quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Meditação - Jesus no Santíssimo Sacramento dá audiência a todos a qualquer hora, por Santo Afonso de Ligório


Ad vocem clamoris tui, statim ut audierit, respondebit tibi - Logo que ouvir a voz do teu clamor, te responderá" (Is. 30,19)


    Falando do nascimento do Redentor no presépio de Belém, São Pedro Chrysologo diz que os reis da terra não dão sempre audiência, e que, quando alguém lhes deseja falar, muitas vezes acontece que os guardas o despedem a pretexto de que não é tempo de audiência e deve vir mais tarde. O Divino Redentor, pelo contrário, quis nascer numa gruta aberta, sem portas nem guardas, para dar audiência a todo o mundo e a toda a hora: Non est satelles qui dicat : Non est hora. - Não há guarda para dizer que não é a hora. Isto mesmo faz Jesus no Santíssimo Sacramento. As Igrejas estão continuamente abertas; cada um pode, quando lhe aprouver, ir e entreter-se com o Rei do Céu.
    E de lá, Jesus quer que lhe falemos com toda a confiança; por esta razão é que ele se conserva sob as espécies de pão. Se o Senhor aparecesse sobre os altares num trono de luz, como aparecerá no Juízo Final, quem se  a se aproximar Dele? Mas, reflete Santa Teresa, como ele deseja que lhe falemos e peçamos suas graças cheio de confiança e sem temor, velou sua majestade sob as espécies de pão. Ele deseja, diz também Thomas Kempis, que falemos a Ele como um amigo fala a seu amigo. Por isso, acrescenta o cardeal Hugo, nos sagrados Cânticos Jesus se chama a si próprio flor dos campos e açucena dos vales: Ego flor campi et lilium convallium. As flores dos jardins são encerradas e reservadas; mas as flores dos campos estão a disposição de todos.

    Qual não seria a tua alegria, meu irmão, se o rei te chamasse ao seu gabinete e te falasse: Dize-me, que desejas? De que precisas? Amo-te e desejo fazer-te bem. Pois é isto o que Jesus Cristo, o Rei do Céu, diz a qualquer que O visita: Venite ad me omnes qui laboratis et onerati estis, et ego reficiam vos - Vinde a mim, vós todos que sois pobres, enfermos, aflitos: eu posso e quero enriquecer-vos, curar-vos e consolar-vos; é para isto que me conservo sobre os altares.
    Procura ir muitas vezes a audiência junto ao Rei do Céu e, se ainda não o tens, toma o belo hábito de assistir todas as manhãs a Santa Missa, durante a qual Jesus Sacramentado dispensa as suas misericórdias mais profundamente. Não te detenham mais de render esta homenagem a Jesus Cristo, nem os negócios terrestres, nem o respeito humano. Thomas Morus, no meio dos seus múltiplos afazeres como Chanceller de Inglaterra, achava ainda todos os dias o tempo para assistir a Missa, nem julgava indecoroso a sua dignidade servir ele mesmo ao celebrante. Certo dia, enquanto praticava a sua bela devoção, avisaram-no que o rei o estava esperando. Thomaz respondeu: "Tenha um pouco de paciência, primeiro devo tributar minha homenagem a um Soberano de mais alta hierarquia e assistir até o fim a audiência do Rei do Céu."
    Amadíssimo Jesus meu, já que residis sobre os altares, para escutar as orações dos infelizes que a vós recorrem, prestai hoje ouvido ao que Vos dirige este pobre pecador. Ó Cordeiro de Deus, imolado e morto na Cruz, eu sou uma alma resgatada a preço do vosso sangue; perdoai-me todas as injúrias que vos fiz, e assisti-me com a Vossa graça, afim de que não Vos perca mais, Jesus meu, dai-me parte na dor que tivestes dos meus pecados no horto de Getsemani. Ó meu Deus, quisera nunca ter-Vos ofendido!
    Dulcíssimo Senhor Meu, se eu morresse em pecado, privado ficaria de Vos amar para sempre; Vós, porém, haveis me esperado para que Vos ame. Graças Vos dou pelo tempo que me concedeis, e já que Vos posso amar, quero amar-Vos. Dai-me a graça de Vosso santo amor, mas um amor tão forte que me faça esquecer tudo, para só pensar em satisfazer Vosso amantíssimo Coração. - Ah, meu Jesus, toda a minha vida consumistes por mim; consuma eu também por Vós, o que me resta da minha. Atrai-me todo ao Vosso amor; fazei-me todo Vosso antes de minha morte. Espero esta graça pelos merecimentos de Vossa Paixão. Confio também em vossa intercessão, ó Maria, sabeis que vos amo; tende compaixão de mim.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!