sábado, 12 de fevereiro de 2022

"Oh, meu Jesus...", A ORAÇÃO DE FÁTIMA

 


Em Fátima, Nossa Senhora, no contexto do único segredo que consiste em três partes, revelou uma oração, que pela Divina Providência tornou comum ser rezada no final de cada mistério do Santo Rosário.

Mas há versões diferentes em sua recitação.

Para que esta oração seja conhecida o mais próximo possível da pronúncia que a Santíssima Virgem fez dela, colocamos aqui a oração e a explicação que Pe. Michel de la Sainte Trinité faz dela, em seu livro « Toda a verdade sobre Fátima », ainda inédito em espanhol.

Acompanhando esta escrita está a foto tirada no mesmo dia em que receberam o segredo e esta oração. Você pode ver nas feições dos Pastorinhos sua melancolia pela mensagem recebida.

«UMA ORAÇÃO URGENTE PELA SALVAÇÃO DAS ALMAS

Imediatamente após o término do segredo, Nossa Senhora continuou: «Quando rezares o terço, dirás depois de cada mistério:

« Ó meu Jesus, perdoa-nos,

livra-nos do fogo do inferno;

conduzir todas as almas ao Céu,

especialmente os mais necessitados”. [1]

"OH MEU JESUS." As duas orações ensinadas por Nossa Senhora são dirigidas ao Seu Filho, a Jesus, nosso "Deus Salvador". Só isso basta para destruir as calúnias dos reformadores contrários a Fátima, sob o pretexto falacioso de que a sua mensagem não é suficientemente cristocêntrica! Esse erro! Em Fátima, Nossa Senhora quis acrescentar à grande oração em Sua honra, esta breve invocação dirigida a Jesus Salvador. Intercalada entre a Gloria Patri à Santíssima Trindade, os Pais Nossos e as Aves que suplicam ao Pai Nosso e à Mãe Nossa do Céu, esta pequena oração expande o horizonte divino do nosso rosário.

"NOS PERDOA!" O pensamento do nosso pecado, este pecado tão profundamente enraizado em nós e que ameaça causar a nossa ruína, está presente na mensagem de Fátima em todos os lugares. Não há nenhuma das nove aparições do Anjo e da Santíssima Virgem, em que alguma alusão não seja feita a ele. Cada uma das quatro orações ensinadas a nós, por mais breves que sejam, todas fazem alguma menção ao pecado. Esta oração, que não é excepção, tem ecos das Ladainhas, dos Paters e das Aves : «Perdoa-nos as nossas dívidas», e «rogai por nós pecadores» [2] .

"SALVE-NOS DO FOGO DO INFERNO!" Este apelo, o mais urgente, refere-se, naturalmente, à visão do inferno. A evocação concreta de seu fogo assustador pretendia expressamente trazer à nossa mente a descrição do inferno feita por Lúcia. Sim, é o desejo de Nossa Senhora, que é a Soberana Mestra, que a palavra inferno nos lembre sempre deste fogo devorador, que exprime com mais precisão a sua terrível realidade.

"Librai nos do fogo do inferno!" A expressão é forte e vigorosa, e deliberadamente assim. Não mais “nos preserva”, mas mais exatamente, “livra-nos!” Esta palavra explicita o último pedido do Pai Nosso, com o mesmo verbo, "mas livra-nos do mal". Isso quer dizer que o inferno não é um perigo distante e imaginário do qual podemos escapar por conta própria. Não, é a culminação exata e certa das rebeliões contra Deus e do endurecimento do coração, para onde iríamos sem o perdão de Jesus, nosso Salvador, e sem a ajuda de Sua Graça, cheia de misericórdia. Sem Ele, sem Sua Paixão e Seu Sangue redentor, já estamos perdidos. Devemos nossa salvação somente a Ele, e Ele quer que Lhe peçamos: "Ó meu Jesus, livra-nos do fogo do inferno!"

A oração de Fátima é muito semelhante à da liturgia: «Da morte eterna, livra-nos, ó Jesus» implora a Ladainha. E a oração do Cânon Romano, que afirma claramente a intenção do Sacrifício Eucarístico, diz: "Livra-nos da condenação eterna (ab aeterna damnatione nos eripi) e conta-nos no rebanho dos teus eleitos". A mesma expressão vigorosa é encontrada nas Ladainhas dos Santos, e desta vez deixa absolutamente claro quem são os referidos pelo "nós": somos nós e todos os nossos entes queridos que temos a fé, e imploramos perdão para os nossos. : «Que Tu libertes nossas almas e as almas de nossos irmãos, parentes e benfeitores da condenação eterna, nós te imploramos, ouça-nos! Ut animas nostras… ab aeterna damnationeEripias , pedimos que nos ouça!”

