terça-feira, 16 de junho de 2020

Catecismo Ilustrado - Parte 68 - Obras Corporais de Misericórdia





Catecismo Ilustrado - Parte 68

As Obras de Misericórdia

Obras Corporais de Misericórdia

Explicação da gravura

1. A misericórdia é uma virtude que nos leva a ter compaixão das misérias do próximo e a aliviá-las.

2. Há duas classes de obras de misericórdia, as corporais e as espirituais.

3. As corporais são as que se referem ao corpo do próximo.

4.  São sete: 1º dar de comer a quem tem fome; 2º dar de beber a quem tem sede; 3º vestir os nus; 4º visitar os enfermos e encarcerados; 5º dar hospedagem aos peregrinos; 6º remir os cativos; 7º enterrar os mortos.

5. A gravura representa as principais.

Dar esmola aos pobres

6. A primeira obra corporal de misericórdia é acudir aos pobres nas suas necessidades.

7. A gravura, na parte superior, representa o Profeta Elias multiplicando a farinha e o azeite da viúva da Sarepta. “Falou-lhe então o Senhor assim: “Levanta-te, vai para Sarefta dos Sidonios, porque eu ordenei a uma mulher viúva que te sustente”. Levantou-se e foi para Sarefta. Tendo ele chegado à porta da cidade, apareceu-lhe uma mulher viúva, que apanhava lenha. Ele chamou-a e disse-lhe: “Dá-me num vaso um pouco de água para beber”. Quando ela lha ia buscar, Elias chamou-a outra vez e disse: “Traz-me também, peço-te, um bocado de pão na tua mão”. Ela respondeu-lhe: “Viva o senhor teu Deus, que eu não tenho pão, senão somente um pouco de farinha na panela, e um pouco de azeite na almotolia. Ando a apanhar um pouco de lenha, a fim de a ir cozer para mim e para meu filho, para comermos e depois (de gastos estes restos) morreremos (de fome)”. Elias disse-lhe: “Não temas, mas vai e faz como disseste; porém faz primeiro para mim desse pouco de farinha um pãozinho cozido, debaixo do rescaldo, e traz-mo; para ti e para teu filho, farás depois”. Com efeito, o Senhor Deus de Israel disse assim: “A farinha que está na panela não faltará, nem de diminuirá, na almotolia, o azeite, até o dia em que o Senhor faça cair chuva sobre a terra”. Foi a mulher e fez como Elias lhe tinha dito. E desde aquele dia não faltou a farinha na panela, nem se diminuiu o azeite da almotolia. Aconteceu depois adoecer o filho desta mãe de família, e a doença era tão grave que já não respirava. Então Elias clamou ao Senhor, assim: “Senhor meu Deus, até a uma viúva, que me sustenta como pode, afligiste, matando-lhe seu filho?” O Senhor ouviu a voz de Elias; a alma do menino voltou a ele, e ele recuperou a vida”. (I Rei XVII, 9) Vê-se neste exemplo que Deus gosta de premiar os que praticam a caridade para com os pobres.

9. No ângulo superior da esquerda, vê-se uma mulher que dá esmola a um necessitado. 

Visitar os enfermos e encarcerados

10. Esta obra acha-se representada pelo bom Samaritano do Evangelho, à esquerda da gravura.

11. “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos ladrões, que o despojaram, o espancaram e retiraram-se, deixando-o meio morto. Ora aconteceu que descia pelo mesmo caminho um sacerdote que, quando o viu, passou de largo. Igualmente um levita, chegando perto daquele lugar e vendo-o, passou adiante. Um samaritano, porém, que ia de viagem, chegou perto dele e, quando o viu, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu jumento, levou-o a uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao estalajadeiro e disse-lhe: “Cuida dele; quando gastares a mais, eu te pagarei quando voltar”.” (Lucas X, 25)

12. No ângulo inferior da esquerda, vê-se uma Irmã da Caridade cuidando de um doente.

Dar pousada aos peregrinos

13. Esta obra de misericórdia está representada, na gravura, por Abraão oferecendo a hospedagem aos Anjos que iam destruir as cidade de Sodoma e Gomorra.

14. No ângulo inferior da direita, vê-se um frade dando hospedagem a um peregrino.


Enterrar os mortos

15. Esta obra está representada pelo santo homem Tobias, sepultando um dos companheiros do seu cativeiro.
16. No ângulo superior da direita, vê-se um sacerdote aspergindo com água benta a campa de um defunto que acabam de enterrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!