quinta-feira, 24 de agosto de 2023

A oração pelas almas do purgatório revelada a Santa Gertrudes por Jesus

 

purgatório

Fr Lawrence Lew OP/Flickr


A cada vez que ela a rezasse, Ele poderia libertar mil almas do purgatório

Santa Gertrudes foi uma mística do século XIII que, muito tempo antes das aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, já recebeu a graça extraordinária de viver experiências místicas com o Seu Sagrado Coração.



Em uma das visões místicas que teve ao longo da vida, Santa Gertrudes foi instruída por Jesus a fazer a seguinte oração sabendo que, a cada vez que ela a rezasse, Ele poderia libertar mil almas do purgatório:

Eterno Pai, ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

A visão de Santa Gertrudes comprova o poder da oração pelas almas do Purgatório

Gertrude the Great

Wellcome Collection | CC BY 4.0


Santa Gertrudes viu Jesus levar almas do Purgatório ao Céu de acordo com o número de orações feitas por elas

Santa Gertrudes foi uma santa mística do século XIV, uma freira beneditina que recebeu muitas visões celestiais. Entre suas numerosas revelações privadas estavam breves cenas do Purgatório.

Uma dessas visões é descrita no livro The Life and Revelations of Saint Gertrude (“A Vida e as Revelações de Santa Gertrudes”). A obra destaca o poder da oração pelas almas no Purgatório:

Na quarta-feira, na elevação da Hóstia, ela suplicou a Nosso Senhor pelas almas dos fiéis do Purgatório, que as libertasse de suas dores em virtude de Sua admirável Ascensão. E ela viu Nosso Senhor descendo ao Purgatório com uma vara de ouro em Sua mão, que tinha tantos ganchos quantas orações haviam sido feitas por aquelas almas. Por isso, ele parecia atraí-las para um lugar de repouso. Ela entendeu, portanto, que sempre que alguém reza – geralmente por motivos de caridade – pelas almas do purgatório, é libertada a maior parte daquelas [almas] que durante a vida fizeram obras de caridade.”

As almas do Purgatório

A Igreja Católica ensina que as almas do Purgatório ainda estão, de alguma forma misteriosa, conectadas à Igreja na terra, e que as nossas orações têm um efeito sobre o tempo gasto nesta fase final de purificação.

Santa Gertrudes é uma das mais conhecidas santas que defenderam essas almas sagradas no Purgatório, e a Igreja frequentemente se refere a ela e suas visões para ajudar a explicar o conceito desse “lugar” de purificação. 

sábado, 19 de agosto de 2023

Você conhece o santo abandono para os momentos difíceis?

 

web3-woman-praying-pray-faith-shutterstock

Shutterstock


Aprenda a entregar seus problemas a Deus

Meu Deus, por que isso está acontecendo? Por que o senhor permite que isso aconteça?

Diariamente, recebo mensagens de pessoas que comentam: “Nada funciona na minha vida. Rezo. Faço jejum. E não vejo nenhuma solução para os meus problemas”.

Eu compreendo. Isso também acontece comigo. A vida, geralmente, não é como esperamos. Tantas dificuldades e ninguém sabe como ir adiante. Tudo é difícil.

Mas eu aprendi que, apesar de tudo, a vida é uma aventura maravilhosa. Tenho quatro filhos, uma linda esposa e muitos problemas para resolver.

E o que fazer nos momentos difíceis? Somente o que tem sentido: “CONFIAR”.

Devemos confiar plenamente em Deus, nosso Pai. Se Ele permite uma prova, ela fará algum sentido. E nós só vamos entender no fim.

Sei que Deus é nosso Pai. Um pai como Ele, que é Amor, tudo faz pelo bem de seus filhos. Então, por que devo temer?

Gosto muito da carta que São Tomás Moro escreveu para sua filha antes de ser executado, com a certeza de que Deus nunca o abandonaria:

 “Embora eu esteja convencido, minha querida Margarida, de que a maldade de minha vida é tanta que eu mereceria que Deus me abandonasse de tudo, nem por um momento deixarei de confiar em sua imensa bondade”.

Aprendi que, quando passamos por momentos difíceis, isso é para o nosso crescimento espiritual, para fortalecer nossa fé e para aprendermos o santo abandono.

Precisamos fazer nossa parte, não nos rendermos, sermos perseverantes na oração, desejar a presença de Deus, guardarmos o estado de graça como um tesouro e seguirmos caminhando. Além disso, temos que ser exemplos para os que estão em nossas vidas. Temos que nos santificar.

