segunda-feira, 25 de julho de 2022

Satanás, antes de atacar, examina o vício

 




Satanás, antes de atacar, examina o vício, a inclinação, a parte mais débil de cada pessoa.
Ouçamos a São Leão foi papa entre (440 d.C - 461d.C): Satanás conhece a quem há de abrasar com o fogo da cobiça, a quem há de prender pela gula, a quem há de possuir pela luxúria, em quem há de inocular o veneno da inveja, conhece aquele que há de se turbar pelos arrependimentos, exceder-se pela alegria, sobrecarregar-se pelo temor, e deixar-se seduzir pela administração.
Calcula as inclinações de cada um, descobre os cuidados, esquadrinhas os afetos, busca os meios de prejudicar, explorando, sobretudo, as inclinações do homem.
Satanás disfarça o pecado com a aparência e o nome de doçura, de flores louçãs de felicidade e até de virtude. Oculta o anzol do pecado e, sobretudo, do deleite, a fim de que vos torneis presas deste aguilhão penetrante e mortal, enquanto saboreais um prazer enganoso e envenenado. Satanás impele o homem ao vício passo a passo; começa por fazer-lhe cometer faltas leves, e arrasta-lhe assim a maiores (Homil. ad pop.).
Assim também sugere São Tomás de Aquino:
"Um erro insignificante ao início pode tornar-se grande ao final”.
"Se você se aproximar dele estará pondo a si mesmo em perigo. Relembre-se que o demônio tem somente uma porta pela qual pode entrar na alma: a tua própria vontade." (São Pio de Pietrelcina)
- Referência:
(Tesouros de Cornélio à Lápide)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!