quinta-feira, 3 de novembro de 2016

11 hábitos que irão transformar a sua vida de oração






















OnePeterFive | Tradução Sensus fideiSua vida de oração caiu na rotina? É hora de reconsiderar os seus hábitos. Desenvolver hábitos saudáveis de oração pode fazer toda a diferença. Aqui estão algumas práticas importantes e hábitos que aprendi nos últimos anos — teria gostado muito se alguém os tivesse me ensinado quando eu ainda era um menino. Mas nunca é tarde para aprender ou desenvolver bons hábitos.
Estes são os 11 itens essenciais que transformaram a minha vida de oração — e poderiam fazer o mesmo com a sua.
1.- Vá para a cama na hora certa na noite anterior.
A manhã é o melhor momento para rezar. Uns bons 15 a 30 minutos de oração mental pela manhã colocam Deus em primeiro lugar, ajudam a evitar o pecado, fortalecem-nos para a prática das virtudes durante todo o dia, e estabelecem as bases para rezar sem cessar ao longo do dia.
Há também uma chance de que sua casa esteja efetivamente tranquila no período da manhã, e isso irá ajudar.
Mas, para rezar bem na parte da manhã, você também precisa estar bem descansado. E isso significa ir para a cama na hora certa na noite anterior. (Ou você ficará sonolento como aqueles Apóstolos.)

2.- Levante-se cedo.
Defina o seu despertador/alarme cedo o suficiente para que você possa ter 15 a 30 minutos de oração silenciosa pela manhã. E no momento em que o alarme soar, levante-se. Sem desculpas. Nada de mais um cochilinho.
Faça desta a sua primeira oração do dia: a oferta espiritual a Deus do sacrifício do seu sono.
Levante-se cada dia dessa maneira durante um mês e isto se tornará um hábito.
3.- Então, fique de joelhos e reze o oferecimento da manhã
Assim que acordou, ajoelhe-se… de joelhos reze seu oferecimento da manhã. Existem muitas versões. Leva apenas alguns segundos, mas consagrando o seu dia inteiro a Deus é uma forma importante e fácil de começar cada dia. Aqui está o que eu rezo:
“Ó meu Jesus, através do Coração Imaculado de Maria, eu vos ofereço todas as minhas orações, trabalhos, alegrias e sofrimentos deste dia, para todas as intenções do Vosso Sagrado Coração, em união com o Santo Sacrifício da Missa oferecidos em todo o mundo, em reparação pelos meus pecados, e por todas as intenções do Santo Padre. Tudo pelo Sagrado e Coração Eucarístico de Jesus, tudo para o Imaculado Coração de Maria, em união com São José. Amém.”
4.- Oração Mental da Manhã durante 15 minutos.
Você precisa decidir o melhor momento para fazer isso, mas para mim, é depois que me banho e me visto, de maneira que esteja bem acordado.
Encontre um lugar em sua casa que seja tranquilo e reze todas as manhãs. Outra possibilidade é parar em uma igreja ou capela de adoração eucarística no caminho do trabalho, ou depois de deixar as crianças na escola.
Passe 15 a 30 minutos em oração silenciosa. Em oração, medite sobre as Escrituras (minha série de Série de Arte Sacra dos Santos Evangelhos, na foto abaixo, é perfeita para isso) ou um escrito espiritual de algum Santo, como São Francisco de Sales, Introdução à Vida Devota.


Série Arte Sacra dos Evangelhos
Uma modelo de oração fácil de lembrar, há sempre A.C.A.S.: Adoração, Contrição, Ação de Graças, Súplica (petição). E se você é novo para a oração mental, não tenha medo. Aqui estão algumas sugestões para começar:
5.- Ore pelo menos uma vez a cada hora do dia
Para muitos de nós, partes inteiras do dia — ou mesmo dias inteiros! — passam sem que ao menos lancemos um olhar em direção a Deus. Li recentemente esta sugestão e fiquei surpreendido tanto pela sua simplicidade quanto pelo fato de que nunca ouvira isso antes.
Formar o hábito de voltar-se a Deus pelo menos uma vez a cada hora do dia. Isso pode ser tão simples como olhar para um crucifixo ou a imagem de um Santo, dizendo: “Seja feita a Vossa vontade” ou “Jesus, tende piedade de mim que sou um pecador”, ou “Vinde Espírito Santo”, ou reverentemente dizendo o nome de Jesus.
6.- Memorize alguns salmos. Reze-os em pontos específicos ao longo do dia
Até recentemente, eu nunca tinha memorizado nenhum dos salmos. Agora que memorizei quatro ou cinco, descobri que é muito fácil recitar cada um em pontos específicos durante o dia.
Por exemplo, recitar um determinado salmo cada vez que você entrar em seu carro. Recitar outro quando caminha pelo estacionamento ou até o seu escritório. Outro quando você se dirige para o banheiro ou lava suas mãos. Você começa a entender a ideia.
E uma vez que você tem esses salmos memorizados, eles também fornecem excelente material para meditação durante todo o dia.
Para começar, aqui estão alguns dos salmos que uso.
Salmo 1: “Bem-aventurado é aquele que não anda segundo o conselho dos ímpios. . . ”
Salmo 23: “O Senhor é meu pastor. . . ”
Salmo 24: “A terra é do Senhor e toda a sua plenitude. . . ”
Salmo 27: “O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei. . . ”
Salmo 42: “Julgai-me ó Deus e defendei a minha causa contra os ímpios. . . “
7.- Abrace a cruz
Todos os dias trazem sofrimentos e aborrecimentos. Alguns são grandes; outros, pequenos. Não os deixe ir para o lixo! Una-os à morte sacrificial de Jesus na cruz e amorosamente ofereça-os a Deus. Esta é outra maneira de orar sem cessar.
8.- Abrace o silêncio
Não ligue o rádio em seu carro. Desligue a música e a TV e qualquer outro ruído de fundo em casa. Abrace o silêncio. Se queremos ouvir Deus, primeiro devemos ouvir.
9.- Quando você está inquieto, volte-se para Deus
Santo Agostinho disse a famosa frase que nosso coração está inquieto enquanto não repousar em Ti.
Quantas vezes por dia podemos checamos nossos telefones? E se, em vez disso, nós nos voltamos para Deus nesses momentos?
Ou talvez, quando você está inquieto, volte-se para algo mais do que conforto: Shopping. Notícias. Televisão. Comida. Bebida.
Será que buscamos o prazer nas coisas? Ou em Deus?
Em vez de nos voltarmos para as coisas, voltemos para Deus. Durante todo o dia, se você se sente inquieto, volte-se para Deus. Peça a Sua graça. Peça o Seu amor. Peça a Sua paz. “Só em Deus a minha alma encontra repouso.” Salmo 62: 1.

