Por que os católicos deveriam ter uma medalha milagrosa?

 


Uma diferença fundamental entre sacramentos e sacramentais

A Igreja ensina que os Sacramentos operam ex opere operato (do latim, que significa “a partir da obra realizada”), o que foi definido pelo Concílio de Trento. [1] Contanto que não haja nenhum obstáculo no caminho ( por exemplo , matéria imprópria foi usada, palavras erradas foram ditas, o ministro não tinha a intenção correta), todo Sacramento administrado corretamente confere a graça pretendida pelo Sacramento.

Em termos leigos, isso significa que a graça conferida por um Sacramento não depende da santidade pessoal do sacerdote ou do receptor. O sacerdote pode ser muito imoral ou mesmo ter crenças heréticas, mas, contanto que siga o rito correto do Sacramento , a graça é conferida. [2] Essa doutrina está na base da popularidade da frase “Diga o preto, faça o vermelho”. Nos livros litúrgicos, as palavras que o sacerdote deve dizer são impressas em preto e as instruções para suas ações são impressas em vermelho. (A própria palavra “rúbrica” vem de “ rubrum ”, latim para “vermelho”.)

Embora os sacramentais possam nos trazer a graça, eles não operam ex opera operato . Como explica o Catecismo de Baltimore : “Os sacramentais, por si só, não remitem os pecados veniais, mas nos movem a uma devoção mais verdadeira, a um maior amor por Deus e a uma maior tristeza pelos nossos pecados, e essa devoção, amor e tristeza nos trazem a graça, e a graça remite os pecados veniais.”

Em resumo, o Catecismo de Baltimore afirma: “A diferença entre os Sacramentos e os Sacramentais é: 1. Os Sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo e os Sacramentais foram instituídos pela Igreja; 2. Os Sacramentos dão a graça por si mesmos quando não colocamos nenhum obstáculo no caminho; 3. Os Sacramentais despertam em nós disposições piedosas, por meio das quais podemos obter a graça.” [3]

Que tipos de sacramentais existem?

Pergunte a um católico sobre exemplos de sacramentais e provavelmente ele mencionará um rosário, um escapulário ou uma medalha abençoada. Alguns podem até acrescentar sal bento . Estariam certos. Mas os sacramentais incluem mais do que apenas isso. Incluem também bênçãos, consagrações, exorcismos, imagens e estátuas sagradas abençoadas pelo sacerdote e a Bíblia Sagrada. Um sacramental com o qual todos os católicos deveriam estar familiarizados – e deveriam usar! – é a Medalha Milagrosa.

A Origem da Medalha Milagrosa

A Medalha Sagrada de Maria Imaculada é um sacramental em honra da Virgem Maria, frequentemente chamada simplesmente de Medalha "Milagrosa" pelos muitos milagres concedidos àqueles que a usam.

Santa Catarina Labouré nasceu em 1806 em uma fazenda no norte da França. Em 1829, ingressou em um convento das Irmãs da Caridade, uma ordem de freiras que trabalhavam principalmente como enfermeiras em hospitais. Certo dia, enquanto ela e as outras freiras estavam na capela fazendo sua meditação vespertina, teve uma visão de uma bela Senhora em pé sobre um globo terrestre, com anéis de pedras preciosas nos dedos que emitiam uma luz brilhante sobre o globo, e soube que era Nossa Senhora. A Virgem Santíssima lhe disse: “Esses raios simbolizam as graças que derramo sobre aqueles que as pedem. As gemas das quais os raios não incidem são as graças que as almas se esquecem de pedir.”

Catarina então viu escritas em letras de ouro ao redor de Nossa Senhora as palavras: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”. Em seguida, foi dito a Catarina: “Mande cunhar uma medalha segundo este modelo. Todos os que a usarem receberão grandes graças; devem usá-la ao redor do pescoço. Graças abundarão para aqueles que a usarem com confiança”.

