sexta-feira, 4 de abril de 2014

Renovação Carismática Católica - Semente de Destruição - Parte XVI


Seu Magistério
            Nosso Senhor Jesus  Cristo fundou uma Igreja visível, a qual é Una, Santa, Católica e Apostólica. Ele disse aos Seus Apóstolos, os primeiros Bispos: "Ide pelo mundo todo e ensinai a todas as nações"( Mt 28.19), e  " Quem vos ouve, a mim ouve"( Lc 10.16). O Magistério, ou ofício de ensinar da Igreja, é infalível quando:
            a) O Papa pronuncia-se ex-cathedra ou que um Concílio Geral unido ao Papa faz uma declaração definitiva concernente à fé ou moral (de fide).
            b) ou Pronunciamentos ordinários do Papa, Concílio ou Bispo correspondente a algum ensinamento infalível anteriormente estabelecido.
            A questão do Magistério é central para compreendermos a inteira crise na Igreja de hoje, porque os liberais acham que podem tranquilamente varrer 20 séculos de ensinamento Católico  substiundo-os por aquilo que os homens contemporâneos da Igreja derem na veneta. A esse critério poderíamos acrescentar a "inspiração pessoal do Espírito Santo".
            Frequentemente temos ouvido essa conversa sobre a diferença entre ensino "pré-conciliar"e ensino "pós-conciliar" no tocante à teologia, moral...etc.  O que deve ficar bem claro é que  um dado Concílio ou Papa não pode - com garantia divina- erradicar unilateralmente um ensinamento do Magistério da Igreja, o qual foi previamente definido como infalível. Novamente aqui não é uma questão do que alguém "sente" que o Catolicismo deve ser, muito pelo contrário, o ensinamento Católico infalível é uma questão de fato histórico, completamente independente das "inspirações individuais" de qualquer indivíduo, seja ele, papa, cardeal, bispo, padre ou leigo. Como declara o Papa Pio XII:
Pois, juntamente com essas sagradas fontes ( Escrituras e Tradição), Deus deu o Magistério vivo à sua Igreja, para iluminar e esclarecer aquilo que está contido no Depósito da Fé de forma obscura ou implícita. De fato, o Divino Redentor confiou esse Depósito não a cristãos individualmente, nem a teólogos para ser interpretado de forma autêntica, mas apenas ao Magistério da Igreja. (Papa Pio XII- Humani Generis) 
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!