Por isso, ame a santa vontade de Deus, que é perfeita. Não tenha medo de abandonar-se em suas mãos amorosas.

Há 12 anos eu vivo esta experiência espiritual maravilhosa e nunca deixo de me surpreender.

Quando eu atravesso um caminho inóspito ou quando não encontro soluções para os meus problemas, faço o que eu posso. Depois, recorro a Jesus no sacrário, dizendo:

 “Eu te entrego tudo isso, Jesus. Fiz o que pude. Agora o problema é seu. Não consigo mais”.

É incrível! No dia seguinte, aparecem várias soluções. Lembro-me de uma vez que fui ver Jesus no sacrário só para lhe dizer: “O Senhor é o máximo”.

Fácil? Não, não é. É difícil confiar. Costumamos ter um pé na terra e outro no céu. Mas vale a pena. Acredite. Sua vida vai mudar.

Tudo o que se faz pelo amor de Deus vale o esforço.

Deus te abençoe!

Aqui está a melhor coisa a fazer antes de tomar uma decisão importante

 

Zmartwiona kobieta przy stole

Pixel-Shot | Shutterstock


Jesus fez exatamente isso quando precisou tomar uma decisão difícil. Por que você não faz o mesmo?

Precisa tomar uma decisão importante? Reze! É isso que Jesus nos ensina no Evangelho, quando vai para a montanha rezar.

É isso que Jesus nos ensina no Evangelho, quando vai para a montanha rezar.  

No capítulo 6, versículos 12 a 19, Lucas narra que Jesus passou a noite em oração e ao descer da montanha, escolhe 12 entre seus discípulos e chama-os de apóstolos. 

Antes dessa escolha importante, Jesus se retirou, se afastou da multidão e das atividades rotineiras. Buscou a montanha, que podemos entender também como a ida ao lugar mais alto, tentando ficar mais perto de Deus, e assim fazer a melhor escolha. 

Sabemos e acreditamos que Jesus é o Filho de Deus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, e a oração mostra que Ele não agia sozinho, buscava sempre ouvir o Pai e o Espírito Santo para tomar as decisões e se fortalecer para a missão humana. 

Nesta passagem do Evangelho, Jesus precisava escolher aqueles que estariam mais perto dele para levar a Boa Nova, e com a oração, decide quais dos discípulos fariam parte do grupo que o acompanharia mais de perto. 

Oração: o melhor socorro nos momentos difíceis

Em nossas vidas, muitas vezes temos decisões difíceis, importantes a serem tomadas. E nessa hora o melhor é buscar ajuda. Uma boa maneira é através da oração. Quando rezamos, aumentamos nossa intimidade com Deus, abrimos nosso coração para que o Criador possa agir em nós. 

E a promessa de Jesus é que Deus dá o Espírito Santo a quem O pedir. “Eu vos digo: pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberta. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá. (…) vosso Pai Celestial vos dará o Espírito Santo aos que lho pedirem” (Lucas 11, 9-10; 13b).. 

Portanto, o melhor a fazer é viver uma vida de fé, com oração e buscando sempre em Deus as melhores respostas para os desafios que surgem em nossa caminhada. O Pai não nos deixa desamparados, envia o Espírito Santo para nos guiar e nos mostrar o caminho certo. 

E são Paulo ainda completa na carta aos Filipenses: “Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças” (Fil 4, 6). 

terça-feira, 15 de agosto de 2023

A Visão do Purgatório segundo Santa Francisca Romana

 


A Visão do Purgatório segundo Santa Francisca Romana Este vídeo apresenta a concepção de Santa Francisca Romana sobre o Purgatório. De acordo com ela, cada pecado mortal adiciona sete anos de purificação.

A REALIDADE ASSUSTADORA do PURGATÓRIO: Veja esse relato de SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE

  

 


A REALIDADE ASSUSTADORA do PURGATÓRIO: Veja esse relato de SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE Neste vídeo, exploramos as visões de Santa Margarida Maria Alacoque do Purgatório. Ela fala sobre como ela orou a Jesus Cristo para aliviar as dores de uma freira no Purgatório. Este é um assunto impactante que mostra a importância da vida dedicada a Deus e a gravidade de negligenciar nossa vocação.



SERMÃO DE D. LEFEBVRE POR OCASIÃO DA FESTA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA (15 DE AGOSTO DE 1975)

 

Neste sermão proferido em Êcone, em 15 de agosto de 1975, D. Lefebvre mostra como a Assunção é uma afirmação do sobrenatural, de nossa vida de união com Deus face o naturalismo contemporâneo que considera apenas esta Terra e esquece o mundo futuro.

Fonte: La Porte Latine – Tradução: Dominus Est

Para ouvir o Sermão clique aqui

Meus queridos irmãos,

Celebramos hoje o 25º aniversário da proclamação do Dogma da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria por nosso Santo Padre, o Papa Pio XII. Foi em 1º de novembro de 1950.

Tive a alegria e a felicidade de estar em Roma naquele dia, na Praça de São Pedro, e ainda posso ouvir as palavras do nosso Santo Padre, o Papa Pio XII, proclamando a Assunção da Santíssima Virgem Maria, dogma da nossa fé.

Uma verdade professada desde os tempos apostólicos

Foi em 1950, no dia 1º de novembro, que a Santa Igreja de Deus ouviu falar pela primeira vez da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria? Certamente não. Basta ler os Atos pelos quais nosso Santo Padre Pio XII proclamou a Assunção da Santíssima Virgem, para ver que desde os primeiros tempos da Igreja já se professava a Assunção da Virgem Santíssima Virgem Maria.

Seja nas imagens, seja nos vitrais, nos escritos dos Padres, a fé na Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria já era professada em toda parte. Mas não foi definido solenemente pela Santa Igreja, porque esses dogmas – é preciso recordar – não podem ser novas verdades. Toda Revelação cessou após a morte do último dos apóstolos.

Portanto, é necessário olhar para antes da morte do último dos apóstolos, para encontrar no fundo da tradição e da Revelação que nos legaram, que os apóstolos nos legaram, para afirmar as verdades nas quais devemos crer hoje. Nenhum papa pode inventar uma nova verdade que ele queira submeter à nossa fé. Ele só pode buscar esta verdade no decorrer dos séculos, significando que esta verdade já estava implicitamente contida na Revelação e na fé que os apóstolos nos deram. Este é o ensinamento da Igreja.

Portanto, quando cremos na Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, ou seja, que o Bom Deus permitiu que o corpo da Bem-aventurada Virgem Maria fosse glorificado desde então, nós apenas nos unimos a toda a fé da Igreja, da Igreja de todos os séculos, e isso deve ser para nós uma grande alegria, uma grande consolação pensar que a nossa fé hoje, mais firme do que nunca, mais forte do que nunca, está unida à dos cristãos de todos os tempos.

A vida sobrenatural

Há, neste dogma e nesta verdade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, uma verdade muito preciosa, muito útil, no nosso tempo, em nossa época, uma época em que se quer negar os milagres, uma época em que se deseja negar todo esse mundo sobrenatural. Essa mesma palavra, obviamente, tem algo um tanto misterioso – o estado sobrenatural – talvez um pouco difícil para os cristãos entenderem, difícil de alcançar. E, no entanto, existe em todo o ensino da Igreja.

“O Bom Deus nos chamou para sermos Seus filhos, quando deveríamos ter sido apenas Seus servos.”

Em nossos catecismos aprendemos que nos tornamos filhos de Deus, que o bom Deus quis nos dar não apenas uma natureza humana, uma alma humana, mas quis nos fazer filhos privilegiados, filhos privilegiados participantes de sua natureza divina e, portanto, tendo possibilidades, conhecimento de Deus, possibilidades infinitamente maiores de amor a Deus e amor ao próximo do que se tivéssemos apenas o estado natural. Devemos sempre nos lembrar disso.

O Bom Deus nos chamou para sermos Seus filhos, quando deveríamos ter sido apenas Seus servos. Normalmente, se tivéssemos apenas nosso estado natural, nunca teríamos conhecido Deus diretamente. Deveríamos sempre tê-Lo conhecido indiretamente através das criaturas, através dos efeitos da onipotência de Deus, ascender à causa da onipotência que fez todas essas coisas que nos rodeiam, que nos criou. Ascendemos dos efeitos à causa, naturalmente pensamos que há um Ser extraordinariamente poderoso, um Ser que só pode ser Deus por fazer essas coisas por sua onipotência. Teríamos ficado por aqui.

