terça-feira, 5 de julho de 2011

Meditação sobre o pecado mortal - Por Santo Afonso de Ligório


Considera como, tendo sido criado por Deus para amá-Lo, com infernal ingratidão te rebelaste contra Ele, tratando-O como inimigo, desprezando sua graça e amizade. Tu sabias que com aquele pecado Lhe causavas amaríssimo desgosto, e não obstante cometeste-O. Como procede quem peca? Volta a Deus as costas; deixa de O respeitar, levanta a mão para O ferir, e tortura seu divino coração. O homem, quando peca, diz a Deus com as suas obras: Afasta-Te de mim, não Te quero obedecer, nem servir, nem reconhecer por meu Senhor, nem ter por meu Deus.

O meu Deus é o prazer, o interesse, a vingança. Tal foi a linguagem do teu coração, quando preferiste a Deus a criatura.

Santa Maria Madalena de Pazzi não podia acreditar que um cristão foste capaz de cometer um pecado mortal com plena advertência. E tu, querido leitor, que dizes! Quantos pecados não tens cometidos já! Perdoa-me, meu Deus, e tende piedade de mim. Eu Vos ofendi, ó Bondade infinita. Detesto os meus pecados, amo-Vos, e arrependo-me de ter caído na torpeza de Vos injuriar, ó meu Deus, digno de infinito amor.

Considera como Deus te falava, quando pecavas: Meu filho, eu Sou o teu Deus, que te criei do nada, e remi com o meu sangue: Eu proíbo-te sob pena de incorreres no meu desagrado, que cometas este pecado. Mas tu, pecando, dizias a Deus: Senhor, eu não quero obedecer-Te, quero satisfazer meus apetites, e é me indiferente desagradar-Te, perder a Tua graça. Eis aqui, ó meu Deus, o que eu tenho feito tantas vezes.

Como tendes podido sofrer-me? Oxalá eu tivesse morrido antes de Vos ter ofendido. De agora em diante não quero desgostar-Vos mais.Quero amar-Vos, ó Bondade infinita! Dai-me a perseverança, dai-me o Vosso santo Amor.

Considera que, quando os pecados chegam a um certo e determinado número, Deus abandona o pecador. Por isso, se te vires tentando a pecar de novo, ó meu irmão, não digas: Confessar-me-ei depois; porque, se Deus te fizer morrer então repentinamente, se Deus te abandonar, é fora de dúvida que não te confessaras; e em tal caso, que será de ti por toda a eternidade! Eis o motivo porque tantos homens se tem condenado. Estes também esperavam o perdão; mas a morte surpreendeu-os, e perderam-se.

Teme que te sobrevenha a mesma calamidade, porque não merece misericórdia quem se serve da bondade de Deus para O ofender. Depois de tantos pecados que Deus te tem perdoado, deves com razão temer que não te perdoe mais, se reincidires no caminho do mal. Dai-Lhe graças por haver te esperado até agora, e faze neste momento o propósito firme de sofrer antes a morte que cometer outro pecado mortal, dizendo sinceramente: já bastam, Senhor, as ofensas que Vós tem feito; a vida que me resta não a quero eu empregar em ofender-Vos, a Vós que O não mereceis. Quero empregá-la só em amar-Vos e em chorar as ofensas que vos tenho feito.

Arrependo-me, meu Jesus, de todo o meu coração; quero amar-Vos; dai-me forças para Vos amar.Maria, minha Mãe, auxiliai-me.

Fruto I. Farei freqüentemente atos de arrependimentos, dizendo: Misericórdia, ó meu Jesus; arrependo-me de Vos ter ofendido, peço-Vos perdão para os meus pecado.


Fruto II. Examinarei se há em mim algum afeto desordenado que possa afastar-me de Deus, e desterra-lo-ei do coração.
 
 
Fonte:
http://catolicostradicionais.blogspot.com

2 comentários:

  1. Tenho uma duvida (sou escrupuloso). Se eu cometi um pecado de matéria GRAVE mas achei que era LEVE foi mortal??? E se confessei um pecado MORTAL arrependido e junto ele um VENIAL, mas esse venial eu não tinha o proposito de larga-lo completamente, foi sacrilegio???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, foi venial.
      Não, não foi. Mas não foi uma atrição (contrição imperfeita).
      Para a validade do sacramento, é necessário ter a intenção de se esforçar para evitar todo pecado mortal.

      O problema do pecado venial é que ele esfria a virtude teologal da caridade, aumentando a chance de pecar mortalmente (além de piorar o Purgatório).

      Excluir

SEJA UM BENFEITOR!