Santa Catarina descreveu a medalha ao seu diretor espiritual e as primeiras foram feitas sob sua direção, pois ela desejava que sua identidade permanecesse em segredo. Embora a medalha tenha se tornado instantaneamente popular em todo o mundo, a identidade da Irmã Catarina foi mantida em segredo do público por quarenta e seis anos, apesar das constantes tentativas de descobrir a vidente.

Em pouco tempo, muitos milagres foram relatados por pessoas que usaram a medalha e recitaram a oração, especialmente conversões e curas de pessoas incuravelmente doentes, o que levou a que ela fosse chamada de "Medalha Milagrosa". Mas, durante todo esse tempo, Catarina permaneceu em seu hospital, trabalhando como uma enfermeira discreta. Ela morreu em 1876 e foi canonizada em 1947 pelo Papa Pio XII.

Contexto histórico

A primeira aparição de Nossa Senhora ocorreu em 1830. Os mariólogos consideram este ano decisivo, inaugurando um período em que Nossa Senhora se tornou mais explicitamente ativa na história da humanidade, aparecendo com maior frequência e insistência. Por exemplo, as aparições em La Salette, Lourdes, Pontmain, Knock e Fátima seguiram-se à aparição no convento da Rue du Bac, em Paris.

Sua aparição também parece coincidir com a crescente revolução diabólica que ganhou força dramática com a Revolução Francesa. Essa revolta começou cem anos depois que os reis franceses se recusaram a consagrar sua nação ao Sagrado Coração. A revolta era especificamente contrária ao altar e ao trono [católicos] e buscava destruir ambas as manifestações da ordem divina. Ela se espalhou pela Europa e suas colônias na América, África e Ásia.

Faz todo o sentido que, à medida que o demônio intensifica seus ataques contra a humanidade, Nossa Senhora, em sua grande solicitude maternal, intensifique também sua ajuda e intercessão. Afinal, é Ela quem esmaga a serpente infernal.

O Poder da Medalha Milagrosa

Uma das conversões mais famosas devido à Medalha Milagrosa foi a de Alphonse Ratisbonne, um banqueiro judeu anticatólico. Ele teve uma visão de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Após sua conversão, tornou-se sacerdote e trabalhou pela conversão do povo judeu.

Outra conversão famosa ocorreu em 1942, quando Claude Newman, um homem afro-americano pobre do Mississippi, foi preso por assassinato. Certa noite, durante uma discussão com seus companheiros de cela, uma Medalha Milagrosa foi jogada ao chão por alguém, e Claude a pegou. Naquela noite, ele acordou sentindo um toque em seu pulso e viu uma bela Senhora perto dele. Ela disse: “Se você quiser que Eu seja sua mãe e quiser ser Meu filho, mande chamar um padre da Igreja Católica”. Ele acordou a prisão inteira gritando por um padre e pediu para receber instrução religiosa quando um chegou.

Durante a instrução, o padre ficou surpreso ao descobrir que aquele jovem analfabeto já havia sido instruído em muitas coisas por alguém desconhecido. Claude lembrou ao padre de uma promessa secreta não cumprida que fizera a Nossa Senhora enquanto jazia em uma vala durante a Segunda Guerra Mundial. Todos que conheciam Claude ficaram admirados com a transformação que o ocorrera. Agora, ele acolhia a morte para poder se unir a Deus. Chegou a oferecer a própria morte pela conversão de outro prisioneiro que o odiava. Claude pediu uma celebração com os outros prisioneiros para comemorar sua redenção e sua firme esperança na misericórdia de Deus. Em seguida, foi para a execução "radiante de felicidade".