O bom Deus não quis isso. Ele quis que entrássemos em sua intimidade. Ele quis que entrássemos n’Ele, de certa forma, para conhecê-Lo melhor, para amá-Lo melhor. E isso é uma graça. Precisamente o próprio termo significa uma graça extraordinária, incrível, à qual jamais poderíamos aspirar. Talvez devêssemos perguntar: Por que o Bom Deus nos amou tanto? Mas…! Deixe-nos em nossa pobre natureza humana! O que precisávamos para entrar na própria natureza de Deus, para estar tão perto de Deus, nos dá deveres mais importantes.

Sim, isso cria deveres mais importantes para nós. Isso muda completamente a nossa espiritualidade. Isso muda nossa vida interior – deve mudar nossa vida interior – e a muda desde o momento em que recebemos o batismo. Assim que recebemos esta graça de filiação de Deus no batismo, o pecado original é removido de nossas almas. Tornamo-nos filhos privilegiados de Deus, filhos adotivos de Deus.

E hoje, esta festa da Assunção, mostra-nos o coroação da obra de Deus. Deus quer isso também para nós, como fez para a Santíssima Virgem. Ele quer assumir nosss corpo, tornar nosso corpo espiritual de alguma forma e nos dar todas as alegrias do espírito e todas as alegrias de nossa filiação divina.

E como isso muda nossa vida cotidiana? Como deve esta vida sobrenatural, esta filiação divina, esta adoção divina deve mudar a nossa vida cotidiana? Bem, porque não precisamos mais ver as coisas como as veríamos se tivéssemos apenas nossa natureza humana. Saber que somos chamados a viver por Deus, a viver em Deus, a conhecê-Lo diretamente. Aquele que criou todas as coisas, nós devemos e temos em nós por esta graça de Deus, por esta natureza divina que já está em nós, pela graça santificante, essa natureza deve criar em nós, criar em nossos corações, em nossas mentes, um desejo por Deus, uma aspiração de amar a Deus, de estar com Ele. Esta graça, que suscitou durante todos os séculos da Igreja e já desde o início da era cristã, uma multidão de heroísmos de almas que tão atraídas por Deus, tão atraídas pelo desejo de conhecer e viver com Deus, retiraram-se para o deserto, para conventos, mosteiros, vida religiosa, até mesmo vida leiga, e se entregaram completamente.

Em todas aquelas famílias cristãs que viviam para Deus, que rezavam de manhã à noite – por assim dizer – que recitavam a oração familiar, que tinham devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria, que viviam a sua vida cristã e que portanto – vejam vocês – tinham uma certo desprezo, pode-se dizer, ue consideravam de uma forma menor, as coisas da natureza, as coisas criadas, as coisas materiais.

E então, hoje, somos repreendidos por isso. A própria Igreja é censurada por aqueles que, na Igreja deveriam continuar a ensinar-nos estas coisas, a mostrar-nos como modelos aqueles que se desapegaram das coisas deste mundo, para, já daqui de baixo, entregar-se totalmente a Deus, para exaltar os lares cristãos que são desapegados, aqueles lares cristãos onde se reza, onde a ideia de uma vocação religiosa, de uma vocação sacerdotal na família é algo estimado, algo desejado, para que, de alguma forma, toda a família pode ser consagrada a Deus, por amor a Deus.

O desprezo contemporâneo pelo sobrenatural

E isso é a graça, é a graça sobrenatural, é a filiação divina que está nos seus corações que os deve pedir isto, que os deve fazer desejar isto. Que vossa família pertença totalmente a Deus. Que nada na família seja um escândalo que afaste de Deus. Que esta seja a preocupação principal de vocês, sobretudo para quem se entrega a Deus, para os futuros sacerdotes, para quem quer unir-se a Deus nos vínculos da profissão religiosa.

“Ao se insistir nos valores humanos […], acaba-se por negar Nosso Senhor Jesus Cristo.”

E hoje vocês podem ver como a vida religiosa foi menosprezada, como a vida cristã no lar cristão foi menosprezada. A tal ponto que apenas limita-se a repetir a estima que se deve ter pelos valores deste mundo, pelos valores da ciência. Tudo isso é falso. Tudo isso reside no desprezo do sobrenatural, na negação de tudo o que Nosso Senhor veio nos trazer. Em última análise, é negar a Nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo fato de se insistir nos valores humanos, nos valores deste mundo, nos valores da ciência, acaba-se por negar Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por que nosso Senhor Jesus Cristo veio? Por que Ele morreu na Cruz? Por que Ele encarnou? Propter nos e nostra salutem . “Por nós e pela nossa salvação”. Para nos dar Sua graça, graça que havíamos perdido, para nos devolver esta filiação divina. Ele, que é o Filho de Deus, o verdadeiro Filho de Deus, o único Filho de Deus: Promogenitus“Primogênito de todas as criaturas”, Nosso Senhor quis doar-nos com seu Sangue, para nos comunicar sua vida divina aqui na terra. Temos, portanto, participação com Nosso Senhor Jesus Cristo, somos verdadeiramente participantes da natureza divina. E, consequentemente, se realmente estamos conscientes disso, devemos à imagem dos séculos de cristianismo, devemos à sua imagem, desprezar as coisas deste mundo, desprezar os bens deste corpo, desprezar os bens dos nossos sentidos. Considerando que hoje deseja-se preencher nossos sentidos com todas as satisfações naturais.

