segunda-feira, 4 de julho de 2022

Acorde... observe! ...Jesus está vindo!

 



Muitas vezes na Sagrada Escritura ressoa este "despertar" de Deus: "Despertai, vigiai" e outros semelhantes: "Não durmais", "Não fecheis os vossos corações". A Igreja dirige-nos com frequência estes convites e sobretudo no Advento e na Quaresma, os tempos fortes da liturgia: "É tempo de acordar do sono" (Rm 13,11).

Por quê? Porque todos nós somos levados, por instinto, a adormecer, a nos acostumar, a cair no fundo do poço. Para reduzir a tensão espiritual e moral. Também o ambiente que nos cerca - hoje secularizado, mundano, pagão, homólogo - nos arrasta para baixo. Nós, especialmente hoje quando tudo conspira contra Deus e seu Cristo, devemos redescobrir em nossa fé católica, em Jesus que habita em nossos corações, a coragem/heroísmo de caminhar contra a maré, contra o vento nas pegadas dos santos, dos jovens santos que também não faltam no mundo de hoje, desenfreados na carne e loucos no espírito.

Jesus está vindo!

Para estar desperto e vigilante, é bom lembrar que "o cristianismo, antes de tudo, não é uma ideia ou um conjunto de ideias, mas um advento, um fato histórico": Deus, porque ama o mundo, veio para salvar num momento dado da História, através de Jesus Cristo há 2021 anos, no dia 25 de "kasleu" dos 750 da fundação de Roma, correspondente ao nosso 25 de dezembro.

Sua obra de salvação continua hoje, o advento de Cristo é atual e funciona hoje e funcionará até o fim dos tempos e atinge cada um de nós hoje. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e nos séculos. Jesus é o sol que ilumina e aquece cada homem, em todos os lugares e em todos os momentos.

Mas é preciso que nos abramos a Ele. Não basta que Ele trabalhe, é essencial aderir a Ele: caso contrário, estaremos perdidos nesta vida e na futura. O inferno existe e, de fato, não está vazio. Assim, pede-nos com urgência que não sejamos sonolentos, distraídos, ausentes e fechados diante de seu trabalho, mas que entremos nele, nos insiramos nesse fato, colaboremos com Jesus Cristo, ajudemos os outros a conhecê-lo e nos abramos ele. .

Tudo isso se chama Vigilância no Evangelho, ou seja, estado de vigília, conhecimento, atenção, porque sob nossos olhos, hoje - o hoje da vida -, a obra de Deus está acontecendo, numa relação misteriosa, mas certa, que em Cristo salve o mundo. Portanto, é necessário conhecer este plano divino, não estar ausente, não nos expulsar; caso contrário, erramos na vida, erramos: cometemos o erro mais colossal. Sem Cristo existem apenas vidas erradas, com o inferno já aqui e ali.

Prepare as lanternas

Essas palavras também - sabemos - provêm da parábola evangélica das dez virgens, enviadas para participar da festa de casamento para emprestar sua obra de luz e iluminação à ceia das bodas (Mt., 25).

O sentido da parábola (que também comoveu Ernest Renan, renegado e ímpio!) não nos escapa: esses casamentos são os casamentos de Cristo com a humanidade que o acolhe, casamentos que se realizam para a Redenção: o cristianismo como união matrimonial de Cristo com cada pessoa humana que lhe diz sim.

Esta união produz a celebração, isto é, a alegria, a alegria da verdade, a alegria da vida divina, merecida por Cristo na cruz com o seu sacrifício, partilhada connosco aqui na terra pelo baptismo e aumentada pela Santíssima Eucaristia, a alegria da participando da ação de Deus no tempo, o todo como uma alegre antecipação da felicidade eterna, uma antecipação da inevitável luta e sofrimento da vida.

Essas lâmpadas, que as dez meninas tiveram que preparar com eficiência para iluminar a sala de recepção e a festa de casamento, nos indicam tudo o que devemos preparar e possuir para tornar eficiente nossa vida cristã, que se expande em nossa ação de anunciar o Evangelho.

A primeira coisa que a lâmpada precisa é de óleo, uma fonte de luz: se faltar óleo, as lâmpadas se apagam. Este óleo significa acima de tudo a fé, isto é, a nossa adesão a Cristo, que, se válida, muda a vida e a torna luminosa. A fé deve ser alimentada continuamente, caso contrário ela diminui e se extingue. Santo Agostinho, com sua habitual sagacidade e eficiência expressiva, chamou tudo isso de cogitare fidem (fé pensante) e disse: " Fides non cogitata nulla est " (uma fé não pensada é nula). Como fazer para cogitare fidem ?

A resposta é bastante ampla, aqui bastam algumas características, expressas nos verbos “conhecer” cada vez mais o mundo da fé; “aprofundá-la”, “revisitar” seus fundamentos; “refundar” a fé; “estende-lo” a todos os setores de nossas vidas; Acima de tudo, “pedir” a Deus, pedir ajuda divina para nos abrirmos sempre mais ao mundo de Deus (relação pessoal com Deus: abre-se o mundo da oração pessoal com Deus, abre-se o mundo da oração cristã) e à ação da salvação que Ele opera no mundo em Cristo.

Eis a nossa abertura à irrupção de Jesus Cristo vivo e operante, nos sacramentos: confissão, Santa Missa e comunhão com a qual Deus vem atuar em nossas almas, em nossas vidas e nos reconfigura à imagem e semelhança de Jesus, seu Filho . Ele é o homem redimido, divinizado, "Cristoforme", "Cristificado".

“Dê-nos um pouco do seu óleo”

As lâmpadas, para iluminar, além do óleo, devem possuir todos os poderes capazes de transformar o óleo em luz. Falamos em linguagem metafórica. Neles vemos todas as realidades que se chamam competências profissionais, adquiridas na preparação exigida dos leigos católicos, que trabalham no mundo para iluminá-lo, transformá-lo, consagrá-lo (sim, consagrá-lo) a Jesus Cristo, retornando isso para Ele.

Estamos, embora sempre enraizados na santa Tradição católica (as raízes que nos dão solidez nunca devem ser cortadas), abertos ao "novo", tendo em conta que em todos os campos "o novo (moderno) não é símbolo de verdadeiro nem válido”.

No mundo de hoje - ao longo da história - como na parábola evangélica, também ouvimos o grito angustiado de uma parte que se encontra excluída da festa das bodas. "Nossas lâmpadas se apagam." É o grito de hoje, cheio de súplicas, implícitas ou explícitas, para que tantas vidas, especialmente os jovens, voltem ao mundo dos adultos, à família, à sociedade, à Igreja, aos homens individuais da Igreja, ao apóstolos de hoje.

É o grito desesperado cheio de angústia dos doentes, dos drogados, dos alcoólatras, dos desesperados, dos tentados ao suicídio, dos homens que buscam o sentido da vida, da dor e da morte... caminho da vida sem um suprimento de petróleo... e eles gritam para nós: "Dê-nos um pouco do seu óleo!" Dá-nos Cristo e o seu Evangelho! Onde você colocou Cristo? Não são vocês que deveriam anunciá-lo?

Feito um "pequeno rebanho", se soubermos responder, será novamente um novo Advento do Cristo. "O século 21 será de Cristo ou não será."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!