domingo, 12 de outubro de 2014

A Tristeza

ange-tristeA tristeza que é segundo Deus, diz São Paulo, produz para a salvação uma penitência estável, mas a tristeza do século produz a morte.
A tristeza pode, pois, ser boa ou má, conforme os diversos efeitos que em nós opera; mas em geral, ela opera mais maus do que bons porque os bons são só dois: a misericórdia e a penitência; e os maus são seis: o medo, a indignação, o ciúme, a inveja, a impaciência e a morte.; pelo que diz o sábio: a tristeza mata a muitos e a ninguém aproveita.
O inimigo serve-se da tristeza para tentar os bons até em suas boas obras, como se esforça para levar os maus a se alegrarem de suas más ações; e como ela não pode nos seduzir ao mal senão fazendo-o parecer agradável, assim também não nos pode apartar do bem senão fazendo-o parecer incômodo. Pode-se dizer que, sendo ele mesmo acabrunhado duma tristeza desesperadora por toda a eternidade, quer que todos os homens sejam tristes como ele.
A má tristeza perturba a alma, inquieta-a, inspira temores desregrados, tira o gosto da oração, traz ao espírito uma sonolência de morte, impede-a de tirar proveito dos bons conselhos, de tomar resoluções e de ter o ânimo e a força de fazer qualquer coisa. Numa palavra ela produz nas almas as mesmas impressões que o frio excessivo nos corpos, que se tornam hirtos e incapazes de se mover.
Se fores algum dia, Filotéia, acabrunhada por essa má tristeza , lembra-te destas regras: Se alguém de vós está triste, diz S. Tiago, pois que ele reze.E, com efeito, a oração é um remédio salutar contra a tristeza, porque eleva nosso espírito a Deus, que é nossa alegria e consolação.
Emprega em tuas orações estas palavras e afetos que inspiram maior confiança em Deus e seu amor: Ó Deus de misericórdia! Ó Deus infinitamente bom! Meu benigníssimo Salvador! Ó Deus do meu coração, minha alegria e minha esperança! Ó caro esposo de minha alma! Ó Dileto do meu coração!
Combate animosamente qualquer inclinação que tenhas para a  tristeza e, embora te pareça que combates fria e negligentemente, não o deixes de fazer; porque o inimigo , que nos quer dar essa indiferença e tibieza para as boas obras, cessará de nos afligir, vendo que, sendo elas feitas com repugnância, tem tanto mais valor!
Consola-te com algum canto espiritual; muitas vezes eles tem servido para interromper o curso das operações do espírito maligno; siga de exemplo Saul, a quem Davi, com suaves acordes de sua harpa, livrou o demônio que o assediava e possuía.
Será bom ocupar-se com alguma ocupação exterior e variar de ocupações, seja para subtrair a alma aos objetos que a entristecem, seja para purificar e aquecer o sangue e os humores; porque a tristeza é uma paixão de natureza fria e seca.
Faça algumas ações de fervor , mesmo sem gosto algum, tomando nas mãos o crucifixo, apertando-o ao peito, beijando as mãos e os pés do Salvador, levantando os olhos e as mãos ao céu, elevando a voz a Deus, com palavras de amor e confiança, como as seguintes: Meu amado é meu e eu sou Dele. Meu amado é um ramalhete de mirra em meu coração. Meus olhos desfalecem de atentos a tua palavra , ó meu Deus dizendo: Quando me consolarás?
Ó Jesus, sede meu, Jesus. Viva Jesus e minha alma viverá. Quem me separará do amor do meu Deus?
O uso moderado da disciplina é um bom meio contra a tristeza, porque este sofrimento exterior traz ordinariamente a consolação interior, e a lama sentindo alguma dor externa, presta menos atenção nas internas. Mas o melhor de tudo é a comunhão freqüente, porque este pão celeste fortifica e alegra o espírito.
Narra a teu diretor com humilde sinceridade a tua tristeza e todos teu afetos e mais sugestões que daí provenham e procura falar tanto quanto puderes com pessoas espirituais. Enfim, resigna-te a vontade de Deus, preparando-te a sofrer com paciência essa tristeza enfadonha como um justo castigo de tuas vãs alegrias e não duvides que Deus, depois de ter provado seu coração, te venha em auxilio!
Filotéia – São Francisco de Sales
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!