Bem, isso nunca foi o que Nosso Senhor nos ensinou. Nosso Senhor nos ensinou, justamente, o desprezo pelas coisas deste mundo, porque somos chamados a uma vida infinitamente maior, infinitamente mais elevada. Esta tem sido toda a espiritualidade da vida cristã durante todos os séculos que nos precederam. E o exemplo de todas essas pessoas que se retiravam do mundo, que se encerraram toda a vida em um mosteiro, era admirável e era um encorajamento para o cristianismo.

Perda da vida religiosa

Mas agora, vejam esses conventos desertos, as grades quebradas nos mosteiros das Clarissas, das Carmelitas, as religiosas que tinham um enclausuramento muito estrito para estar com Deus, para tomar consciência da filiação divina, para já viver do Céu antes de estar no Céu, sabendo que os poucos anos que teriam de viver na terra serviriam para prepará-las para esta vida no Céu. Eles imediatamente se refugiavam longe do mundo, longe dos prazeres deste mundo, para viver esta vida que receberam pelo batismo, confirmado pela crisma, sustentadas pela Santa Eucaristia e pela penitência. Essas almas de elite queriam ficar trancadas.

“O que atrairá as almas a esta vida contemplativa se não se fala mais dessa vida de Deus que temos em nós?”

O que aconteceu ? As grades foram rompidas, os portões foram quebrados, as freiras de clausura foram convidadas a sair.  Nosso Senhor também deixou o convento. E é por isso que não há mais vocações. É por isso que não há mais vida contemplativa.

O que atrairá as almas a esta vida contemplativa se não se fala mais desta vida de Deus que temos em nós? O que atrairá as famílias cristãs a viver cristãmente, se já não se diz que eles, por meio do casamento, receberam uma graça especial para fazer de suas famílias um lar cristão? Um lar onde se honra a Deus, ondese honra a Santíssima Virgem Maria, onde o Crucifixo está em lugar de destaque, onde o lar é o reino privilegiado de Jesus e Maria. Se não houver mais isso, não haverá mais lares cristãos, não haverá mais vocações; almas serão perdidas.

“Acima de tudo, fomos criados para sermos filhos de Deus, para vivermos com Deus.”

Eis o que nos ensina hoje o mistério da Assunção de Maria Santíssima, que será a coroação também para nós. Devemos esperar por isso. Devemos esperar por isso. Esta é a grande virtude da esperança. Ora, esta virtude da esperança é precisamente uma virtude que também está desaparecendo, porque toda a esperança está aqui embaixo. Agora, o progresso social, a justiça social, o progresso material, a distribuição dos bens deste mundo, estes são os grandes temas das pregações de hoje. Mas não foi para isso que fomos feitos, não foi para isso que Deus nos criou.

“Como transmitiremos aos nossos filhos essa esperança do céu, essas realidades eternas? Eis o que o bom Deus nos pedirá.”

Fomos criados, acima de tudo, para sermos filhos de Deus, para vivermos com Deus. Não importa se vivemos mal ou bem aqui em baixo, tudo o que importa é o amor que tivemos por Deus.  Como teremos passado os poucos anos que Deus nos deu, perante Ele, perante esta esperança do Céu? Como transmitiremos aos nossos filhos essa esperança do céu, essas realidades eternas? Eis o que o Bom Deus nos pedirá.

O juramento antimodernista

Além disso, meus queridos amigos, vocês que daqui a pouco pronunciarão uma profissão de fé e repetirão o juramento antimodernista, notarão que esse juramento antimodernista é precisamente, em quase todos os seus artigos, uma profissão do sobrenatural, contra aqueles que querem destruir a graça de Deus, destruir a realidade divina, a graça de Deus e nossa filiação divina.