Santo Agostinho de Hipona por Philippe de Champaigne
10.- Exame de consciência noturno
Cada noite, antes de se preparar para dormir, coloque-se na presença de Deus, e examine calmamente a sua consciência. Em sua mente, percorra os Dez Mandamentos e os Sete Pecados Capitais e considere onde ficou aquém. Faça um ato de contrição. Se algum dos seus pecados foi grave, resolva-se a ir para a Confissão.
Melhor ainda, fazer este exame noturno de consciência com o seu cônjuge (e crianças), como parte das Completas, Oração da Noite da Igreja a partir da Liturgia das Horas.
11.- Diga três Ave Maria ao pousar sua cabeça no travesseiro
Esta é uma prática católica tradicional e é uma boa maneira de terminar o seu dia. Assim como o seu primeiro ato do dia foi uma oração, então, será também o seu último.
E, no caso de que seja esta a sua última noite, através de suas Ave Marias, a Santíssima Virgem haverá de protegê-lo: “Rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.”




23 comentários:

  1. Muito bom pra estar na vida de oração.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, prático e simples que causa grande efeito na vida de qualquer pessoa

    ResponderExcluir
  3. Excelente, muitos são os ensinamentos que vemos como auto ajuda, se prestarmos atenção todos envolvem a oração, ela é a chave de tudo pois nos leva a Deus!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por essa reflexão estava mesmo precisando sou uma pecadora tencontrar que perdoar meu irmão e minha cunhada mas conesse tá muito difícil só tua ajuda Senhor pode me fortalecer.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns. Ótimo suas orientações.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pelos seus excelentes ensinamentos. Tenha certeza que eles mudaram minha vida espiritual para melhor.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pelos seus excelentes ensinamentos. Tenha certeza que eles mudaram minha vida espiritual para melhor.

    ResponderExcluir
  8. Rezei três terços em um dia e realmente senti a diferença. Estou com uma grande petição e realmente só Deus pode salvar a minha família e mim. Rezo também os salmos 91, 92 e outros. A Palavra de Deus é poderosa!

    ResponderExcluir
  9. Li calmamente no silêncio da madrugada e gostei muito. O Rosário me faz muito bem e doravante os 11 hábitos irão me aproximar mais ainda do Senhor Jesus. Veio como presente de aniversário no dia 3 de novembro. Esta matéria tem um ano de lançada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente texto.
      Deus lhe abençoe.

      Excluir
    2. Salve Maria !!!

      Tudo para maior Glória de Deus......

      Ajude-nos compartilhando os links nas redes sociais...

      Obrigado.

      Excluir
  10. Passei terríveis 20 anos afastada da igreja católica,estava como um verme vegetando.Estou a dez meses longe da rua,dos vícios.Tentando ficar fiel a Jesus q me resgatou!
    É difícil esse rompimento com o mundo
    Quero tentar usar essas lições q considero maravilhosas bênçãos de Deus
    obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia irmão eu já tenho o hábito de reza em qualquer lugar!MESMO ASSIM amei a sugestão de vocês

    ResponderExcluir
  12. Bom dia irmão eu já tenho o hábito de reza em qualquer lugar!MESMO ASSIM amei a sugestão de vocês

    ResponderExcluir
  13. Perfeito...era oq eu precisava....

    ResponderExcluir
  14. Adorei toda esta boa informação

    ResponderExcluir
  15. Amei os 11 hábitos. Como se diz nunca é tarde para aprender. Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Deus os abençoe ! Um bom ensinamento nos dias de hoje ! Eu tive minha infancia com este costume ! Ao acorda é ao deitar ! Assim passei pros meus filhos ! Adorei aprender mais ! Obga !

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante

    ResponderExcluir

SEJA UM BENFEITOR!