quarta-feira, 9 de maio de 2018

MÊS DE MARIA – SÉTIMO DIA: A ANUNCIAÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM


1. Prodígio do amor de Deus neste mistério;
2. Aniquilação do Verbo neste mistério;
3. Glória de Maria neste mistério.
ORAÇÕES PARA TODOS OS DIAS DO MÊS
Oração preparatória
Abri, Senhor, a minha boca para louvar o vosso Santo Nome. Purificai também o meu coração de todos os vãos, perversos e estranhos pensamentos, iluminai meu entendimento, inflamai minha vontade para que digna, atenta e devotamente possa fazer esta devoção e mereça ser atendido diante de vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.
V. Sede em meu favor, Deus onipotente.
R. Em me socorrer sede diligente.
V. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo também.
R. Como era no princípio, seja agora e sempre. Amém.
Invocação ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor.
V. Senhor, enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.
ORAÇÃO
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a iluminação do Espírito Santo, fazei que nos regulemos segundo o mesmo Espírito e que gozemos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.
Oração de São Bernardo à Santíssima Virgem
Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido à vossa proteção, implorado vossa assistência e reclamado vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu pois com uma igual confiança a vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro. De vós me valho; e gemendo com o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não rejeiteis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado; mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.
Ato para antes da meditação
Eu estou na presença de Deus. Ele me vê, me ouve e penetra até o íntimo de minha alma, descobrindo nela os meus mais recônditos pensamentos e afetos. Ah, como poderei sustentar a face do Deus de toda a santidade? Sendo tão miserável pecador, quando penso em minhas numerosas infidelidades, em tantos e tão enormes atentados que tenho cometido contra o meu Criador, o temor e o remorso se apoderam de mim e quase não me atrevo a levantar os olhos para o céu… A vós me socorro, ó divina Maria. Por toda a parte vos ouço chamar o refúgio dos pecadores, a consolação dos aflitos, a Mãe de misericórdia; sede pois o meu refúgio, minha esperança, minha Mãe, e alcançai-me o perdão de vosso adorado Filho.
Piedosíssima Virgem, bem conheceis minha ignorância e fraqueza. Sem os auxílios da graça não sou capaz de bem algum; nem mesmo posso ter um bom pensamento, nem excitar um bom sentimento em minha alma. Dignai-vos, vós mesma ensinar-me a orar. Afastai de mim todas as distrações, derretei o gelo de meu coração, inspirai-me atenção, recolhimento e fervor para fazer bem esta oração.
A anunciação da Santíssima Virgem
1. Prodígio do amor de Deus neste mistério;
2. Aniquilação do Verbo neste mistério;
3. Glória de Maria neste mistério.
Primeiro PontoProdígio do amor de Deus neste mistério
Ponderemos o incompreensível amor, a bondade, a misericórdia e a sabedoria infinita de Deus, que resolveu salvar o mundo por um meio tão admirável, como é o da Encarnação do Verbo eterno; e conheçamos o quanto é terrível o pecado de qual Ele quis nos livrar, visto que foi necessário aplicar-lhe um remédio tão extraordinário. Bendigamos ao Senhor pela sua misericórdia e rendamos- -lhe mil ações de graças por ter escolhido a divina Maria para dar ao mundo o nosso adorável Salvador. Saudemos com o Anjo esta Virgem bem-aventurada e tributemos-lhe todas as adorações devidas à Mãe de Deus.
Segundo Ponto: Aniquilação do Verbo neste mistério
Consideremos a humilhação e abatimento in- compreensível de um Deus feito homem no seio da Virgem. Aquele, que é impassível, imortal, onipotente, infinitamente grande, se torna sujeito ao tempo, à dor, à morte. O Eterno faz-se menino, o Criador faz-se criatura; e isto para reparar com suas humilhações os ultrajes feitos a Deus pelo pecado e para nos ensinar a humildade com seu exemplo. Que indignidade, que se ensoberbeçam um vil bichinho da terra, à vista de um Deus aniquilado! Ó Virgem Maria, quais não foram vossos sentimentos à vista do extraordinário abatimento de vosso Filho! Ensinai-nos a humilhar-nos como vós na sua presença.
Terceiro Ponto: Glória de Maria neste mistério
Consideremos a excelsa dignidade, a que Maria é exaltada neste mistério. Torna-se Mãe de Deus verdadeira e propriamente, e por esta augusta qualidade fica superior a todos os Anjos e homens. Deus, sendo como é, onipotente, não pode elevar uma criatura à mais alta dignidade. “Pode Ele, diz um Santo Padre, criar um mundo mais excelente do que aquele que criou; mas não pode criar Mãe mais excelente do que a Mãe de Deus”. Regozijemo-nos com esta admirável Mãe por todas as grandezas que Deus operou nela. Prostremo-nos a seus pés para lhe tributarmos as adorações que ela merece, e para renovar-lhe os protestos de nosso respeitoso afeto; e ponhamo-nos novamente debaixo de sua proteção.