E fazendo isso, aniquilam até a própria inteligência. Eles afirmam que sua própria inteligência não é capaz de conhecer a Deus. Este é o primeiro artigo: inteligência incapaz de conhecer a Deus. Essas pessoas que desprezam a inteligência divina que temos em nós, de certa forma, esta participação na inteligência divina que temos dentro de nós, desprezando esta graça que o Bom Deus nos deu, esta luz que o Bom Deus põe em nossos corações e em nossas mentes, ao mesmo tempo eles perdem a razão. E eles mesmos dizem: “Não somos mais capazes de conhecer Deus” Assim, estamos radicalmente, definitivamente, afastados de Deus, pois não somos mais capazes de conhecê-Lo.

E então desprezam todos os bens que Nosso Senhor nos deu: a graça divina, os sacramentos, o Santo Sacrifício da Missa, tudo isso é reduzido a um estado natural. Para esses modernistas, não há mais graça alguma que passe pelos sacramentos.

Pois bem, pelo contrário, vocês irão professar a sua fé na graça do Bom Deus, nesta vida sobrenatural que o Bom Deus nos deu e da qual Ele nos faz participar. E isso no dia da Assunção. Não podeis fazê-lo em dia melhor do que este para afirmar todos os benefícios que o Bom Deus nos concedeu, a grande caridade que o Bom Deus teve para conosco. Pois é uma blasfêmia dizer o que dizem os modernistas, é blasfemar contra Nosso Senhor, pois eles negam tudo o que Nosso Senhor veio fazer aqui. Renegam a Sua Igreja, negam o Seu Sacrifício, negam os Seus sacramentos. Eles negam tudo. Não resta nada.

E é disso queos catecismos atuais – os catecismos modernos – estão cheios. E é precisamente por isso que estes catecismos são tão nocivos, porque acabam por reduzir a nada toda a vida da graça, toda a vida divina, o que temos de mais precioso.

Peçamos a Maria Santíssima hoje, neste dia, que nos faça compreender verdadeiramente o que é a nossa vida sobrenatural, essa participação na vida divina. Deus sabe se ela conhece essa participação na vida divina, ela que deu vida natural a Jesus pela graça do Espírito Santo, é claro.  Como o Bom Deus deve tê-la inundado de graças espirituais e como ela deve ser capaz de nos fazer compreender quão belo é, quão grande é, quão doce é estar unido a Nosso Senhor, conhecer o Bom Deus, viver Com Deus.

Peçamos à Santíssima Virgem que nos deixe entrar nas nossas almas; em nossos corações, esse desejo imenso, esse desejo insaciável, de todos os momentos de nossa vida, de todas as nossas semanas, de todos os nossos meses, de todos os nossos anos, de estar com o Bom Deus por toda a eternidade.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amem.

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Remédios para enfrentar as tribulações

 

Little girl holds rosary and smiles

Zwiebackesser | Shutterstock



Jesus disse: Não temas, crê somente!

1NÃO TENHA MEDO

Jesus disse: Não temas, crê somente! “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: Não temas; eu te ajudarei” (Is 41,13-14).

2NADA ACONTECE SEM DEUS PERMITIR

“Até os cabelos de nossa cabeça estão contados” e “nenhum passarinho cai por terra sem a vontade de Deus” (Mt 10,29-30).

3SAIBA QUE TUDO CONCORRE PARA O NOSSA SANTIFICAÇÃO

“Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rom 8,28).

4TENHA PACIÊNCIA NAS PROVAÇÕES

“As provações do justo são muitas, mas de todas as livra o Senhor” (Sl 33,20).

5ABANDONE-SE NAS MÃOS DE DEUS

“Meu destino está em Vossas mãos Senhor!” (Sl 30,16).

6OFEREÇA TODO SOFRIMENTO PARA QUEM PRECISA DE SALVAÇÃO

“Completo na minha carne o que falta à paixão de Cristo no seu corpo que é a Igreja” (Col 1,24).

7CONTE COM A GRAÇA DE DEUS

“Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapasse as forças humanas. Deus é fiel e não permitirá que sejamos tentados acima das vossas forças, mas com a tentação Ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes delas” (1 Cor 10,13).

8LOUVE A DEUS POR TUDO; POIS DO MAL ELE SABE SEMPRE TIRAR O BEM

“Em todas as circunstâncias, dai graças, pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito em Cristo Jesus” (1 Tes 5,17-18).

