São Luís Maria Grignino de Montfort foi um dos maiores devotos da Virgem Maria.
Em seu escrito: O Segredo de Maria, existe citações que remetem as aparições de Nossa Senhora em Fátima! Leia:
I. A Santa Escravidão de amor é a verdadeira Árvore da Vida
Compreendeste, alma predestinada, pela operação do Espírito Santo, o que acabo de dizer? Agradece-o a Deus! É um segredo desconhecido de quase todos.
Se achaste o tesouro escondido no campo de Maria, a pérola preciosa do Evangelho, é preciso vender tudo para adquiri-la;
É necessário o sacrifício de ti mesmo nas mãos de Maria, e que alegremente te percas n’Ela para aí encontrar somente Deus.
.
Se o Espírito Santo plantou em tua alma a verdadeira Árvore da Vida, que é a devoção que acabo de explicar, é preciso que cultives com o máximo cuidado, a fim de que frutifique no devido tempo.
Se o Espírito Santo plantou em tua alma a verdadeira Árvore da Vida, que é a devoção que acabo de explicar, é preciso que cultives com o máximo cuidado, a fim de que frutifique no devido tempo.
Esta devoção é o grão de mostarda de que fala o Evangelho, o qual, ao que parece, o menor de todos os grãos;
Torna-se todavia bem grande e se eleva tão alto que as aves do Céu, quer dizer os predestinados, aí fazem o seu ninho e repousam à sombra durante o calor do Sol e aí se escondem, em segurança, dos animais ferozes.
Escravizar em Maria e viver conforme a Vossa vontade para alcançar o Reino dos Céus.
Quem há de discordar que Os pastorinhos de Fátima, não foram autênticos Escravos de Nossa Senhora em Fátima?
Ao partilhar de suas mensagens e corresponder aos Vossos pedidos?
Ao partilhar de suas mensagens e corresponder aos Vossos pedidos?
Viver em torno das Vossas mensagens e Revelações, atender aos Seus pedidos, e acreditar no Reinado do Imaculado Coração de Maria, é a escravidão em Fátima.
II. A maneira de cultivá-la
Eis, alma predestinada, a maneira de cultivá-la:
.Nenhum apoio humano
.
1º) Sendo esta árvore plantada em um coração bem fiel, quer estar em pleno vento, sem nenhum apoio humano;
Sendo divina, quer estar sempre sem nenhuma criatura, a qual poderia impedi-la de elevar-se para seu princípio que é Deus.
Assim, não se deve absolutamente apoiar-se em sua indústria ou em seus talentos puramente naturais, ou no crédito ou na autoridade dos homens:
É NECESSÁRIO RECORRER A MARIA E APOIAR-SE EM SEU SOCORRO
Francisco Marto foi o exemplo de Coração fiel que não necessitava de Apoio Humano. Ao dedicar seu precioso tempo rezando sozinho, para consolar Nosso Senhor e Nossa Senhora.
Olhar contínuo da alma
2º) É preciso que a alma, na qual esta árvore está plantada, esteja incessantemente ocupada como um bom jardineiro, a cuidá-la e a repará-la.
Pois esta árvore, sendo viva e devendo produzir um fruto de vida, quer ser cultivada e aumentada por UM CONTÍNUO OLHAR DA ALMA;
E consequentemente uma alma perfeita há de n’Ela pensar continuamente, dela fazer sua principal ocupação.
Violência a si próprio
3º) É preciso arrancar e cortar os cardos e os espinhos que com o tempo poderiam sufocar esta árvore, ou impedi-la de produzir fruto:Quer dizer, ser fiel em cortar e podar, pela mortificação e violência a si próprio, todos os PRAZERES INÚTEIS e as vãs ocupações com as criaturas;Ou por outra, crucificar a carne, GUARDAR O SILÊNCIO, mortificar os sentidos. Remetendo as influências e costumes banais que já haviam sido previstos por Nossa Senhora em Fátima.
Nas memórias da Irmã Lúcia, uma das Videntes de Nossa Senhora em Fátima, nenhum dos três pastorinhos viveram situações que pudessem retirar este fruto espiritual.
A própria Lúcia, por exemplo, tentará participar de um baile foi reprendida por Francisco, para que não vivas costumes banais.
A própria Lúcia, por exemplo, tentará participar de um baile foi reprendida por Francisco, para que não vivas costumes banais.
Nada de amor próprio.
4º) É necessário velar para que as lagartas não a prejudiquem em nada.
Essas lagartas são o amor de si mesmo e das comodidades, as quais comem as folhas verdes e as belas esperanças que a Árvore tinha do fruto:
Pois O AMOR DE SI MESMO E O AMOR DE MARIA NÃO SE TOLERAM ABSOLUTAMENTE.
Horror ao pecado
5º) Não se deve deixar que as feras se aproximem dela.Essas feras são os pecados, que poderiam matar a Árvore da Vida pelo simples contato;Nem mesmo seu hálito deve atingi-la, quer dizer, os PECADOS VENIAIS, QUE SÃO SEMPRE MUITO PERIGOSOS se não se faz caso deles.
O pecado da Carne, por exemplo, que havia sido explicado por Nossa Senhora em Fátima que seria o que “mais leva as almas ao inferno”.
Fidelidade aos exercícios
É necessário regar continuamente essa árvore divina com a Comunhão, a Santa Missa e orações(assim como Nossa Senhora pediu a Oração do Santo Rosário nas aparições em Fátima).
Sem O QUE ESSA ÁRVORE DEIXARIA DE FRUTIFICAR.
Paz nas provações
6º) Não nos devemos preocupar se for sacudida pelo vento, pois é necessário que a combata o vento das tentações para fazê-la tombar, que as neves e as geadas a rodeiem para perdê-la;
Quer dizer que esta devoção à Santa Virgem SERÁ NECESSARIAMENTE ATACADA E CONTRADITA;
Porém desde que se persevere em cultivá-la, não há nada a temer.
.
II. O fruto da Árvore da Vida é o amável e adorável Jesus
.
Alma predestinada, se tu cultivas assim a tua Árvore da Vida, plantada de novo pelo Espírito Santo em tua alma;
Eu te asseguro que em POUCO TEMPO CRESCERÁ TÃO ALTO que as aves do Céu aí habitarão, e TORNAR-SE-Á TÃO PERFEITA que afinal dará seu fruto de honra e de graça a seu tempo, quer dizer o AMÁVEL E ADORÁVEL JESUS que sempre foi e que será sempre o ÚNICO FRUTO DE MARIA.
.
Feliz uma alma na qual Maria, a Árvore da Vida, é plantada;
Mais feliz aquela na qual ela dá seu fruto;
Porém a MAIS FELIZ DE TODAS É AQUELA QUE APRECIA E CONSERVA SEU FRUTO até à morte e nos séculos dos séculos.
Assim seja!
Fonte: São Luís Maria Grignion de MONTFORT. O Segredo de Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário