sexta-feira, 12 de abril de 2024

Santo Isidoro explica a importância do exemplo e das boas companhias

 

Em todos os teus actos, em todas as tuas obras, e em todo o seu trato, imita os bons, emula os santos, tem ante os teus olhos o exemplo dos mártires, considera os exemplos dos justos, imitando-os; que o exemplo dos santos e os ensinamentos dos padres sejam para ti incentivo de virtude. Tem bom espírito, guarda a tua boa fama e não a diminuas com nenhuma acção e não a deixes cair em descrédito. 

Demonstra o que professas com o teu porte, com o teu andar. Seja a tua apresentação a simplicidade, no teu movimento a pureza, nos teus gestos a gravidades, no teu passo a honestidade. Que não demonstres o vergonhoso, o lascivo, o petulante, o insolente, o superficial. O gesto no corpo é o sinal da mente. O teu andar, por conseguinte, não represente a tua superficialidade, o teu passo não ofenda a ti ou a teu próximo. 

Não te prestes a ser espectáculo para os outros, não permitas que te denigram, não te unas a pessoas vãs. Evita os maus, rechaça os indolentes. Foge das reuniões excessivas dos homens, mormente dos que por causa da sua idade são mais inclinados aos vícios. Acompanha-te dos bons, deseja sua companhia. Busca a reunião dos bons, junta-te aos santos. Se fores partícipe do seu trato, também o serás de sua virtude. 

O que caminha com os sábios, será sábio; o que caminha com os estultos, será estulto, pois os semelhantes gostam de reunir-se aos semelhantes. É perigoso viver entre os maus, é pernicioso acompanhar-se daqueles que têm vontade perversa. Tu te nutrirás de sua infâmia se te juntas com os indignos. É melhor sofrer o ódio dos maus que a sua companhia. Assim como muitos bens traz consigo a vida comum dos santos, assim muito mal traz a companhia dos maus, pois aquele que toca um imundo, é por ele contaminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!