Este é um apelo urgente, mas também cheio de imensa verdade. Pois na esperança já temos a certeza de obter o perdão de Nosso Salvador e, por fim, alcançar a felicidade do Céu... Assim, nossos horizontes se alargam, levando-nos à segunda parte da oração:

"LEVA TODAS AS ALMAS PARA O CÉU." Nosso desejo ardente de sermos salvos, nós mesmos e nossos entes queridos, necessariamente se estende a todas as almas. Cristo ofereceu Sua vida por todos os homens, sem exceção, e Deus, Seu Pai "quer salvar todos os homens"; Então, por que nem todas as almas vão para o céu? A pequena oração torna-se... uma oração universal. É místico e exprime uma caridade verdadeira e ardente. "Senhor", gostava de repetir o padre de Foucauld, "se fosse possível, fazei todos os homens irem para o céu!"

“A todas as almas”, “ como todas as almas” ou na versão mais citada pela Irmã Lúcia, “as alminhas todas”, com este diminutivo de comiseração, “todas aquelas pobres almas”, como diríamos, “pobres pecadores. " "Levai para o Céu!" Leve-os para o céu! A palavra dificilmente pode ser traduzida: carrega-os, transporta-os, eleva-os ao Céu! E talvez melhor ainda, como traduzem Padre Simonin e Dom Jean Nesmy: " atraitodas as almas para o Céu." Isso nos lembra as palavras de Jesus ao pôr do sol no Domingo de Ramos, imediatamente antes de entrar no caminho de Seu Sacrifício Redentor: “Agora será lançado fora o príncipe deste mundo; e eu, quando for ressuscitado da terra, atrairei todos a Mim. Ele disse isso indicando de que morte ia morrer.» [3] "Omnia traham ad meipsum." Ressuscitado na Cruz, como uma nova serpente de bronze, Ele salvará todos aqueles que O buscam, o único Salvador, "A quem traspassaram". E em breve, ascendendo ao Céu, levará consigo uma multidão de prisioneiros [4] .

"ESPECIALMENTE O MAIS NECESSÁRIO". Estas últimas palavras deixaram o Cônego Formigão perplexo. Eles são realmente surpreendentes: como podemos pedir a Jesus que leve todas as almas para o céu, e assim por diante, todas sem exceção, e então adicionar imediatamente uma fórmula que é parcial e restritiva? As palavras “todos… especialmente” parecem desafiar a lógica simples.

E mesmo assim, a fórmula é autêntica, e a dificuldade desaparece quando consideramos que se trata da salvação das almas, ou seja, a pura e infinita misericórdia de Deus. A lógica aqui é a do amor, cheia de suposições causadas pela estrutura muito estreita da relação exata dos conceitos a serem refutados. A alma suplicante, no zelo do seu amor, gostaria de obter da Divina Misericórdia a salvação de todas as almas... mas sabe que o seu pedido não pode ser plenamente atendido... não o merece. Neste caso, ela imediatamente esclarece seu pedido e diz a Deus: "Peço-te que tenhas misericórdia de pelo menos algumas almas, e mais especialmente, prioritariamente, das almas dos maiores pecadores, que certamente estão em perigo !" risco de se perder!" Essa é a lógica dos santos...

É assim que os três videntes entenderam esta frase, à luz de seu contexto imediato: a visão do inferno [5] . Uma passagem marcante das Memórias mostra-nos como a pequena oração de Nossa Senhora voltava muitas vezes aos lábios de Jacinta, e não só entre as dezenas do terço, mas muitas vezes para implorar a salvação das almas:

“Muitas vezes ela se sentava no chão ou em alguma pedra e, pensativa, começava a dizer:

"- O inferno! O inferno! Como sinto pelas almas que vão para o inferno! E as pessoas que, estando ali vivas, queimam como lenha no fogo!

“E assustada, ajoelhava-se e, com as mãos juntas, recitava as orações que Nossa Senhora nos ensinara:

«– Oh meu Jesus, perdoa-nos, salva-nos do fogo do inferno, leva todas as almas para o Céu, especialmente as que mais precisam!

