
O pecado entra pelos sentidos
Recapitulando o artigo “ O pecado entra pela imaginação?”, a Igreja enfatiza a importância de uma imaginação bem formada para o bem da alma. Embora seja uma faculdade natural e necessária da mente humana, a imaginação também pode ser uma fonte de tentação e pecado quando não é devidamente regulada.
Todos têm a grave responsabilidade de garantir que as percepções sensoriais (ou seja, o que vemos, ouvimos, escutamos, tocamos) ajudem a alma. Depois que percepções pecaminosas entram no processo de pensamento abstrato da imaginação, é incrivelmente difícil desfazê-las. O pecado pode entrar pela imaginação de várias maneiras: pensamentos impuros, tentações e a formação de julgamentos errados, entre outras.
Para resistir aos pecados da mente, devemos vigiar nossos sentidos, fazer penitência, praticar a virtude habitualmente e fortalecer nossas almas com a poderosa ajuda que Deus nos deu nos Sacramentos e Sacramentais.
Cinco excelentes meios para resistir aos pecados da mente
[1] Oração : “Sem Mim, nada podeis fazer.” Estas palavras de Nosso Senhor dirigidas aos Seus discípulos são tão verdadeiras agora para nós como eram então. Não podemos salvar-nos apenas pelos nossos próprios esforços. Em todas as tentações, e para evitar pecados futuros, devemos recorrer à oração. A oração mental diária, a leitura espiritual, a oração litúrgica e a oração vocal são todas extremamente importantes. Reze o Rosário diariamente. Assista ao Santo Sacrifício da Missa tão frequentemente quanto possível. Reserve tempo para as orações da manhã e da noite, que devem incluir a oração mental. Não há substituto para a oração. [1]
No entanto, apesar da absoluta importância da oração, muitos católicos, mesmo fiéis, não rezam como deveriam. Pode ser que nossa fé seja fraca e inconstante. Pode ser que não "vejamos" os resultados que esperamos. Pode ser que nos falte paciência. O único remédio: oração! Pode ser que a oração seja difícil. É mentalmente desgastante e pode ser fisicamente exaustiva. Exige disciplina e perseverança. O único remédio: desenvolver o hábito da oração, orando com constância.
Se não desenvolvermos o hábito da oração frequente – constante –, quando formos tentados, não recorreremos prontamente à oração. É muito mais provável que caiamos. Faremos bem em ouvir Santo Afonso de Ligório, que disse de forma bastante simples:
“Quem reza certamente está salvo. Quem não reza certamente está condenado.”
Santo Afonso continua, explicando:
Todos os abençoados foram salvos pela oração. Todos os condenados se perderam por não terem orado. Se tivessem orado, não teriam se perdido. E este é, e será, o maior tormento deles no inferno: pensar em como poderiam ter sido salvos facilmente, apenas pedindo a Deus por Sua graça, mas agora é tarde demais – seu tempo de oração acabou.
[2] Formação de Virtudes: Cultivar virtudes como humildade, paciência, castidade e autocontrole por meio da prática regular e da autodisciplina ajuda a fortalecer a mente contra pensamentos pecaminosos. As virtudes são formadas pela repetição habitual. Se praticarmos regularmente a gratidão, a paciência, a gentileza, a modéstia ou qualquer uma dessas virtudes, elas se tornarão mais fáceis com o tempo.
Além disso, a graça se baseia na natureza. Assim, à medida que nos esforçamos para desenvolver virtudes naturais por meio da ação habitual e perseveramos na graça santificadora, essas mesmas virtudes são aperfeiçoadas e elevadas a um nível sobrenatural pela graça. E quando essas virtudes constituem "quem somos", seremos menos propensos a pecar mentalmente — ou a nos associar a situações, lugares e pessoas que nos levam a pecar.
[3] Jejum : São Tomás de Aquino escreve que o jejum é praticado com um triplo propósito, os dois primeiros dos quais são diretamente aplicáveis à resistência aos pecados da mente:
Primeiro, para refrear as concupiscências da carne... Segundo, recorremos ao jejum para que a mente possa se elevar mais livremente à contemplação das coisas celestiais: por isso, é relatado que Daniel recebeu uma revelação de Deus após jejuar por três semanas. Terceiro, para satisfazer os pecados: por isso está escrito: 'Convertei-vos a mim de todo o vosso coração, em jejum, em choro e em pranto.'"
