quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Quarta-feira de cinzas


13/02 Quarta-feira de cinzas 
Festa de Primeira Classe 
Paramentos Roxos

  Souviens-toi, ô homme, que tu es poussière et que tu retourneras en poussière.

Meménto,homo, quia pulvis es, et in púlverem reverteris.
 “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás”(Gen 3,19)

  A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.
  A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase“Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás”.

Santo Ágabo


  No Martirológico comemora 13 de fevereiro. Ágabo é reverenciado como um santo na maioria dos ramos do cristianismo. São Ágabo (grego : Ἄγαβος) era um seguidor precoce do cristianismo mencionado nos Atos dos Apóstolos como um profeta . Ele é tradicionalmente lembrado como um dos setenta discípulos descritos em Lucas 10:1-24 . 
  De acordo com Atos 11:27-28 , ele era de um grupo de profetas que vieram à Antioquia de Jerusalém . Lá, ele previu uma grave fome sob o reinado do imperador romano Cláudio 45 d.C. E ela foi tão ruim em Jerusalém que muitas pessoas morreram na cidade.Atos 21:10-12 registra que muitos anos depois, em 58, Ágabo encontrou Paulo de Tarso em Cesaréia Marítima e avisou-o de sua captura. Amarrou suas mãos e os pés com o cinto de Paulo para demonstrar o que o judeus fariam se Paulo continuasse sua viagem para Jerusalém. Paulo, porém, não desistiu de sua viagem.
  De acordo com a tradição, Ágabo morreu como um mártir em Antioquia.
 A Historia diz que Santo Ágabo estava na Ordem Carmelita atribuída à fundação de uma Igreja em honra à Mãe de Deus, por isso é dado com um hábito característico da Ordem do Carmo e uma pequena igreja com a inscrição "Virgini Matri".

Epístola

Joel, 2, 12-19
12. Por isso, agora ainda - oráculo do Senhor -, voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto.13. Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige.14. Quem sabe se ele mudará de parecer e voltará atrás, deixando após si uma bênção, ofertas e libações para o Senhor, vosso Deus?15. Tocai a trombeta em Sião: publicai o jejum, convocai a assembleia, reuni o povo;16. santificai a assembleia, agrupai os anciãos, congregai as crianças e os meninos de peito; saia o recém-casado de seus aposentos, e a esposa de sua câmara nupcial.17. Chorem os sacerdotes, servos do Senhor, entre o pórtico e o altar, e digam: Tende piedade de vosso povo, Senhor, não entregueis à ignomínia vossa herança, para que não se torne ela o escárnio dos pagãos! Por que diriam eles: onde está o seu Deus?18. O Senhor afeiçoou-se à sua terra, teve compaixão de seu povo;19. O Senhor respondeu ao seu povo: Vou mandar-vos trigo, vinho e óleo, e deles sereis fartos, e não vos farei mais objeto de opróbrio diante dos pagãos.


Deo Gracias
Evangelho

São Mateus, 6,16-21

16. Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.17. Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto.18. Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.19. Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam.20. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.21. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração 

Laus tibi, Christe

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!