VI - Parte
ARTIGO III.
Para conservar a bela virtude
Toda virtude é nos jovens precioso ornamento que os torna queridos de Deus e os homens. Mas a virtude rainha, a virtude Angélica, a santa pureza é um tesouro de tal valor, que os jovens que a possuem tornaram-se iguais aos anjos de Deus no Céu, embora vivam ainda na terra: Erunt sicut ángeli Dei in coelo, são palavras do Senhor. Esta virtude é como o centro ao redor do qual se congregam e se conservam todos os bens e se por desgraça se vier a perder, perdem-se também todas as demais virtudes. Venérunt autem mihi ómnia bona páriter cum illa, diz o Senhor.
Mas esta virtude, meus jovens, que vos torna outros tantos anjos do Céu, esta virtude que tanto agrada a Jesus e a Maria, é muito combatida pelo inimigo das almas, que costuma dar-vos terríveis assaltos para vo-la fazer perder ou para levar-vos a manchá-la. Por este motivo eu vos indico algumas normas ou armas espirituais, com as quais certamente conseguireis conservar a virtude e repelir o inimigo tentador.
A arma principal é o recolhimento. A pureza é um diamante de grande valor; ora, se alguém se expor com o tesouro a vista dos ladrões, corre grande perigo de ser assassinado.São Gregório Magno declara que se alguém carrega em publico um tesouro pela rua, é sinal que quer ser roubado.
Ao recolhimento acrescentai o uso frequente da confissão sincera, da comunhão devota e a fuga dos que, com os atos ou com as conversas mostram que não apreciam esta virtude.
Para prevenir os assaltos do demônio, recordai aquele aviso do salvador: Este gênero de demônio, isto é, as tentações contra a pureza, só se vencem com o jejum e com a oração. Com o jejum, isto é, com a mortificação dos sentidos refreando os olhos, a gula, fugindo do ócio, não dando ao corpo senão o descanso estritamente necessário. Jesus Cristo recomenda que se deve recorrer a oração, mas a oração fervorosa é cheia de fé, não a deixando até que tenha sido afastada a tentação. Tendes também armas formidáveis nas jaculatórias, isto é, invocando os santos nomes de Jesus, e José e de Maria. Dizei portanto amiúde: Meu Jesus, misericórdia.Jesus, salvai-me.Maria, concebida sem pecado, rogai por mim que recorro a vós. Maria, auxílio dos Cristãos, rogue por mim. Doce coração de Maria, sede a minha salvação. Sagrado coração de meu Jesus, não Vos quero tornar a ofender. É também muito eficaz beijar o santo Crucifixo, a medalha ou o escapulário de Nossa Senhora.
Mas, se todas as armas não foram suficientes para afastar a tentação maligna, recorrei então á arma invencível, que é a presença de Deus. Estamos nas mãos de Deus, que tudo vê, que é o Senhor absoluto de nossa vida e pode fazer-nos morrer no instante. E nós teremos a ousadia de ofendê-Lo em sua presença?O Patriarca José, quando estava como escravo no Egito, sendo tentado para cometer uma ação nefanda, respondeu logo á pessoa que o tentava: Como poderei eu cometer este pecado na presença de meu Senhor? E vós dizei também: Como poderei eu deixar-me induzir a cometer este pecado na presença de Deus, do meu criador, do meu Salvador, Daquele Deus que só num instante pode tirar-me á vida, como vez ao primeiro que cometeu estes gêneros de pecados?Na presença Daquele Deus que, no mesmo ato em que eu O ofendo, pode precipitar-me nas penas eternas do inferno?
De minha parte, creio ser impossível que se deixe vencer de tais tentações e perigos quem recorre ao pensamento da presença de Deus.
ARTIGO IV.
Devoção a Maria Santíssima
Um grande sustentáculo para vós, meus queridos filhos, é a devoção a Maria Santíssima. Ouvi como ela vos convida: Si quis est párvulus, véniat ad me: Quem for pequenino, venha a mim. Si fordes seus devotos, além da abundância das suas bênçãos neste mundo, ela vos garante o paraíso na outra vida. Qui elúcidant me, vitam eternam habébunt. Tende pois amais íntima convicção de que obtereis todas as graças desta boa mãe, contanto que não peçais coisas que resultem em vosso dano.Deveis pedir-lhe com insistência particularmente três graças, que são necessárias para todos, mais especialmente para vós, meus caros jovens.
