segunda-feira, 13 de março de 2023

Sem a graça, nada podemos fazer de meritório

 



𝗦𝗲𝗺 𝗮 𝗴𝗿𝗮ç𝗮, 𝗻𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿 𝗱𝗲 𝗺𝗲𝗿𝗶𝘁ó𝗿𝗶𝗼

Disse o Senhor Jesus:

"quia sine me nihil potestis facere". (Jo XV, 5)

“Sem mim nada podeis fazer” (Jo XV, 5)

Devemos todos imaginar que estamos sobre as alturas de um monte, suspensos sobre o abismo de todos os pecados e sustentados apenas pelo fio da oração; se este fio se arrebentar, cairemos certamente neste abismo e cometeremos os crimes mais horrorosos.

“Se Deus não me tivesse ajudado, já teria caído no inferno” (Sl 93, 17)

Assim falava o salmista e assim deve dizer cada um de nós. O mesmo queria dizer São Francisco de Assis, quando dizia ser ele o maior pecador do mundo. Mas, meu pai, disse-lhe o companheiro, não é verdade o que dizeis. Existem muitos no mundo, que são piores do que vós. É verdade, meu irmão, respondeu o santo, porque se Deus não tivesse sobre mim sua mão protetora, eu cairia em todos os pecados.

É um dogma de fé que, sem a graça de Deus, não podemos fazer obra meritória alguma, nem tão pouco ter um bom pensamento. Sem a graça, diz Santo Agostinho, não podem os homens fazer bem algum, quer por pensamentos, quer por palavras ou obras. Como os olhos não podem ver sem luz, assim o homem não pode fazer o bem sem a graça, diz o santo. E, antes, disse o Apóstolo:

“Não que sejamos capazes, nós mesmos, de ter algum pensamento como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus” (2Cor 3, 5)

Se Deus não preservar a alma do pecado, em vão procurará ela fugir dele com suas próprias forças. Por isso, exclamava o profeta Davi:

“Não esperei no meu arco” (Sl 43, 7)

Pois não quero confiar em minhas armas, mas unicamente em Deus, porquanto só Ele pode salvar-me.

- Referência:

(A Oração por Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787), Bispo e Doutor da Igreja, Cap.III )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!