ORAÇÃO
Que vos direi, ó Virgem incomparável, elevada pela escolha do Senhor à mais sublime de todas as dignidades? E como poderei eu falar à mais santa, à mais poderosa de todas as criaturas, à Rainha do Céu e da terra, à Mãe do meu Deus?! Prostrado a vossos pés, ó Maria, eu me envergonho de aparecer diante de vós, que com tão belas qualidades sois tão humilde, eu que, cheio de tantos pecados, sou tão orgulhoso. Porém, assim mesmo tão miserável como sou, quero também tributar-vos com o Embaixador celeste as minhas adorações. Eu vos saúdo, ó cheia de graça. Enriquecei a minha pobreza com vossa plenitude e abundância. O Senhor é convosco. Fazei que Ele seja também comigo pela sua misericórdia. Que reine em meu coração pelo seu amor e que me faça reinar convosco no Céu por toda a bem-aventurada eternidade.
EXEMPLO
A Regina Coeli
Refere Barônio que no ano 500 depois de Jesus Cristo, a cidade de Roma foi devastada pela peste de um modo tão terrível, que houve fundamento para recear, que esta cidade se tornasse bem depressa em um vasto túmulo. Tendo sucumbido a esta cruel enfermidade o Papa Pelágio II, foi eleito para lhe suceder São Gregório, chamado Magno. Este Santo Pontífice, vendo que se achavam esgotados todos os recursos e precauções humanas, e que a peste aumentava todos os dias seus estragos, tomou o partido de se voltar inteiramente para a Mãe de Deus. Ordenou pois que o clero e o povo fossem em procissão à Igreja de Santa Maria Maior e que se levasse por toda a cidade a Imagem da Santíssima Virgem, a qual se considera ter sido pintada por São Lucas. Era tal a violência do mal, que morreram oitenta pessoas durante a procissão. Deixou- -se enfim Deus abrandar pelas lágrimas e súplicas do Santo Pastor e do seu desolado rebanho. Antes do fim da procissão viu-se, como no tempo de David, sobre a torre de Adriano, chamada depois o castelo de Santo Ângelo (do Santo Anjo) em memória deste acontecimento, um Anjo revestido de forma humana, que metia na bainha uma espada ensanguentada; e desde logo cessou inteiramente a peste. Ouviram-se ao mesmo tempo vozes no ar cantando estas palavras: Regina Coeli, laetare, alleluia, quia quem meruisti portare, alleluia, resurrexit, sicut dixit, alleluia; cujo sentido é este : Rainha do Céu, alegrai-vos, porque aquele que mereceste trazer em vosso seio, ressuscitou, como disse. Aleluia. O Santo Pontífice acrescentou logo: Ora pro nobis Deum, alleluia. Orai por nós a Deus, aleluia. Era dia de Páscoa, e por isso desde então sempre a Igreja canta esta antífona em honra da Santíssima Virgem nesse santo tempo. (História da Igreja, por Godeau.
Antigo Mês de Maria)
PRÁTICA
Lançai-vos aos pés da Santíssima Virgem e pedi-lhe com fervor a conversão dos pecadores.
JACULATÓRIA
Vita dulcedo et spes nostra, salve.
Salve, ó Maria, que sois a nossa vida e a nossa esperança.
Ato para depois da meditação
Bendito sejais, meu Deus, pelas graças que acabais de conceder-me durante esta oração, pelas luzes e bons pensamentos que nela me destes, pelas santas impressões com que movestes meu coração, pelas saudáveis resoluções que me inspirastes. Perdoai-me as distrações, as negligências, a tibieza e a resistência à vossa graça, de que me tornei culpado. Virgem Piedosíssima, minha boa e terna Mãe, eu me lanço com uma inteira confiança em vossos braços, para achar em vosso coração um asilo seguro contra todos os perigos a que poderei achar-me exposto. Tomai-me debaixo de vossa proteção; vigiai em minha defesa; trazei-me à memória muitas vezes as minhas resoluções e alcançai-me a graça de as praticar fielmente.
ANTÍFONA
V. Toda sois formosa, ó Maria.
R. Toda sois formosa, ó Maria.
V. E não vos manchou o pecado original.
R. E não vos manchou o pecado original.
V. Vós sois a glória de Jerusalém.
R. Vós sois a alegria de Israel.
V. Vós sois a honra do vosso povo.
R. Vós sois a advogada dos pecadores.
V. Ó, Maria!
R. Ó, Maria!
V. Virgem prudentíssima.
R. Mãe clementíssima.
V. Rogai por nós.
R. Intercedei por nós a Nosso Senhor Jesus Cristo.
V. Fostes, ó Virgem, imaculada na vossa Conceição.
R. Rogai por nós ao Pai, cujo Filho destes à luz.
OREMOS
Ó, Deus que preparastes uma digna morada para vosso Filho, pela imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de toda a culpa, pela previsão da morte do mesmo seu Filho, concedei-nos pela intercessão desta Senhora, que purificados de toda a mácula, cheguemos a gozar a vossa vista. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.
Ladainha de Nossa Senhora
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai do Céu, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Mãe de Jesus Cristo.
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intemerata,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede da sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso digno de honra.
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim.
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do Céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos Cristãos,
Rainha dos Anjos,
Rainha dos Patriarcas,
Rainha dos Profetas,
Rainha dos Apóstolos,
Rainha dos Mártires,
Rainha dos Confessores,
Rainha das Virgens,
Rainha de todos os Santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao Céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da Paz,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi- -nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo, tende piedade de nós.
ANTÍFONA
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia…
OREMOS
Infundi, Senhor, como vos suplicamos a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo cremos na encarnação do vosso Filho, pela sua paixão e morte de cruz sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.
R. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!