A primeira é a de não cometerdes nunca nenhum pecado mortal durante a vossa vida. Sabeis que significa cair em pecado mortal?Quer dizer renunciar a sermos filhos de Deus para tornar-nos escravos de Satanás. Quer dizer perder aquela beleza que nos faz iguais aos Anjos aos olhos de Deus, para tornar-nos deformes como demônios na sua presença. Quer dizer perder todos os merecimentos já adquiridos para a vida eterna; quer dizer ficar suspenso por um fio muito fraco por sobre a boca do inferno; quer dizer fazer enorme injúria a uma bondade infinita e é este maior mal que se possa imaginar. Oh! Sim, por quantas graças vos obtenha Maria, seria todas inúteis sem esta graça de não cair nunca em pecado mortal. Esta é graça que haveis de pedir de manhã e á noite e em todas as vossas práticas de piedade.
A segunda graça que deveis pedir a Nossa Senhora é a de poder conservar a preciosa virtude da pureza. O jovem que a conserva tem a maior semelhança com os Anjos do Céu. Pelo que o seu anjo da Guarda o considera como irmão e se alegra sobremaneira pela sua companhia.
Como me está muito a peito que todos os conserveis esta bela virtude, vos indico ainda alguns outros meios para conservá-la do veneno que a poderia contaminar. Antes de tudo evitai a companhia das pessoas de diversos sexos. Entendamo-nos: Quero dizer que os meninos nunca devem contrair familiaridades com meninas; de outra forma esta bela virtude se acharia em grande perigo. A guarda dos sentidos contribui também muitíssimo a conservação desta bela virtude. Evitai portanto todo excesso no comer e no beber; evitai os teatros, os bailes e semelhantes diversões, que são a ruínas dos bons costumes.
Mas guarde particularmente os olhos, que são as janelas pelas quais o pecado entra no nosso coração e por onde o demônio, vêem a tomar posse de nossa alma. nunca vos detenhais a olhar para as coisas contrárias, por pouco que seja, á modéstia.São Luis Gonzaga nem sequer queria que lhe vissem os pés, quando se deitava ou quando se levantava.
Outro menino, sendo interrogado porque fosse tão recatado na vista, respondeu: Tomei a resolução de não fitar nunca o rosto de uma mulher, para reservar os meus olhos para fixar pela primeira vez se não for indigno formosíssimo da Mãe da Pureza, Maria Santíssima.
A terceira graça que deveis implorar solicitamente da Virgem Imaculada é de poder sempre andar afastados da companhia daqueles jovens que tem más conversas, isto é, certas conversas que não se fariam na presença de vossos pais ou de alguma pessoa de respeito. Guardai-vos destes tais, muito embora fossem eles vossos parentes. Posso garantir-vos que ás vezes é mais prejudicial a companhia desses, do que a de um demônio.Felizes vós, meus caros filhos, se fugirdes da companhia dos maus! Então estareis certos de que trilhais o caminho do céu; diversamente, correreis muito grande perigo de perder-vos para sempre. Por isso quando virdes companheiros vossos proferirem blasfêmias, desprezar as práticas religiosas para afastar-vos da igreja ou, pior ainda, dizer palavras contrárias, por pouco que seja, á virtude da modéstia, fugi deles como da peste. Ficai certos de que, quanto mais puros forem os vossos olhares e vossas conversas, tanto mais Maria se comprazerá em vós e maiores graças vos alcançará de seu Filho e Nosso Redentor Jesus Cristo.
São essas três graças mais necessárias na vossa idade; e as alcançareis, com certeza, de Nossa Senhora, se fordes sempre seus devotos sinceros, rezando todos os dias o Santo Rosário ou ao menos três ave Maria e três glórias com a Jaculatória: Querida Mãe Virgem Maria fazei que eu salve a minha alma.
Com essas três graças trilhareis desde agora o caminho que vos há de tornar homens honrados na idade madura. Nessas graças tereis também o penhor certo da felicidade eterna que Maria Santíssima á de alcançar infalivelmente aos seus devotos.
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