quarta-feira, 26 de abril de 2023

O Sacerdote segundo São João Maria Vianney

 

Que é o sacerdote? “Um homem que ocupa o lugar de Deus, um homem que é revestido de todos os poderes de Deus”.

“Ide, diz Nosso Senhor, ao sacerdote. Assim como o Pai me enviou, assim eu vos envio. Todo o poder me foi dado no Céu e na Terra. Ide, pois, instruí todas as nações. Quem vos escuta a mim escuta, quem vos despreza a mim despreza”.
 
Quando o padre perdoa os pecados, ele não diz: “Deus vos perdoe”, mas, sim: “Eu te absolvo”. Na consagração não diz: "Isto é o corpo de Nosso Senhor", mas sim: “Isto é o meu Corpo”.
 
S. Bernardo diz que tudo nos vem por Maria. Pode-se dizer também que também que tudo nos vem pelo sacerdote: sim, todas as venturas, todas as graças, todos os dons celestes. Se não tivéssemos o sacramento da Ordem, não teríamos Nosso Senhor. Quem O pôs ai nesse tabernáculo? O padre. Quem alimenta a alma para lhe dar a força de fazer a sua peregrinação? O padre. Quem a prepara para comparecer perante Deus, lavando essa alma pela primeira vez no Sangue de Jesus Cristo? O padre, sempre o padre. E se ela vier a morrer, quem a ressuscitará? Quem lhe restituirá a calma e a paz? Ainda o padre. Não vos podeis lembrar de um só benefício de Deus sem encontrardes, ao lado dessa lembrança, a imagem do padre.
 
Ide-vos confessar à Santíssima Virgem ou a um anjo: eles absolver-vos-ão? Não. Dar-vos-ão o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor? Não. A Santíssima Virgem não pode fazer descer o divino Filho à hóstia. Tivésseis aí duzentos anjos, eles não poderiam absolver-vos. Um padre, por mais humilde que seja, pode-o. Pode dizer-vos: “Ide em paz, eu vos perdôo”. Oh! Como é grande o padre!
 
O padre só será bem compreendido no Céu. Se o compreendêssemos na Terra morreríamos, não de pavor, mas de amor...
  
Os outros benefícios de Deus de nada nos valeriam sem o padre. De que serviria uma casa cheia de ouro, se não tivésseis quem vos abrisse a porta? O padre tem a chave dos tesouros celestes. É ele quem abre a porta. Ele é o ecónomo de Deus, o administrador dos Seus bens.
 
Se não fosse o padre, a morte e a paixão de Nosso Senhor de nada serviriam. Vede os povos selvagens: que lhes adiantou ter morrido Nosso Senhor? Ai! Eles não poderão gozar dos benefícios da redenção, enquanto não tiverem padres que lhes apliquem o precioso Sangue.
 
O padre não é padre para si: não dá a si absolvição, não administra a si os sacramentos. Ele não é para si, é para vós. Depois de Deus, o sacerdote é tudo. Deixai uma paróquia vinte anos sem padre, adorarão ali os animais. Se o sr. Missionário e eu nos fôssemos embora, vós diríeis: “Que fazer nesta igreja? Já não há Missa, Nosso Senhor já não está nela, tanto vale rezar em casa...”
 
Quando se quer destruir a religião, começa-se por atacar o padre, porque onde quer que não haja padre, não haverá mais sacrifício, e onde já não houver sacrifício não haverá religião.
 
Quando o sino vos chama à Igreja, se vos perguntassem: “onde ides?” poderíeis responder: “Vou alimentar a minha’alma”. Se vos perguntassem, apontando-vos o tabernáculo: “De que é essa porta dourada? — É do refeitório da minha alma. — Quem é que tem a chave dele, quem faz as provisões, quem apronta o festim, quem serve à mesa? — É o padre. — E a comida? — É o precioso Corpo de Nosso Senhor...” Ó meu Deus, meu Deus, como nos amastes!...
 
Vede o poder do padre! A palavra do padre, de um pedaço de pão faz um Deus! É mais do que criar o mundo. Perguntou alguém: “Santa Filomena obedece ao Cura d’Ars?” Certo, ela bem pode obedecer-lhe, já que Deus lhe obedece.
 
Se eu encontrasse um padre e um anjo, cumprimentaria o padre antes de cortejar o anjo. Este é o amigo de Deus, mas o padre faz às vezes de Deus.. Santa Teresa beijava o lugar por onde um padre havia passado.
 
Quando virdes um padre dizer: “Eis aquele que me tornou filho de Deus e me abriu o céu pelo santo baptismo, aquele que me purificou depois do meu pecado, que alimenta a minha alma. À vista de um campanário podeis dizer: “Que há ali naquela igreja? — O Corpo de Nosso Senhor. — E por que está Ele ali? — Porque um padre ali passou e disse Missa”.
 
Que alegria tinham os apóstolos depois da ressurreição de Nosso Senhor por verem o mestre que tanto amavam! O padre deve ter a mesma alegria vendo Nosso Senhor entre os seus dedos. Dá-se grande valor aos objectos tocados na escudela da SS. Virgem e do Menino Jesus em Loreto. Mas, os dedos do padre, que tocam a Carne adorável de Jesus Cristo, que mergulham no cálice onde está o seu Sangue, no cibório onde está o seu Corpo, não são, porventura, mais preciosos?
 
O sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Alfred Monnin in 'L'esprit du Curé d'Ars'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!