«– Agora, Exmo. e Revmo. Sr. Bishop, e Vossa Excelência. revma. Você entenderá por que me pareceu que as últimas palavras desta oração se referiam àquelas almas que estão em maior ou mais iminente perigo de condenação”. [6]

Estas últimas palavras voltam nossa atenção para os moribundos. Em todas as miríades de Ave-Marias que todos teremos rezado durante nossas vidas, pedimos à Mãe de Misericórdia que reze por nós "na hora de nossa morte". Mas, e todas essas almas endurecidas, que constantemente a indignam e nunca a invocam? É por eles, pelo contrário, que Nossa Senhora nos faz rezar durante o nosso terço.

Essa prioridade dada aos maiores pecadores não foi compreendida, e foi a principal razão pela qual a versão original foi abandonada por tanto tempo em favor de uma mais clássica. Além disso, esta oração nos introduz a toda a realidade do Evangelho. É a prioridade dada às ovelhas perdidas pela dupla razão, que elas estão perdidas, e que sua salvação nos mostrará mais vivamente o Amor incansável de seu Bom Pastor! Foi Santa Teresa do Menino Jesus que, "devorada pela sede de almas, inflamada pelo desejo de arrebatar das chamas eternas as almas dos maiores pecadores", tomou a decisão de "evitar a qualquer custo ir para o inferno » , o horrível criminoso cujos três assassinatos monopolizaram as notícias. Sobre ele também, "este pobre infeliz Pranzini",[7] .

Veremos que esta questão da salvação dos maiores pecadores é um tema frequente nas revelações posteriores dadas à Irmã Lúcia. Este também era o pensamento constante de Jacinta:

«E ficou assim, muito tempo, de joelhos, repetindo a mesma oração. De vez em quando ele ligava para mim ou para seu irmão (como se estivesse acordando de um sonho):

«– Francisco, Francisco, rezas comigo? É preciso rezar muito, para libertar as almas do inferno. Tantos vão lá! Muitos!" [8]

[…]

«A ORAÇÃO PELAS ALMAS

Por quais almas deve ser dito? Pelas almas dos pecadores? Ou para os do Purgatório, como se acreditou por muito tempo?

DUAS VERSÕES DIFERENTES

Até aos anos quarenta, na maioria das obras sobre Fátima encontramos a seguinte versão, citada pelo Padre Castelbranco: «Ó meu Jesus, perdoa-nos os nossos pecados! Salve-nos do fogo do inferno! E traz à tona as almas do Purgatório, especialmente as mais abandonadas.» [9] Nessa altura, os peregrinos a Fátima recitavam a mesma fórmula na Cova da Iria. Como podemos explicar essa discrepância?

A VERSÃO AUTÊNTICA

Durante o interrogatório de 21 de agosto de 1917, Lúcia relatou ao padre Ferreira a versão revelada por Nossa Senhora pouco mais de um mês antes. Exceto por duas palavras, que não alteram o sentido [10] , este é exatamente idêntico ao texto que Irmã Lúcia transcreveu em sua Quarta Memória , em 8 de dezembro de 1941. Portanto, é esta última versão que estamos comentando. : «Ó meu Jesus, perdoa-nos, salva-nos do fogo do inferno e leva todas as almas para o Céu, especialmente as mais necessitadas». [onze]

Assim, não há dúvidas sobre a autenticidade desses textos, tanto mais que, além deles, há muitos outros que mostram que a Irmã Lúcia não alterou a redação, exceto em pequenos detalhes que em nada alteram o sentido do texto. frase. [12]

A INTERPRETAÇÃO DO CANON FORMIGÃO

Sabemos que durante o interrogatório de 27 de setembro de 1917, Lúcia recitou ao cônego Formigão a mesma versão autêntica que já havia dado ao seu pároco um mês antes. [13]

Mas quem são essas almas “mais necessitadas” e por quem Nossa Senhora nos pediu para rezar? O bom Cônego, que naturalmente não conhecia o segredo, nem as mensagens do Anjo, nem os repetidos convites de Nossa Senhora para rezar e sacrificar pelos pecadores, e era especialmente ignorante da visão do inferno, que é o contexto imediato da revelação deste a oração, pensou ele, deve sem dúvida referir-se às almas mais abandonadas do Purgatório.

