Fonte: Boletim Ite Missa Est – SSPX Great Britain and Scandinavia – Tradução: Dominus Est
VENI SPONSA CHRISTI
Meus queridos fiéis,
O grande dia
Para uma jovem noiva, o maior e mais memorável dia de sua vida é o dia de seu casamento. Quantos sonhos e vãs imaginações antecipam o dia, quanto planejamento e preparação precedem o dia e, esperançosamente, quanta felicidade enche seu coração no dia em que ela se oferece ao seu esposo.
Essa verdade é recíproca a uma irmã religiosa. O maior dia de sua vida é o dia de seu casamento – o dia em que ela entrega seu coração ao seu Divino Esposo. Ao contrário de um casamento sacramental, no entanto, uma religiosa se une ao seu Esposo em etapas: primeiro como postulante, depois como noviça, depois pelos votos temporários e, finalmente, pelos votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência. Seu casamento é tão importante que deve ser preparado ao longo de muitos anos.
De todos os dias de preparação, o mais comovente – certamente para quem observa – é o dia do início do noviciado, quando a jovem recebe seu hábito religioso e faz suas primeiras promessas diante do Santíssimo Sacramento. Este dia tem maior semelhança com um casamento sacramental.
Vestido de noiva
No dia de seu casamento, assim como uma noiva usa um vestido especial, a irmã religiosa recebe um vestido de noiva – seu hábito religioso – abençoado pelo padre. Este vestido de noiva pode não ser tão bonito externamente quanto um vestido de casamento branco de conto de fadas, mas seu simbolismo é muito maior.
Véu
O véu que ela colocará na cabeça é símbolo de submissão à vontade do Esposo, como lemos na oração da bênção:
Ouvi, ó Senhor, Doador de todos os bens e virtudes, as nossas orações, e dignai-Vos abençoar e santificar este véu que Vossa serva colocará como sinal de obediência à Regra deste Instituto. Por Cristo nosso Senhor.
Escapulário
O escapulário que uma religiosa coloca sobre sua cabeça é um símbolo do doce jugo da lei de Deus:
Vinde a mim todos os que trabalhais (fatigando-vos) e vos achais carregados,- e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu peso leve. (Mt 11, 28-30)
É também uma proteção simbólica do mundo e, assemelhando-se à roupa de um peregrino, lembra ao portador que a vida é uma peregrinação ao nosso lar celestial.
Cinto e rosário
O cinto sobre seus ???? é um símbolo de castidade, e o rosário pendurado nesse cinto é um sinal de devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria. Nada poderia torná-la mais agradável ao Esposo.
Jóias
No dia de seu casamento, assim como uma jovem noiva usará belas jóias para agradar seu marido, uma irmã religiosa também usará jóias, mas essas são jóias muito mais preciosas que qualquer rei terreno poderia pagar, e muito mais bonitas do que qualquer joalheiro poderia fazer. Estas são as jóias da pobreza, castidade e obediência.
Estas jóias, ela oferece ao seu Esposo: toda a sua riqueza desejando a pobreza, seu corpo desejando a castidade e seu coração desejando obediência.
Esposo
No dia de seu casamento, assim como uma jovem noiva se unirá a um marido, uma irmã religiosa se unirá ao Esposo mais perfeito: Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele sempre estará com ela – mais próximo do que qualquer marido terreno poderia estar, porque ela não apenas viverá ao lado dEle, mas também nEle, participando de Sua vida divina. Ele sempre será fiel a ela, pois Seu amor não conhece limites.
Sogra
No dia de seu casamento, assim como uma jovem noiva adquire uma sogra, também uma irmã religiosa – a melhor de todas as sogras, a Santíssima Virgem Maria. Ela é um modelo para ela: um modelo de amor ao ponto de toda abnegação, amor transbordante para abraçar todas as almas por amor a Ele.
Maternidade
No dia de seu casamento, assim como uma jovem noiva inicia sua vocação à maternidade, uma irmã religiosa também iniciará sua vocação à maternidade. A religiosa torna-se uma verdadeira mãe de almas: espiritualmente por suas orações e sacrifícios, e naturalmente também se seu apostolado for entre crianças ou almas necessitadas de sua ternura.
Em sua maternidade, ela terá muito mais filhos do que qualquer mãe terrena pode esperar ter e os amará com um amor ainda mais profundo, pois sempre desejará para eles o bem do céu.
Dia do casamento perpétuo
Ao contrário de um casamento sacramental, no entanto, o casamento de uma irmã religiosa não é celebrado em um único dia, mas continua dia após dia. Todos os dias ela usará seu vestido de noiva; todos os dias oferecerá ao Esposo as jóias preciosas da pobreza, castidade e obediência; todos os dias seu Esposo será novo para ela.
O casamento também não teminará quando ela morrer. Se ela for uma esposa fiel, continuará para todo o sempre em meio aos coros dos anjos e dos santos no céu.
Alegrar-se e agradecer
Diante dessas considerações, nos alegramos e agradecemos, pois em 2 de julho de 2022, a Srta. Lilly Kane de Pontypool recebeu o hábito das Irmãs Dominicanas de Fanjeaux, na França e tomou o nome religioso de Ir. Beatrice Thérèse.
Depois, em 26 de julho de 2022, a Srta. Theresa Blyth de Burghclere recebeu o hábito das Irmãs Dominicanas de Brignoles, na França e tomou o nome religioso de Ir. Claire Theresa.
Que esses exemplos abram os olhos de outras jovens, e que a Bem-Aventurada Virgem Maria as guie ternamente através de seus noviciados para se tornarem santas esposas de Cristo.
Com minha bênção.
Em Jesus et Maria,
Pe. Robert Brucciani, Superior do Distrito da FSSPX na Grã Bretanha e Escandinávia
*************************************
MAIS SOBRE AS IRMÃS DA FSSPX PODE SER VISTO CLICANDO AQUI, AQUI E AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário