sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Bons Hábitos Cristãos – Ao Acordar

 

Inicia-se hoje a nova série de postagem no blog, Bons Hábitos Cristãos.

Dividida em quatro partes (Ao Acordar, Ao Trabalhar e Ao Anoitecer), esta é a primeira: Como o Cristão deve proceder pela manhã.

Parte 1: Agradecimento

Eleve teu coração diretamente à divindade assim que acordares. Em um momento de profundo recolhimento, faze um ato de verdadeira adoração ao Senhor teu Deus. Perceba a tua pequenez, a tua iniquidade e a tua maldade intrínseca; clama, portanto, para que Ele te ajude e te santifique. É agora um ótimo momento para que rezeis o Pater Noster, a Ave Maria e o Credo; dependendo do horário que acordas, rezeis também o Angelus.

De seguido, reconhece que Ele já te abençoou ao te garantir que acordásseis para mais um dia poder buscá-Lo. Tua história poderia ter-se findado por uma infinidade de motivos ao longo desta mesma noite; no entanto, aí estás: de pé e pronto para outro dia.

Agradece, também, por tudo quanto tu tens para hoje. Agradece pelo teu emprego, pela tua casa, pela família cristã que você possui, pela tua cama e pelo teu dia. Peça perdão pelos pecados cometidos ao longo da noite e lembra-te de que o hoje foi feito para Deus. Por isso, fixe firme o propósito de melhor segui-lo e buscá-lo; lembra-te de dedicar todos os teus esforços a Ele, e com Ele busca fazer tudo.

Parte 2: Intenções de uma pessoa cristã

Pense, agora, em tudo quanto deves fazer ao longo do dia. Quais os teus propósitos para hoje, o que é que deves desempenhar em tua casa, em teus estudos, em tua família etc.

Não se detenhas em apenas pensar, mas, acima de tudo também em quais dificuldades enfrentarás. Entenda que será preciso se manter firme em seu propósito para que possa vencer todas as suas lutas espirituais.

Após adquirir esse entendimento, humilha-te diante de Deus e, percebendo que éreis incapaz, peça piedosamente o Seu divino auxílio e a Sua divina graça.

Oferece a tua iniquidade ao teu Deus e deixa que Ele te guie, de modo que o teu dia seja por Ele guiado e a Ele orientado, a fim de que não pequeis por motivos fúteis.

Observa sempre que deves manter o teu estado de graça, dia após dia, mês após mês e ano após ano: este é, em verdade, o primeiro passo para a vida espiritual séria. Invoca também a Santa Mãe de Deus e o teu santo anjo da guarda, para que te auxiliem na missão de não ferir a Divina Majestade por tua baixeza interior.

Passo 3: Meditação

Como São Francisco de Sales muito bem nos recomenda, cumpre também que tomemos um livro bom e piedoso em nossas mãos e façamos uma breve leitura dele. Desta forma, poderemos extrair lições de infinita utilidade para nossa vida e, especialmente, para cada dia. Para tanto, a Caritatem tem alguns disponíveis e recomendadíssimos:

Deles, tal qual uma abelha que coleta o pólen de uma flor e o espalha pelo mundo, extrai o que for necessário para a tua vida e mantém em tua mente ao longo do dia. Desta forma, o cristão poderás sempre ter a Deus em tua consciência; é recomendado, também, que mantenhas algumas preces jaculatórias em mente ao longo do dia. Tudo isto nos é fornecido com maestria pelo Padre Jean Croiset na coleção O Ano Cristão.

Com isso, iniciarás com maestria o teu dia, sempre com Cristo em mente, e assim permanecerás. Já o Devocionário Quotidiano se faz recomendado em todas as ocasiões. Com ele, temos orações prontas e garantidamente ótimas para uso em todas as ocasiões, do amanhecer até a hora de dormir e até mesmo durante a Santa Missa.

Desta forma, podereis alcançar a glória da santidade: com Cristo no coração e Deus por guia.

Se você gostou desse post, compartilha com seus amigos e faça essa mensagem alcançar outras pessoas.

Um comentário:

  1. Não entendi a parte "...Dividida em quatro partes...". Podes explicar melhor?

    ResponderExcluir

SEJA UM BENFEITOR!