9REZAR SEMPRE

“Vivei sempre contentes. Orai sem cessar” (1 Tes 5,16).

10INVOQUE SEMPRE A PROTEÇÃO DA VIRGEM MARIA, DOS SANTOS E DOS ANJOS

“Para Deus nada é impossível” (Lc 1,37).

domingo, 13 de agosto de 2023

10 atitudes do verdadeiro devoto de Nossa Senhora

 

shutterstock_75257152.jpg

Di thaagoon|Shutterstock


O verdadeiro devoto de Maria receberá toda graça e bênção celestial e, depois da morte, terá o Céu como recompensa!

É,sem dúvida, imensa a felicidade daqueles que são verdadeiros devotos da Mãe de Deus, pois viverão sempre felizes: receberão todas as graças e bênçãos celestiais e, depois da morte, terão o Céu como recompensa.

Vejamos o que faz o devoto de Maria:

1) Antes de tudo, ele procura conhecer bem a vida e as virtudes de sua Mãe. Há de ler livros que falam do poder, da grandeza e da bondade dela. Não é possível que haja quem não conheça de perto e a fundo o extraordinário prodígio que é a Mãe de Jesus.

2) O devoto da Virgem Imaculada recorre muitas vezes a ela. Conversa familiarmente com sua Mãe, como faz o bom filho com sua mãe terrena. Confia a ela suas mágoas, seus aborrecimentos, suas dúvidas e receios, na certeza de que ela se interessa por ele e o ajuda. Nossa Senhora gosta que confiemos cegamente nela e que lhe peçamos muitas graças.

3) O devoto de Maria gosta de visitá-la nas igrejas e santuários. Aprecia as suas imagens. Faz romarias aos lugares especiais onde ela atende tantas vezes tão maravilhosamente.

4) Aquele que ama a Virgem Maria conhece as principais festas marianas e se prepara bem para elas, com orações especiais, mortificações e novenas.

5) O devoto da Virgem Santíssima traz com devoção ao menos uma medalha com a sua efígie. Inscreve-se em confrarias marianas, procura receber o escapulário de Nossa Senhora do Carmo e o veste com todo o fervor.

6) O devoto da Imaculada agradece por não ter sido abandonado, apesar das suas muitas ingratidões. Agradece pelos numerosos benefícios obtidos por intermédio dela: todas as graças que temos recebido passaram pelas mãos maternais de Maria.

7) O devoto de Maria gostará de rezar o terço, oração predileta da Rainha do Santo Rosário. Cantará com prazer cânticos marianos e apreciará tudo o que se refere à Mãe Celestial.

8) Quem ama de fato a Maria se entregará totalmente a ela com uma consagração irrevogável. Fará tudo para lhe agradar. Ficará feliz por sabê-la tão grande, tão poderosa, tão bela e tão feliz. Dirá muitas vezes: “Maria, sou vosso e vosso quero ser sempre!”

9) O devoto de Maria procurará evitar tudo o que possa ofender a ela e ao seu Filho Jesus.

10) Por fim, e isto é o essencial, o devoto da Virgem Maria procurará imitá-la: procurará copiar as suas virtudes e ser semelhante a ela na medida de suas forças.

Quanto mais agradáveis formos a Maria, tanto mais alegraremos o coração de Nosso Senhor.

Considere-se o verdadeiro devoto da Mãe de Deus muito feliz, pois terá todos os auxílios necessários e abundantes neste mundo e a glória celestial no outro.

Como Maria Santíssima é boa!

__________

A partir de texto do frei Cancio Berri, C. F. M

domingo, 6 de agosto de 2023

10 conselhos surpreendentes para rezar o Terço conversando com Maria no dia a dia

 

FATHER APOSTOLI

Jeffrey Bruno | Good Counsel | Aleteia

O Terço é um meio para repassarmos calmamente os mistérios da vida de Jesus e de Maria

Aoração do rosário, popularmente chamado de “terço“, é um meio para repassarmos calmamente os mistérios da vida de Jesus e de Maria – enquanto recebemos graças muito especiais prometidas pela Mãe de Deus à humanidade!

Com base no livro “O rosário, teologia de joelhos”, escrito pelo padre Florian Kolfhaus, da Secretaria de Estado do Vaticano, oferecemos 10 conselhos práticos para rezar o rosário todos os dias:

1LEVE SEMPRE O ROSÁRIO NO BOLSO

Ou o decenário, que tem apenas dez contas e pode ser transportado facilmente. Toda vez que você pegar a chave para sair de casa, lembre-se também de levar o rosário!

