Fátima e Nossa Senhora de Guadalupe

 


Nota do Editor: Se você não conhece a história de Nossa Senhora de Guadalupe, sugerimos a leitura da versão original, traduzida do náuatle para o inglês, chamada Nican Mopohua , "Aqui se Conta". Foi escrita por Antonio Valeriano, um asteca culto da classe nobre que se tornou um católico devoto. Ele recebeu essa narrativa diretamente de São Juan Diego, registrando-a por volta de 1540. Uma cópia manuscrita de 1649, do Padre Luis Laso de la Vega, está guardada na Biblioteca Nacional do México. A obra também é conhecida como Huei Tlamahui çoltzin , ou "O Grande Evento". Disponibilizamos uma cópia AQUI .

Viva Cristo Rei! Viva a Virgem de Guadalupe!

Deus frequentemente utiliza a tipologia [1] como um meio muito eficaz e poderoso para instruir o homem e fortalecê-lo na fé e na esperança. De fato, todos os eventos do Antigo Testamento prefiguram o Novo Testamento e apontam para seu perfeito cumprimento em Cristo. Contemplar a Divina Providência em termos de tipologia é apostólico , como São Paulo frequentemente faz (veja Gálatas 4:21-23 e Hebreus 9 para apenas alguns exemplos) e está claramente enraizado nos Padres da Igreja. Santo Agostinho escreveu: “O Novo Testamento está oculto no Antigo e o Antigo Testamento é revelado no Novo”. Contudo, a tipologia não se limita às Sagradas Escrituras, pois a atividade de Deus está presente ao longo de toda a nossa história. Em honra de Nossa Senhora, consideremos brevemente o maravilhoso exemplo de tipologia desde Nossa Senhora de Guadalupe até Nossa Senhora de Fátima.

Em 1521, Hernán Cortés conquistou o Império Asteca para a coroa espanhola. O historiador Warren Carroll explica como Cortés e seus homens sabiam que estavam em uma luta de vida ou morte contra forças demoníacas. Eles ficaram horrorizados com os macabros sacrifícios humanos rituais de milhares de pessoas, com o sangue humano selvagemente bebido pelos sacerdotes astecas e com a adoração de ídolos diabólicos pelos indígenas. De acordo com seus próprios testemunhos, esses homens lutaram pela Cruz e foram movidos pelo desejo de redimir um reino de trevas para Cristo. [2]

Contudo, o esforço dos cristãos para evangelizar os povos das Américas estava se mostrando muito difícil e lento. Havia muita resistência. Alguns indígenas chegavam a esconder seus ídolos sob ou atrás de estátuas e crucifixos católicos para fingir devoção cristã. As conversões autênticas eram raras. Corriam boatos de que os indígenas estavam organizando uma violenta rebelião. Diante da obstinação imoral dos governantes espanhóis e da ineficácia dos esforços missionários, o bispo Juan de Zummáraga estava desesperado. O bispo franciscano tinha uma forte piedade mariana e suplicava fervorosamente o auxílio de Nossa Senhora.

Em resposta às suas orações, Nossa Senhora apareceu a Juan Diego no sábado, 9 de dezembro , um dia após a celebração da Imaculada Conceição pelos franciscanos . [3] Embora Zummáraga estivesse inicialmente hesitante e Juan Diego tivesse faltado a um encontro com a Rainha do Céu em 11 de dezembro , o grande milagre realizado por Nossa Senhora dissipou rapidamente todas as dúvidas. A obediência foi imediata, alegre e completa.

Em duas semanas, a capela solicitada por Nossa Senhora foi construída. Uma procissão jubilosa, que incluiu a ressurreição de um asteca acidentalmente atingido na garganta por uma flecha perdida, levou a Tilma sobrenatural até a colina de Tepeyac. O bispo consagrou o altar com uma missa em 26 de dezembro de 1531, festa do Primeiro Mártir, Santo Estêvão. [4] A partir desse dia, um fluxo contínuo de pagãos indígenas vinha ver e venerar a imagem de Nossa Senhora. Os franciscanos registram equipes de frades catequizando e batizando milhares de pessoas ao longo do dia. Nos dez anos seguintes, aproximadamente oito a dez milhões de indígenas abraçaram a Verdadeira Fé.

Não podemos deixar de notar que este é o mesmo período em que a Europa cristã estava sendo dilacerada pelas heresias protestantes de Lutero, Zwinglio, Calvino, Henrique VIII, entre outros. Cerca de cinco milhões de católicos estavam apostatando, abandonando a Igreja, e as sementes estavam sendo plantadas para o racionalismo [5] e o liberalismo que caracterizaram a Era das Trevas (ilusóriamente chamada por muitos de "Iluminismo "). A inevitável progressão desses erros, claramente delineada pelo Papa São Pio X, é a ascensão da Maçonaria agnóstica, a separação entre Igreja e Estado nas democracias liberalizadas, o nascimento do comunismo ateu e a exaltação do homem pelo modernismo. Foi quando esses terríveis erros estavam chegando à sua plena plenitude que Nossa Senhora apareceu em Fátima.

As aparições de Nossa Senhora em Tepeyac servem claramente como tipo para as Suas aparições em Fátima. Assim como as Américas estavam sob domínio diabólico, a Europa cristã – e o mundo – havia caído sob o terrível controle de Satanás. O século XIX foi repleto de revoluções que destronaram Cristo e rejeitaram a Sua Realeza Social. O Papa Leão XIII havia alertado que os maçons não se preocupavam mais em esconder seus ataques à Igreja. Ele também teve uma visão sobrenatural na qual ouviu Nosso Senhor conceder a Satanás mais tempo e mais poder para tentar destruir a Igreja. E já em 1903 , São Pio X havia escrito:

“Quem não pode ver que a sociedade está atualmente, mais do que em qualquer época passada , sofrendo de uma doença terrível e profundamente enraizada que, desenvolvendo-se a cada dia e corroendo seu ser mais íntimo, está arrastando-a para a destruição? ... Esta doença é a apostasia de Deus” ( E Supremi , n.º 2).

Nossa Senhora de Guadalupe veio quando grande parte da Europa cristã estava abandonando a Igreja Católica; ela veio a Fátima quando a vasta maioria do mundo rejeitava a verdadeira Igreja de Cristo. A Virgem Maria veio à América quando o mundo estava prestes a mudar drasticamente devido às descobertas geográficas; ela veio a Portugal quando o mundo estava à beira de mudar ainda mais drasticamente devido às descobertas tecnológicas. Enquanto Nossa Senhora veio às Américas depois que elas acabaram de vivenciar uma guerra e estavam à beira de uma potencialmente muito pior, ela veio a Fátima quando a Europa estava nos estertores da Grande Guerra (mais tarde conhecida como Primeira Guerra Mundial), que também seria seguida em breve por uma guerra muito pior. Um bispo implorou por sua ajuda em 1531; da mesma forma, o Papa Bento XV suplicou por sua assistência celestial em 5 de maio de 1917. [6]

Nossa Senhora de Guadalupe veio com grande solicitude maternal, dizendo: “Não estou Eu aqui, quem sou a sua Mãe? Não estão vocês sob a Minha sombra e proteção? Não sou Eu a sua fonte de vida? Não estão vocês nas dobras do Meu manto? No cruzar dos Meus braços? Há algo mais de que vocês precisam?” Ela ensinou que, se nos voltarmos para Ela, Ela tem o poder de nos proteger de todos os perigos. Ouvimos esse eco, ainda que com mais intensidade, em Fátima, quando Ela nos faz saber que, neste momento da história, “só Ela pode nos ajudar ”. Contudo, o Seu Rosário recebeu agora mais poder e eficácia de Deus do que nunca. Não há problema – pessoal, social ou global, por maior que seja – que a recitação em oração do Rosário e a intercessão de Nossa Senhora não resolvam. Mesmo agora, apesar das torrentes malévolas que aparentemente nos submergem, Ela tem o poder ilimitado de proteger e salvar as nossas almas de todo e qualquer perigo!

Essa tipologia se estende, então, ao grande Milagre da Tilma e ao grande Milagre do Sol. (Esperamos poder refletir sobre isso no futuro.)

 


[1] Um tipo é qualquer pessoa, lugar, coisa ou evento real que prefigura uma realidade futura e prenuncia um aprofundamento ou uma realização mais perfeita na realidade futura.

