domingo, 29 de abril de 2018

Exercitando a presença de Deus


EXERCITANDO A PRESENÇA DE DEUS



O exercício da presença de Deus encerraduplo objetivopensar em Deus que nos está presente e falar com este Deus presente. Estes dois atos são essenciais ao exercício da presença de Deus. 

O lugar em que podemos imaginar a Deus presente, o modo de no-lo representar, assim como a maneira de entreter-nos com ele, ficam ao arbítrio de cada um, conforme suas inclinações e necessidades.

Deus está em toda parte, no universo inteiro como em qualquer parte do mesmo, nos formidáveis corpos celestes como no ínfimo grão de areia. Deus está presente tanto no corpo como na alma de cada homem. Porém na alma do justoDeus habita com particular amor, porque essa alma, pela graça santificante, de modo especial lhe é semelhante e agradável.

No Santíssimo Sacramento acha-se presente não só a divindade de Jesus, mas também a sua humanidade, seu Sagrado Corpo, sua Santa Alma, sua Carne e seu Sangue Adoráveis.

Onde Deus se acha presente, aí está totalmente, com tota a sua essência, com todas as suas perfeições. Onde Deus de acha, aí estão todas as três pessoas:o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


Quem pratica o exercício da presença de Deus, pode representar-se Deus prsente, ora no vasto universo, ora em cada criatura, ora em si mesmo, em seu corpo, em sua alma, ou no Santíssimo Sacramento do altar, conforme lhe for mais fácil ou mais convier às suas inclinações pessoais.

Santo Inácio habituara-se a contemplar a Deus nas criaturas, ou, como ele se exprimia, a ver a Deus em tudo. Pelo seu livro de exercícios, vemos que três pensamentos principalmente o absorviam:

1) Deus está em todas as criaturas;
2) Deus opera em todas as criaturas;
3) Deus opera em todas as criaturas para mim, isto é, para meu maior bem.

Feliz o homem que, de acordo com esses princípios, sabe considerar todas as criaturas como um véu através do qual percebe a presença,  a atividade e o amor de Deus.

Ao ver um rio, diz consigo: nesta água, em cada gotinha, Deus está presente e opera nesta água incessantemente;

Ao vestir-se, pensa consigo: nesta minha roupa Deus se acha e opera, é Ele quem lha dá a flexibilidade para adaptar-se ao meu corpo e aquece-lo. Esta roupa é um presente do amor paternal de Deus. 

Quando erguer os olhos ao céu, diz consigo: Deus está presente e opera no sol, que ilumina , aquece e saneia a terra só pelo poder divino: os céus narram a magnificência e o poder de Deus.

Na verdade, o coração de quem assim aprendeu a considerar as criaturas, em todas vendo o Criador, abrasar-se-á sempre novamente - como Santo Inácio tem em vista por esta meditação - no amor de Deus e nele progredirá.



(excertos do livro: "O exercício da presença de Deus" - por um zeloso sacerdote

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!