São Tomás reitera isso citando um sermão de Santo Agostinho:
“O jejum purifica a alma, eleva a mente, submete a carne ao espírito, torna o coração contrito e humilde, dissipa as nuvens da concupiscência, apaga o fogo da luxúria, acende a verdadeira luz da castidade.”
[4] Disciplina dos Sentidos : A disciplina dos sentidos (por exemplo, visão, audição) também deve acompanhar aqueles que buscam realizar penitência e crescer em virtude. A disciplina dos olhos ajudará muito aqueles que buscam resistir aos pecados da mente. Embora o jejum seja um meio poderoso para refrear as tentações e elevar a mente à contemplação das coisas celestiais, vencer as tendências humanas ao pecado também requer o uso adequado de todos os sentidos.
Para tanto, seria um esforço valioso incorporar as sugestões do Padre Athanasius Iskander, conforme citadas em "Espiritualidade Prática" . Para a disciplina dos olhos, ele aconselha: "Há muitos versículos na Bíblia que nos exortam a disciplinar nossos olhos." Por exemplo:
- “A candeia do corpo são os olhos. Se, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Mas, se os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas” (Mt 6:22-23).
- “E, se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno” (Mt 5:29).
- “Todo aquele que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mt 5:28).
O Padre Iskander então explica por que a disciplina dos nossos olhos é muito difícil hoje em dia.
Antigamente, manter os olhos puros não era muito difícil. O mandamento " Não olhe para uma mulher com desejo" não era difícil de seguir, pois as mulheres naquela época se vestiam adequadamente e quase sempre se cobriam. Hoje, porém, é muito difícil ficar de olho em ofensas. Não só o código de vestimenta se tornou tão ofensivo, como também existem muitas maneiras pelas quais o diabo, o vendedor do pecado, pode introduzir impureza nos olhos.
[5] Recepção Frequente dos Sacramentos : A participação regular nos Sacramentos, particularmente na Confissão e na Sagrada Comunhão, proporciona graça e força para resistir ao pecado. Os Sacramentos, na verdade, nos dão graça. E a Sagrada Comunhão não apenas nos fornece um meio para crescer em virtude e resistir a pecados futuros, como também nos perdoa pecados veniais – embora nunca possamos receber a Sagrada Comunhão sem a Confissão Sacramental prévia para pecados mortais. [2]
Conclusão
São Beda, o Venerável, aconselha:
“…devemos compreender que as piores tentações e provações, sejam elas trazidas por espíritos malignos ou por homens, podem ser superadas pela oração e pelo jejum. Além disso, estes nos servem como meios singulares para fazer expiação quando a justa resposta de Deus foi despertada por nossos pecados. Ora, o jejum, num sentido mais amplo, significa mais do que restrições alimentares. Significa manter todas as seduções da carne à distância; na verdade, manter-se afastado de toda paixão pecaminosa. Da mesma forma, a oração, num sentido mais amplo, deve consistir em mais do que meras palavras suplicando a misericórdia de Deus; ela abrange tudo o que fazemos com um espírito dedicado de fé a serviço do Criador.”
Portanto, as armas da oração e do jejum, juntamente com a custódia dos sentidos, são de suma importância para resistir aos pecados da mente.
NOTAS FINAIS:
[1] Como uma ajuda adicional, combinar a oração com a penitência pode ser muito eficaz. Por exemplo, além de rezar 3 Ave-Marias todos os dias pela pureza , provavelmente nos beneficiaremos mais ao fazê-las de joelhos. Alguns padres até encorajam a pessoa a se ajoelhar com as mãos sob os joelhos como uma pequena quantidade de desconforto físico como penitência adicional. A penitência, quando misturada com a oração, pode ser muito eficaz. Vemos a importância da oração e da penitência na vida das crianças de Fátima. Nunca foi apenas oração - sempre foi oração com penitência. Em 19 de agosto de 1917, Nossa Senhora disse aos três pastorinhos: “Rezem, rezem muito e façam sacrifícios pelos pecadores; pois muitas almas vão para o inferno porque não há ninguém que se sacrifique e reze por elas”.
[2] Além dos Sacramentos, os Sacramentais também podem ser um meio poderoso para resistir aos pecados. Você pode ler mais sobre os Sacramentais em https://fatima.org/news-views/what-are-sacramentals-and-why-have-them-blessed/
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