[2] Recomendo fortemente a leitura de Nossa Senhora de Guadalupe e a Conquista das Trevas, de Warren Carroll (Christendom Press, 2004). Trata-se de uma obra bem pesquisada que refuta muitos erros popularizados hoje por uma intelectualidade secularizada e anticatólica. Frequentemente, Cortés e seus homens são apresentados como homens gananciosos, lascivos e maus que iniciaram uma terrível opressão contra um povo nobre com uma cultura pura. Poucas narrativas históricas estão mais distantes da verdade. Embora alguns dos conquistadores espanhóis sem dúvida tenham sucumbido ao vício, tal caricatura é extremamente tendenciosa. A cultura asteca foi verdadeiramente uma das mais diabólicas que o mundo já conheceu.

A grande maioria dos indígenas acolheu a chegada de Cortés e o ajudou a derrotar seus opressores astecas. Os homens de Cortés testemunharam alguns de seus compatriotas, que haviam sido feitos prisioneiros, terem seus corações arrancados e consumidos por soldados astecas. Em 1487, quando os astecas dedicaram seu grande templo a Huitzilopochtli, seu deus Sol que exigia sangue humano para fazer o sol brilhar, eles passaram quatro dias assassinando brutalmente mais de 80.000 prisioneiros de guerra! Uma equipe de sacerdotes arrancava os corações pulsantes das vítimas com uma faca de obsidiana e depois atirava os corpos do templo. Rios de sangue humano corriam pelo templo. Em sua totalidade, a civilização cristã trouxe benefícios inestimáveis ​​para as Américas.

[3] Observe como a aparição ocorreu no dia da semana dedicado a Nossa Senhora e imediatamente após uma de Suas festas mais importantes. Há uma forte correlação tipológica entre a Aparição de Guadalupe, a Imaculada Conceição e a Aparição de Fátima. ( Exploramos brevemente essa conexão em um artigo anterior. ) Em Fátima, Nossa Senhora apareceu pela primeira vez em Seu mês (maio) e realizou o Milagre do Sol em um sábado do mês de Seu Rosário.

[4]   Uma poderosa lembrança de que, após a aparição de Nossa Senhora, o sangue dos mártires ainda era fundamental no processo de conversão das Américas. Da mesma forma, a Visão do Terceiro Segredo de Fátima nos lembra poderosamente que o sangue dos mártires será fundamental no vindouro reavivamento da Fé e no triunfo do Imaculado Coração.

[5] Uma grande ironia é que, se alguém analisar honestamente as evidências históricas e científicas por trás da Tilma de Guadalupe, é inegável que ela é absolutamente milagrosa. Nossa Senhora forneceu provas científicas extraordinárias pouco antes da exaltação da razão humana e do alvorecer da Era da Ciência. Por exemplo, até hoje, os melhores cientistas e artistas – com ferramentas tecnológicas modernas – são incapazes de explicar, muito menos reproduzir, a tilma . A análise por infravermelho revela que ela não possui pinceladas. Os materiais que compõem as cores são inidentificáveis. O material de agave (cacto) deveria ter se decomposto em, no máximo , vinte anos , mas ainda existe em perfeitas condições quinhentos anos depois. Reflexos daqueles que estavam na sala quando Nossa Senhora apareceu foram até mesmo encontrados projetados em suas pupilas em perfeita conformidade com as leis da óptica, embora essas leis só tenham sido descobertas no século XIX e suas pupilas não pudessem ser ampliadas o suficiente para observar isso até o século XX . Dois livros sobre este assunto que recomendo vivamente são Not Made by Human Hands, de Thomas Sennot (Franciscan Friars, 1998), e The Wonder of Guadalupe, de Francis Johnston (TAN, 1993).

[6] Nossa Senhora respondeu prontamente a ambas as orações e de uma maneira muito além do que se poderia esperar. Isso deve servir como um lembrete de quão poderosas são as orações de um bispo quando ele busca Nossa Senhora para realizar a vontade de Deus. Podemos imaginar quão poderosa será a Oração de Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria, feita pelo Papa em união com todos os bispos católicos do mundo?

Comentários