terça-feira, 27 de maio de 2014

27 DE MAIO: São Beda, o Venerável

São Beda, o Venerável


Beda, natural de Jarrow, menino de 7 anos, foi confiado aos cuidados do santo Abade Benedito de Wearmouth (Inglaterra). Mais tarde com o Abade Ceolfredo foi transferido para o novo mosteiro de Jarrow, onde, com 19 anos, recebeu o diaconato e, com 30 anos, o presbiterato. Toda a sua vida passou estudando, escrevendo e ensinando, sendo para todos  modelo de ótimo religioso, cumpridor de seus deveres e observador fidelíssimo das prescrições da Santa regra. Não havia ponto de doutrina que não se achasse admiravelmente versado e, por isso, via-se rodeado de muitos discípulos e  amigos de alta categoria.  Por amor de seus  estudos, rejeitou por diversas vezes a dignidade e o cargo de Abade. Em seis grossos  volumes, por ele compostos e escritos, documentou o seu rico saber, sua perícia em todos os ramos da ciência naquele tempo conhecidos.  Nesta grandiosa obra, são encontrados tratados sobre gramática, métrica, retórica, matemática, física, meteorologia, astronomia, música, poesia, hagiografia (biografia dos santos). 
Grande luminar  foi nas  ciências teológicas como profanas, não menos eminente se evidenciou na piedade e na prática das virtudes cristãs e monásticas. A fama da sua sabedoria e santidade transpôs os limites de sua terra natal.  São Bonifácio, bispo e Mártir, chama-o "luz da Igreja"; Lanfranc dá-lhe o título de "doutor dos Anglos"; o concílio de Aix-la-chapelle confere-lhe o grau de "doutor admirável". Seus escritos eram lidos em público nas igrejas. Como não era lícito denominá-lo Santo,  apelidaram-no de Venerável, título que permanece até hoje. 

Alquebrado pela idade e pelo trabalho incessante, doente por cinqüenta dias, nem por isso dispensou o estudo dos Santos Livros. 

Sentindo a aproximação da morte, pediu que lhe fossem administrados os sacramentos da Igreja.  Deitado no chão, dos seus confrades se despediu. "Glória ao Padre, ao Filho e ao Espírito Santo", foram suas últimas palavras;  pronunciadas estas, entregou o seu espírito. Seu corpo, que exalava delicioso perfume, foi sepultado no mosteiro de Jarrow e mais tarde transladado para Durham. O Título de Doutor da Igreja Universal foi-lhe concedido pelo Papa Leão XII, em 1899.  

Em São Beda, o Venerável, vemos o Santo estudioso, sábio, entregue ao afanoso trabalho de vasculhar  ricas bibliotecas para de dia para dia mais completar o tesouro da sua ciência. Mas, em todo este seu laborioso tentame orientou sempre pelas grandes máximas, condutoras que são de uma vida tendente à perfeição, à mais estreita união com Deus. Santo Afonso faz delas o seguinte elenco, imutáveis e aplicáveis a todos os tempos: 

"Tudo neste mundo acaba: os prazeres e as dores; a eternidade não passará jamais. De que servem na hora da morte todas as grandezas deste mundo?   O que nos vem de Deus seja prosperidade, seja adversidade, tudo é bom; tudo é para o nosso bem.  É preciso deixar tudo, para adquirir tudo. Sem Deus, não se pode ter a verdadeira paz. Só uma coisa é necessária:  amar a Deus e salvar e salvar a alma. Só uma coisa se deve temer: o pecado. Perdido Deus, tudo está perdido. Quem nada deseja neste mundo, é senhor do mundo inteiro. Quem ora, salve-se; quem não ora, se perde. Custe Deus quanto  queira; nunca é caro. Toda pena é leve, para quem mereceu o inferno . Tudo  sofre  quem  olha para Jesus na Cruz. Tudo o que não se faz  para Deus, torna-se um tormento. Quem só quer a Deus, possui todos os bens.  Feliz  de quem pode dizer  de coração : Jesus, só a vós quero e nada a mais.  Quem ama a Deus , achará doçura em tudo;  quem não o ama, em coisa alguma encontrará verdadeiro prazer".
 

Oração


Ó Deus, que iluminais a vossa Igreja com a erudição do vosso presbítero São Beda, o Venerável, concedei-nos sempre a luz da sua sabedoria e o apoio de seus méritos .Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!