Não é a palavra "alminhas" , diminutivo de "almas" , que sugere fortemente esta hipótese? O cónego Formigâo, que ele próprio optou resolutamente pela outra solução, explica: «Em português, a palavra «almas», sobretudo na sua forma diminuta, «alminhas» , (as pequenas, pobres ou queridas almas), usada sem qualificação, ordinariamente designa as almas do Purgatório. Nas igrejas, os cofrinhos das almas do Purgatório trazem esta inscrição, "caixa das almas", e nas esquinas encontram-se pequenas construções denominadas "ermida das alminhas" (ermida das pobres almas).» [14]Outro detalhe significativo: não é raro em Portugal ouvir um mendigo pedindo almas, “para las alminhas” , pelas almas do Purgatório.

Portanto, podemos facilmente compreender como o Cônego Formigão chegou a acreditar que a oração de Nossa Senhora poderia ter algo a ver com os mortos. Acrescentou ainda uma frase à versão inicial: «Levem todas as almas do Purgatório para o Céu, como alminhas do purgatório todas ... » 15] , por uma questão de clareza. Esta é a origem da fórmula que ele adotou e publicou em suas obras: "Ó meu Jesus, perdoa-nos, livra-nos do fogo do inferno e liberta as almas do Purgatório, especialmente as mais abandonadas". [16]

Quando em 1927 citou o interrogatório de 27 de setembro de 1917, apresentou sua fórmula como resposta de Lúcia à pergunta. Isso mostra como a nova versão da sentença, que apareceria como corrigida por ele, foi posteriormente amplamente divulgada [17] .

A INTERPRETAÇÃO DA IRMÃ LUCIA

A partir de 1921, e depois durante longos anos, Lúcia esteve afastada das peregrinações a Fátima, o que a manteve quase completamente alheia ao que se passava. Assim, ela não conseguiu retificar a fórmula errônea que estava sendo recitada ali. Mas quando questionado sobre sua opinião, (um pouco tarde, infelizmente!) ele insistiu em restaurar a versão original, cuja interpretação lhe parecia a mais óbvia. Já citamos sua carta ao Padre Gonçalves. Ela o fez novamente, com ainda mais vigor, em conversa com o Cônego Barthas, em 18 de outubro de 1946. Segue o texto:

«Permiti-me pedir à Irmã Lúcia que qualificasse o significado da palavra “alminhas”, almas: «Nestas almas que precisam da assistência divina, devemos ver as almas do Purgatório ou as dos pecadores?, perguntei-lhe.

"'Pecadores', ele respondeu sem hesitação.

"'Por que você pensa isso?'

«“Porque a Santíssima Virgem sempre falou das almas dos pecadores. Ela dirigiu nossa atenção para eles em todos os sentidos; Ela nunca falou das almas do Purgatório."

““Por que, em sua opinião, a Santíssima Virgem lhe interessou especialmente pelos pecadores, e não pelas almas do Purgatório?”

«Sem dúvida porque as almas do Purgatório já estão salvas, estando já no vestíbulo do Céu, enquanto as almas dos pecadores estão no caminho que conduz à condenação.» (Esta foi essencialmente a minha opinião também.)

“Sua explicação me parece altamente teológica. "Por que, então, em muitas igrejas e até em Portugal, as almas do Purgatório são nomeadas nesta oração?"

«“ Não sei Eu mesmo nunca falei das almas do Purgatório. Quanto ao resto, isso não me diz respeito.”» [18]

Esta declaração nos parece decisiva. A oração ensinada por Nossa Senhora só pode ser devidamente compreendida no contexto mais geral do segredo de Fátima. Isso justifica a modificação do texto, que o Cônego Formigão, com toda a sua boa fé, julgou ter o direito de fazer. Hoje, no entanto, preferimos recitar esta oração com o mesmo espírito que os três videntes, pois como a Irmã Lúcia escreve acertadamente noutro lugar: "Geralmente, Deus acompanha as Suas revelações com um conhecimento íntimo e minucioso do que elas significam." .» [19]

Devemos então esquecer as queridas almas do Purgatório? A resposta de Nossa Senhora em 13 de maio ("Ela estará no Purgatório até o fim do mundo") é suficiente para nos mostrar o quanto eles precisam de nossas orações. É um belo dever de caridade interceder por eles, especialmente pelos mais abandonados entre eles. Longe de se excluirem, todas as devoções católicas se fortalecem. Cabe a cada um praticar a sua devoção seguindo o impulso da graça particular que lhe foi dada… Há muito espaço num coração em chamas pelo amor das almas!”


