segunda-feira, 8 de agosto de 2022

A intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima

 



— São Bernardo diz que, como há um só acesso ao Pai, que é por seu divino Filho Jesus Cristo, o mediador de justiça, assim há um só ingresso para chegar ao Filho, que é sua Mãe Santíssima, a mediadora da graça, que, por sua intercessão, nos obtém as graças que Jesus Cristo nos mereceu.

“Por meio de vós, que achastes a graça, ó Mãe da salvação, podemos encontrar acesso junto ao Filho, para que nos acolha Aquele que, por intermédio vosso, nos foi dado” (In adv. Dom., s. 2)

Assim, todos os bens que recebemos de Deus nos vêm por intercessão de Maria. E por que isso? São Bernardo responde: Porque essa é a vontade de Deus. Santo Agostinho (De s. virg., c. 6) nos indica a razão especial desse privilégio de Maria, dizendo que ela pode ser chamada, com todo o direito, nossa mãe, visto ter cooperado por seu amor para nos dar a vida da graça e fazer-nos membros de Jesus Cristo, nosso chefe.

Como Maria cooperou para o renascimento espiritual dos fiéis por meio de seu amor, é vontade de Deus que ela, por meio de sua intercessão, concorra para que eles consigam a vida da graça neste mundo e a vida da glória no outro. É esta a razão por que a Igreja quer que a saudemos precisamente como nossa vida, nossa doçura, nossa esperança.

Seguindo este princípio, São Bernardo nos admoesta a recorrermos sempre a esta divina Mãe, visto que suas súplicas serão sempre atendidas.

“Dirigi-vos a Maria, são palavras suas (Serm. de aquaed.), eu o digo sem temor: o Filho atenderá sem dúvida alguma a sua mãe. Ó meus filhos, ela é a escada da salvação para os pecadores, ela é a minha maior esperança; ela é o fundamento de toda a minha confiança”

O mesmo pensamento enchia de alegria e consolação a Santo Anselmo:

“Ó feliz confiança, ó seguro refúgio, a Mãe de meu Deus é também minha Mãe; com quanta segurança posso esperar, por conseguinte, minha salvação, já que ela depende da decisão de um bom irmão e de uma Mãe misericordiosa”

- Referência:

(OMER C.SS.R., Padre Saint. Escola da Perfeição Cristã para Seculares e Religiosos: Obra compilada dos escritos de Santo Afonso Maria de Ligório, Doutor da Igreja. Editora Vozes, 1955, p. 118-133)

"E as almas dos fiéis pela misericórdia de Deus descansem em paz! — Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno!"

"Para Cristo,
por Maria,
em súplicas pelas
almas do purgatório".
🙏🏾


- Jesus e Maria eu vos amo, salvai almas! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!