, todos podem santificar-se, porque todos podem amar e o Amor é tudo! Como isto consola e simplifica a vida espiritual!

- Referência:

(Brandão, Ascânio. Breviário da Confiança: Pensamentos para cada dia do ano. Oficinas Gráficas “Ave-Maria”, 1936, p. 288)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!