[1] Aqui damos o texto da Quarta Memória , na tradução mais literal. Em todo caso, a versão usualmente adotada é substancialmente correta: "Ó meu Jesus, perdoa -nos os nossos pecados , salva-nos do fogo do inferno e conduz todas as almas ao céu, especialmente as mais necessitadas de tua misericórdia ". Esta bela oração foi citada em várias variantes e ainda é interpretada de várias maneiras. Alguns acreditam que o segundo pedido se refere às almas do Purgatório. Em anexo justificaremos a versão que adotamos e a explicação que propomos.

[2] Leia o belo paralelo estabelecido por nosso Pai entre o Pai Nosso e a Ave-Maria. CRC 182, outubro de 1982.

[3] Jo. 12. 31-33.

[4] Jo. 19, 37, Z. 12, 19; Ef. 4, 7.

[5] Ver carta da Irmã Lúcia ao Padre Gonçalves de 18 de Maio de 1941: A última súplica foi aplicada às almas do Purgatório, “porque parece que o sentido destas últimas palavras foi mal compreendido; mas creio que Nossa Senhora se referia às almas em maior perigo de condenação. Esta continua a ser minha impressão, e sem dúvida você vai acreditar na mesma coisa depois de ter lido a parte do segredo que escrevi, e sabendo que Nossa Senhora nos ensinou esta mesma oração durante a mesma aparição." (Memórias e cartas, p. 443).

[6] III, pág. 110.

[7] Manuscritos autobiográficos, pp. 117-119, Livre de Vie (1957).

[8] III, pág. 110.

[9] O Milagre Sem Precedentes de Fátima , p. 12 (1939). Em 1940, o padre Martin Jugie, em seu livro sobre o Purgatório, citou uma fórmula semelhante, p. 337. (Lethielleux).

[10] Nomeadamente, a conjunção "e" e as palavras "dela", referindo-se à misericórdia de Deus: "especialmente os mais necessitados dela ".

[11] O meu Jesus, pardoai-nos, (e) livrai nos do fogo do Inferno; levai como alminhas todas para o Céu, principalmente as que mais (d'ele) exigem. (Documentos, p. 341, 501).

[12] Seguem algumas datas: 7 de setembro de 1922, carta de Carlos Mendès (Barthas, Fátima, Grande Milagre do Século XX, p. 322). O relatório de 5 de janeiro de 1922 (Documentos, p. 471). O interrogatório perante a comissão canónica, 8 de julho de 1924. A carta do padre Gonçalves de 18 de maio de 1941 (Documentos , p. 443), e finalmente os textos da III e IV Memoria (Ibid., pp. 221 e 341). Em 18 de outubro de 1946, a Irmã Lúcia ditou a mesma fórmula ao cônego Barthas, acrescentando: "e ajuda sobretudo aqueles..." Mas o sentido é sempre o mesmo.

[13] Cf. JM Alonso, Fátima, escola de oração, p. 105, e História da Literatura p. 13: «A primeira versão escrita dos manuscritos do Formigão é precisamente aquela que os videntes sempre repetiram».

[14] Fátima 1917-1968, p. 101; ver todas as notas nas págs. 99-102.

[15] Alonso, História da Literatura, pp. 14-15.

[16] ...e libertar as almas do Purgatório, especialmente as mais abandonadas. Documentos, por exemplo 505.

[17] Saliente-se que o Padre Alonso acreditava que a interpretação teológica do Cânon Formigão podia ser justificada, mas insistia no sentido ordinário da palavra «alminhas». Segundo ele, a palavra "alminhas" esclarece a questão: refere-se às almas do Purgatório. (Fátima, escola de oração, p. 105; 1980.) Reparemos apenas que:

1. A Irmã Lúcia parece usar tanto a palavra "alminhas" como "almas" com indiferença. (Texto de 18 de maio de 1941) Segundo Castelbranco, a fórmula aprovada para peregrinações tem também a palavra «almas», enquanto os Martos aprenderam em 1917 a fórmula com a palavra «almas».

2. O próprio Cónego Formigão, em vez da palavra «alminhas», vem substituí-la pela expressão mais clara «almas do purgatorio». Por que então a mudança foi necessária?

3. A maioria dos doutos críticos portugueses interpreta a palavra "alminhas" como a Irmã Lúcia faz, por exemplo, designando as "pobres almas" dos pecadores.

Assim, concluímos que em português, assim como em latim ou francês, a palavra «alminhas» é indefinida e, dependendo do contexto, pode referir-se às almas dos falecidos ou às dos vivos. Documentos pág 447.

[18] Fátima 1917-1969, p. 101-102.

[19] III, pág. 116.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!