quinta-feira, 1 de maio de 2014

Leitura Indulgenciada - A Alma Gloriosa de Maria - 1

Orações para Todos os Dias deste Mês


Capítulo I
ALMA DE DEUS

É o seu título mais glorioso!
Depois da humanidade santíssima de Jesus Cristo, nada de mais belo, nem de mais perfeito saiu das mãos criadoras de Deus, do que a alma gloriosa de Maria.
É a sua magnífica obra prima, na qual se revê toda a adorável Trindade.

Se todas as almas, como todas as coisas, são de Deus, sendo por Ele criadas, nenhuma o é, como a alma santíssima de Nossa Senhora. Que é de Deus de um modo todo especial. Pois habitava, desde toda a eternidade, na ideia de Deus, vivia no coração de Deus, em vista de sua predestinação. Por isso a Santa Igreja põe nos lábios de Maria Imaculada, as profundas palavras da Sabedoria: “O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos... antes que criasse coisa alguma... Ainda não havia abismos e eu estava já concebida; ainda as fontes das águas não tinham arrebentado, ainda se não tinham assentado os montes sobre a sua pesada massa, antes de haver outeiros, era eu dada á luz... Quando Ele preparava os céus, eu me achava presente... quando sustentava pendentes os fundamentos da terra, estava eu com Ele regulando todas as coisas, e cada dia me deleitava, brincando, em todo o tempo, diante Dele, brincando na redondeza da terra...” (Pv 8). Eis a eternidade da alma gloriosa de Maria na mente divina!
Que de mais belo se poderá dizer? Objeto de predileção do divino amor:brincando todo o tempo diante Dele, na linguagem deliciosa da Escritura. Por isso a ela diz o Senhor, de modo especial: Eu te amei, com um amor eterno! (Jr 31, 3). Quem poderá conceber a beleza desta alma ao sair da mente do Criador, que a ideara, engrandecera, ornara desde o princípio! Era realmente uma alma, por excelência, de Deus!
E Dele, o pecado original não a separou, nem sequer por um instante. E, muito menos, pecado pessoal algum. Pelo contrário, crescendo, de momento em momento, a graça santificante na alma de Maria, crescia, de momento em momento, também, a sua dependência beatifica de Deus. Estava sempre com Ele. O que fez exclamar o Arcanjo S. Gabriel, extasiado: Salve, ó Maria! O Senhor está convosco! (Lc 1, 28).
E foi sempre assim durante toda a sua vida. Por isso pôde ela revelar a Santa Brígida, que nunca teve no mundo outro pensamento, outro desejo, outra alegria, senão Deus. Santo Afonso de Ligório, escreveu, comentando esta verdade: “Sua alma bendita estava sempre ocupada em contemplar a Deus”. E São Pedro Damião: “Semelhante à aguia real, conservava sempre os olhos fixos no Sol divino”. E a Ven. Maria de Sales Chappuis:              “A alma da Virgem se ocupava com bem poucas coisas; uma só a movia: agradar a Deus N. S”. — Oh! Alma de Deus! É o seu titulo mais glorioso! Por isso os Santos a imitaram. S. Francisco de Assis, que exclamava: “Meu Deus e meu tudo”. Sto. Inácio de Loyola: “Recebei, Senhor, a minha memória, entendimento e vontade; só quero o vosso amor”. E Santa Teresa: “Só Deus me basta!”
A nossa alma foi, também, criada por Deus e para Deus, que, com um amor eterno, a amou também. Entretanto, como vivemos nós afastados Dele... pelo pecado, pela ingratidão, pelo esquecimento... Entregamos, continuamente, às paixões, ao mundo, ao demônio, esta alma que devera ser só de seu Criador. Destruímos, assim, desgraçadamente, o fundamento da santidade e da felicidade, que é a nossa dependência voluntária de nosso Deus e Senhor.
Ó Maria — alma de Deus — alcançai-nos a graça de, em nossos pensamentos, palavras e obras, termos sempre em vista a Deus, nossa Origem e nosso Fim, e de vivermos, deste modo, inteiramente Nele e para Ele. Assim seja!
__________
Do Livro: A Alma Gloriosa de Maria - Frei Henrique G. Trindade, O.F.M. - 1937 - segunda edição


Fonte:
http://almasdevotas.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!