Conclusão

Honremos Nossa Senhora e o dom da Medalha Milagrosa, especialmente no mês de novembro, usando ou carregando uma sempre consigo e presenteando familiares e amigos. Certifique-se apenas de que as medalhas sejam devidamente abençoadas por um sacerdote católico . Em alguns lugares, o dia 27 de novembro é a Festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. A Enciclopédia Católica afirma:

Em 23 de julho de 1894, o Papa Leão XIII, após cuidadoso exame de todos os fatos pela Sagrada Congregação dos Ritos, instituiu uma festa, com Ofício e Missa especiais, da Manifestação da Virgem Imaculada sob o título da Medalha Milagrosa, a ser celebrada anualmente em 27 de novembro pelos sacerdotes da Congregação da Missão, sob o rito de dupla festa de segunda classe. Para os Ordinários e comunidades religiosas que desejarem solicitar o privilégio de celebrar a festa, seu status será o de dupla festa maior. Um decreto posterior, datado de 7 de setembro de 1894, permite que qualquer sacerdote celebre a Missa própria da festa em qualquer capela anexa a uma casa das Irmãs da Caridade.

As aparições da Virgem Maria são lembretes constantes de que Ela está sempre presente. Ela está conosco hoje e neste momento para nos oferecer o exemplo de cooperação com a Divindade. Com Jesus como Cabeça e a Igreja como Corpo, nós devemos ser as mãos... para fazer a obra de Deus no mundo.

Oração Diária da Medalha Milagrosa de São Maximiliano Kolbe

Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós, e por todos aqueles que não recorrem a Vós, especialmente os inimigos da Igreja e aqueles que Vós são recomendados.

Ato de Consagração a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Ó Virgem Mãe de Deus, Maria Imaculada, nós nos dedicamos e consagramos a Ti sob o título de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Que esta Medalha seja para cada um de nós um sinal seguro do Teu afeto e uma constante lembrança dos nossos deveres para contigo. Que, enquanto a usarmos, sejamos abençoados pela Tua amorosa proteção e preservados na graça do Teu Filho. Ó Virgem poderosíssima, Mãe do nosso Salvador, mantém-nos perto de Ti a cada instante das nossas vidas. Obtém para nós, Teus filhos, a graça de uma morte feliz; para que, em união contigo, possamos desfrutar da bem-aventurança do Céu para sempre. Amém.


NOTAS FINAIS:

[1] O Concílio de Trento definiu dogmaticamente que a graça é sempre conferida por um Sacramento, “em virtude do rito realizado e não como um mero sinal de que a graça já foi dada, ou que o sacramento estimula a fé do receptor e assim ocasiona a obtenção da graça, ou que o que determina a graça é a virtude do ministro ou do receptor de um sacramento”.

[2] Deve-se notar também que, embora Deus confira a graça em cada Sacramento corretamente realizado, o receptor pode não cooperar com essa graça. Por exemplo, alguém pode ser validamente crismado, mas nunca se esforçar para “despertar a graça” que há nele ( cf. 2 Tm 1,6). Os poderosos efeitos da graça do Sacramento podem então permanecer adormecidos. Da mesma forma, os cônjuges são encorajados a invocar frequentemente a graça do matrimônio por meio da oração. Isso ajuda maridos e esposas a cumprirem bem seu dever diário e é especialmente útil em momentos de provação. Infelizmente, é muito comum que os católicos nunca sejam ensinados a praticar isso. Isso, por sua vez, significa que raramente invocam intencionalmente e propositalmente as graças matrimoniais à sua disposição por meio deste Sacramento.

[3] Outra forma de entender a diferença é que os Sacramentos conferem a graça santificante quando são realizados corretamente. Por outro lado, os Sacramentais dispõem a pessoa a receber a graça atual de acordo com a sua disposição. O Catecismo ensina que existem dois tipos de graça: santificante e atual. A graça santificante é a graça que torna a alma santa e agradável a Deus. A graça santificante permanece na alma enquanto a pessoa não for culpada de pecado mortal (por isso, é frequentemente chamada de graça habitual ou estado de graça ). A graça atual, porém, vem a nós somente quando precisamos de sua ajuda para fazer o bem ou evitar o mal, e permanece conosco somente enquanto praticamos ou evitamos a ação. Um católico em estado de graça usa constantemente as graças atuais ao longo do dia. Não poderíamos rezar o Pai Nosso sem a graça atual. Toda obra de misericórdia espiritual e corporal é feita com o auxílio da graça atual.

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