sábado, 17 de outubro de 2020

COROINHA DE NOSSA SENHORA

 

Resultado de imagem para COROADA DE 12 ESTRELAS

Oração diária obrigatória a todos os consagrados à Nossa Senhora pelo método de São Luiz de Montfort, indicada pelo Santo nos números 234 e 235 do seu “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” e válida também a todos que quiserem louvar nossa Mãe Santíssima de forma mais digna e recorrer a ela em suas necessidades. 

  1. Segunda prática. Recitarão todos os dias de sua vida, sem, entretanto, nenhum constrangimento, a coroinha da Santíssima Virgem, composta de três Pai-Nossos e doze Ave-Marias, em honra dos doze privilégios e grandezas da Santíssima Virgem. Esta prática é muito antiga e tem seu fundamento na Sagrada Escritura. São João viu uma mulher coroada de doze estrelas, vestida do sol e tendo a lua debaixo de seus pés (Ap 12, 1) e esta mulher, na opinião dos intérpretes (*), é a Santíssima Virgem.

(*) Entre outros, S. Agostinho (Tratct. De Symbolo ad Catechumenos, 1. IV, cap. I); S. Bernardo (Sermo super “Signum Magnum”, n. 3).

  1. Há muitos modos de rezar bem esta coroinha e seria demasiado longo mencioná-los. O Espírito Santo o inspirará àqueles e àquelas que mais fiéis se mostrarem a esta devoção. Para rezá-la bem simplesmente é preciso dizer em primeiro lugar: “Dignare me laudare te, Virgo sacrata; da mihi virtutem contra hostes tuos”(**); em seguida, reza-se o credo, depois um Pai-Nosso, quatro Ave-Marias e um Glória ao Pai; ainda um Pai-Nosso, quatro Ave-Marias, e um Glória ao Pai; e assim por diante. Ao terminar, diz-se: “Sub tuum praesidium”.

(**) “Fazei-me digno de vos louvar, ó Virgem sagrada, e dai-me força contra os vossos inimigos”.

***********************

Concedei-me que Vos louve, Virgem Sagrada,
R. Dai-me valor contra os vossos inimigos.

– Credo (creio);

– Pai Nosso;

– Ave Maria;

Sois Bem-aventurada, Virgem Maria, que levastes em vosso seio o Senhor, Criador do mundo; destes à luz a Quem Vos formou, e Sois Virgem perpétua.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Ave Maria;

Ó Santa e imaculada virgindade, não sei com que louvores Vos possa exaltar; pois quem os céus não puderam conter, Vós O levastes em vosso seio.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Ave Maria;

Sois toda formosa, Virgem Maria, e não há mancha original em vós.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Ave Maria;

Possuís, ó Virgem Maria, tantos privilégios, quantas são as estrelas no céu.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Glória ao Pai;

*************

– Pai Nosso;

– Ave Maria;

Glória a Vós, imperatriz do céu, conduzi-nos convosco aos gozos do paraíso.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Ave Maria;

Glória a Vós, tesoureira das graças do Senhor, dai-nos parte no vosso tesouro.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes. 

– Ave Maria;

Glória a Vós, medianeira entre Deus e os homens, tornai-nos propício o Todo-poderoso.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes. 

– Ave Maria;

Glória a Vós, que esmagais as heresias e o demônio: sede nossa guia piedosa.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes. 

– Glória ao Pai;

*************

– Pai Nosso;

– Ave Maria;

Glória a Vós, refúgio dos pecadores; intercedei por nós junto do Senhor.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes. 

– Ave Maria;

Glória a Vós, Mãe dos órfãos; fazei que nos seja propício o Pai Todo-Poderoso.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes. 

– Ave Maria;

Glória a Vós, alegria dos justos; conduzi-nos convosco às alegrias do céu.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Ave Maria;

Glória a Vós, nossa auxiliadora mui prestimosa na vida e na morte; conduzi-nos convosco para o reino do céu.

D. Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Glória ao Pai; 

Oremos:

Ave, Maria, Filha de Deus Pai; Ave, Maria, Mãe de Deus Filho; Ave, Maria, Esposa do Espírito Santo; Ave, Maria, templo da Santíssima Trindade; Ave, Maria, Senhora minha, meu bem, meu amor, Rainha do meu coração, Mãe, vida, doçura e esperança minha mui querida, meu coração e minha alma. Sou todo vosso, e tudo o que possuo é vosso, ó Virgem sobre todos bendita. Esteja, pois, a mim a vossa alma para engrandecer o Senhor; esteja em mim vosso espírito para rejubilar em Deus. Colocai-Vos, ó Virgem fiel, como selo sobre o meu coração, para que, em Vós e por Vós, seja eu achado fiel a Deus. Concedei, ó Mãe de misericórdia, que me encontre no número daqueles que amais, ensinais, guiais, sustentais e protegeis como filhos. Fazei que, por vosso amor, despreze todas as consolações da terra e aspire só as celestes; até que, para glória do Pai, Jesus Cristo, Vosso Filho, seja formado em mim, pelo Espírito Santo, vosso Esposo fidelíssimo, e por Vós, sua Esposa mui fiel.

Sub tuum praesidium:

À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!