2APROVEITE ALGUNS DOS SEUS TEMPOS LIVRES PARA REZAR

Enquanto espera a consulta médica, num intervalo do trabalho ou dos estudos, nas filas do dia-a-dia…

3REZE DURANTE TAREFAS E ATIVIDADES ESPORTIVAS

Existem atividades que não exigem muita concentração porque são mais práticas: estender a roupa no varal, lavar o carro, andar de bicicleta, correr… Assim como as pessoas que se amam pensam no outro durante essas atividades, também o rosário pode ser rezado como gesto de amor a Jesus e Maria!

4IMAGENS E MÚSICA PODEM AJUDAR...

O rosário é uma oração contemplativa: mais importante que as palavras que recitamos é a predisposição do coração para contemplar os mistérios que estamos meditando. Assim, você pode escolher imagens que ajudem a contemplar cada passagem da vida Cristo e de Maria. Música sacra em segundo plano também pode ser um instrumento útil para recolher os sentidos.

55. TRANSFORME SUAS DISTRAÇÕES EM ASSUNTO DE ORAÇÃO

As distrações estão o tempo todo ao nosso redor: é a lista de compras, o aniversário, a pessoa doente, a preocupação… Lutar contra esses pensamentos não os elimina. O melhor é conversar com Deus sobre essas “distrações” e rezar uma ave-maria pelas pessoas e intenções ligadas a elas: com isto, a oração se torna sincera, real, pessoal, englobando as coisas que inquietam o seu coração e colocando-as nas mãos de Deus, por intercessão de Nossa Senhora!

6REZE DURANTE OS SEUS DESLOCAMENTOS

A caminho do trabalho ou da escola, seja de carro ou de ônibus, de trem ou caminhando, você pode ir conversando com Maria como quem conversa com qualquer outro amigo: com naturalidade, sem precisar inclinar a cabeça nem fechar os olhos. Aproveite e dedique as ave-marias às pessoas que cruzam pelo seu caminho e pela sua vida: esses “estranhos” que estão pelas ruas e calçadas, as pessoas do trabalho e da escola… Se um médico passar por você, por exemplo, reze por ele e pelos seus pacientes!

7REZE PEREGRINANDO

O rosário pode ser rezado em todo lugar. Nada impede que o rezemos de joelhos, oferecendo o sacrifício físico pela nossa formação da vontade e por intenções de desagravo, mas não se trata de “aguentar o máximo possível a todo custo”. O que importa é saber que o nosso corpo e a nossa alma são para Deus! Você pode rezar sentado, deitado, andando, com a mesma confiança de filho que conversa com a mãe sem se preocupar excessivamente com formalidades. A forma, o jeito, a postura devem estar a serviço do conteúdo: se não, não fazem o menor sentido.

8OFEREÇA CADA MISTÉRIO POR UMA INTENÇÃO

Reze cada mistério por uma intenção especial: pela sua família, por um amigo, pelo Papa Francisco, pelos cristãos perseguidos na Síria, no Iraque, nos Estados Unidos, na sua escola ou empresa… Quanto mais específica for a intenção, melhor. Não peça só por você: seja generoso!

9REZE TAMBÉM NAS HORAS DE DESERTO ESPIRITUAL - MESMO QUE SEJA SEM PALAVRAS

Todos nós passamos por momentos de aridez espiritual, de aflição, de angústia, nos quais não conseguimos ou até não queremos rezar. Afinal, acontece a mesma coisa em relação às pessoas que amamos: mesmo amando-as, há momentos em que não estamos a fim de conversar com elas. São os altos e baixos do humor. Nesses momentos difíceis, porém, podemos fazer silêncio e simplesmente recitar um mistério do terço. Esse gesto de força de vontade oferecido a Deus pode ser a semente de uma transformação poderosa e inesperada! Aliás, pode ser suficiente apenas segurar o rosário na mão, sem pronunciar palavra alguma: a boa oração pode ser simplesmente um ato de presença. Assim como aqueles momentos em que não temos vontade de conversar, mas queremos estar perto de alguém, em silêncio, porque a proximidade diz muito mais do que parece.

10ADORMEÇA REZANDO O ROSÁRIO

Rezar ave-marias, para um católico, faz mais sentido que contar carneirinhos para dormir, não faz? E toda mamãe se comove ao ver o filhinho ou a filhinha adormecendo no seu colo.

SEJA UM BENFEITOR!