quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Ensinamentos da Beata Jacinta Marto

"Os pecados que levam mais almas para o Inferno são os pecados da carne".

Em Lisboa, foi primeiramente acolhida no Orfanato de Nossa Senhora dos Milagres, dirigido por freiras. Em meio a tantos sofrimentos, era para ela um alívio estar entre pessoas consagradas à caridade. Olhava-as como almas escolhidas por Nosso Senhor, especialmente a Madre Godinho, que desde logo se tomou de imenso afeto pela pequena pastora. Jacinta a chamava carinhosamente de "madrinha".
Foi, aliás, essa bondosa e abnegada freira que registrou as últimas palavras de Jacinta, tão inspiradas, tão graves e tão cheias de sabedoria, que podem ser consideradas como verdadeiros ensinamentos. E o são sobretudo para os jovens, iludidos em geral pelos falsos prazeres da vida e, que se deixam arrastar pelos maus exemplos dos costumes e modas imorais. Sirvam-lhes, portanto, esses conselhos e advertências da pastorinha de Fátima, como se fossem ditos para cada um deles.

Sobre o pecado:
"Os pecados que levam mais almas para o Inferno são os pecados da carne.
Virão umas modas que vão ofender muito a Nosso Senhor. As pessoas que servem a Deus não devem andar com a moda. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo.
Os pecados do mundo são muito grandes.
Se os homens soubessem o que é a eternidade, fariam de tudo para mudar de vida. Os homens perdem-se porque não pensam na morte de Nosso Senhor e não fazem penitência.
Muitos matrimônios não são bons, não agradam a Nosso Senhor e não são de Deus.


Sobre as virtudes cristãs:

"Minha madrinha, não ande no meio do luxo, fuja das riquezas. Seja muito amiga da santa pobreza e do silêncio. Tenha muita caridade, mesmo com quem é mau. Não fale mal de ninguém e fuja de quem diz mal. Tenha muita paciência, porque a paciência nos leva para o céu. A mortificação e os sacrifícios agradam muito a Nosso Senhor.
A Confissão é um sacramento de misericórdia. Por isso é preciso aproximarem-se do confessionário com confiança e alegria. Sem confissão não há salvação.
A Mãe de Deus quer mais almas virgens, que se liguem a Ela pelo voto de castidade.
Para ser religiosa é preciso ser muito pura na alma e no corpo.
Eu iria com muito gosto para um convento; mas gostaria mais ainda de ir para o céu.
E sabes tu o que quer dizer ser pura? - perguntava-lhe a Madre Godinho.

Sei, sei. Ser pura no corpo é guardar a castidade; e ser pura de alma é não fazer pecados; não olhar para o que não se deve ver, não roubar, não mentir nunca, dizer sempre a verdade ainda que nos custe.

Quem não cumpre as promessas que faz a Nossa Senhora nunca terá felicidades nas suas coisas.

Impressionada pela profundida e pelo acerto dessas palavras, Madre Godinho perguntou a Jacinta quem lhe havia ensinado todas essas coisas.

- Foi Nossa Senhora - respondeu a menina - mas algumas, penso-as eu. Gosto muito de pensar....


* Jacinta de Jesus Marto -  Aljustrel, Fátima11 de Março de 1910 Lisboa20 de Fevereiro de 1920.

Fonte:

Um comentário:

  1. Estou impressionada como que a santa Jacinta fala sobre o pecado e como se ela tivesse aqui hoje no meio de nós naquela época ela já sabia o que ia acontecer com o pecado com tantos pecados que ofende muito nosso senhor Jesus Cristo por exemplo quando ela fala Hāo de vir umas Modas que hão de ofender muito a nosso Senhor estou impressionada auler estas palavras.

    ResponderExcluir

SEJA UM BENFEITOR!