sábado, 24 de maio de 2014

O Pecado da Imodéstia. Qual a gravidade?

A Gravidade do pecado em usar uma calça "feminina", depende da peça. Se a mulher usar uma calça modesta (o que é artigo raro hoje em dia), sem justa causa (trabalho por exemplo), seria um pecado venial por estar se vestindo com roupas de homem, e igualando os sexos. Vejam o que diz nas escrituras sagradas:

"A mulher não se vestirá de homem, nem o homem se vestirá de mulher: aquele que o fizer será abominável diante do Senhor, seu Deus". Deuteronômio 22,5


A Gravidade do pecado em usar uma calça varia conforme o grau de imodéstia da peça podendo variar do venial ao mortal. Aqui não somente pelo uso de calças imodestas, mas por exemplo, mini-saias, vestidos super curtos, e roupas similares que são gravemente escandalosas. Alguns ironicamente [sem fundamento] dizem "não é lei da Igreja a modéstia". Eu digo é sim! Já citamos diversas vezes neste blog textos de papas e também de santos a respeito.  Assim diz o sexto mandamento da lei de Deus: "Não pecar contra a castidade".

Castidade significa controle do instinto sexual, ou fazer com que o apetite sexual esteja de acordo com os sexto e nono mandamentos: Não cometerás adultério; Não cobiçaras a mulher de teu próximo. Modéstia, por outro lado, é a guardiã da castidade. É freqüentemente comparada a uma muralha que nos protege a nós mesmos e aos outros contra os freqüentes ataques feitos contra a castidade. [1]

Ou seja, se alguém tem a intenção de tentar a outros pela imodéstia, é sempre um pecado mortal, não importa quão pequena a imodéstia possa ser. Vamos pensar na seguinte hipótese, muito comum no pensamento das jovens hoje em dia: Uma moça coloca uma calça justa, extremamente apertada, ou seja, já está mostrando os glúteos, pernas, e regiões genitais que ficam delineadas - contornadas. Ela sai na rua, para que os homens achem ela "bonita". Isso seria um pecado mortal, da mesma forma se ela tivesse o mesmo pensamento de mostrar o corpo com uma mini-saia ou um shorts curto. Um homem casado por exemplo olha, isso seria adultério, e a moça que usou a peça comete sim um pecado mortal pelo escândalo ter partido dela.


Deus merece sempre nosso melhor


Na realidade, não importa se é pecado ou não. Isso tem pouca importância para quem quer realmente agradar mais a Deus. Como diz oPadre Paulo Ricardo em sua última palestra sobre modéstia: "Pecado ou não, isso é coisa de quem está ainda na primeira morada." Ou seja, quando queremos agradar mais a Deus fazemos tudo da forma mais perfeita possível, e da forma que mais o agrada, e não nos contentamos com o pouco, com o "básico" para Deus. Ele merece nosso melhor. Ainda que o uso regular de calças sem justa causa não fosse pecado, uma coisa é certa: as saias longas são muito mais modestas que as calças e isso ninguém poderá nunca negar. Se são mais modestas por que não nos desapegamos do que é mundano e não nos vestimos para Deus? Por que não dar nosso melhor para ele?

É o que algumas moças fazem e são radicalmente criticadas, humilhadas por outras que não tem coragem de tomar esta atitude. Muitas não mudam seu guarda - roupas por excesso de amor próprio. Mas esse amor próprio, como dizia os santos, é o seu pior inimigo. Enquanto temos o amor próprio de ser bem visto pelo mundo, de ser aplaudido por todos, por ter um "corpão", enquanto isso ficar acima do amor a Deus, nunca teremos coragem de mudar. O fato é que agora neste artigo, não tratarei "se é pecado ou não", mas vou focar no que mais agrada nosso Senhor. Vejam esta imagem e se pergunte, se a virgem Maria fosse vestir uma roupa e viesse hoje à terra, que roupa ela vestiria? Qual destas duas opções? Qual das duas é modesta? 



Alguns tentam negar o óbvio dizendo "quem falou que a saia agrada mais a Deus?" Minha filha, é só olhar para a Imagem, qual delas é modesta? Qual delas não fere a dignidade feminina? Negar isso é no mínimo desonestidade da parte da pessoa. É fato que vestidos e saias são roupas de mulheres, são modestas, e portanto por serem modestas agradam muito mais a Deus. Isso é no minimo algo lógico.

Quem ama Jesus Cristo procura desprender-se de todas as criaturas


Assim diz Santo Afonso de Ligório: "Quem quiser amar a Jesus Cristo de todo o coração, precisa expulsar do coração tudo o que não é de Deus, mais o amor próprio. Isso é o significado de "não procurar o que não lhe pertence", não procurar a si mesmo, mas só aquilo que agrada a Deus. É isto que pede o Senhor a cada um de nós: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração".

Para amar a Deus de todo o coração requerem-se duas coisas: primeira, esvaziá-lo das coisas da terra; segunda, enchê-lo do amor de Deus. 

O coração no qual existe algum afeto terreno, não pode jamais ser todo de Deus. Mas como se purifica o coração das coisas terrenas?São Felipe Neri dizia que quanto de amor pomos nas criaturas, tanto tiramos de Deus. Purifica-se com as mortificações e com o desapego das coisas criadas. Certas pessoas queixam-se de que procuram a Deus e não o encontram. Ouçam o que diz Santa Teresa"Desapeguem o seu coração das criaturas e procurem a Deus que o encontrará."

O erro está [continua Santo Afonso] em alguns quererem tornar-se santos, mas a seu modo. Querem amar a Jesus Cristo, mas conforme sua inclinação, sem deixar certos divertimentos, certas vaidades no vestir, certos alimentos apetitosos. Amam a Deus, mas se não conseguem tal emprego, vivem inquietos. Se alguém lhes toca na fama, logo se irritam. Se não saram de uma doença, perdem a paciência. Amam a Deus, mas não abandonam o apego às riquezas, às honras do mundo, à vaidade de serem tidos por pessoas de classe, sábios, melhores que os outros. Essas pessoas rezam, comungam, mas tem o coração cheio de coisas terrenas, pouco proveito tiram. A eles o Senhor não fala, por que vê que perde tempo." [2]

Esse texto de Santo Afonso é muito apropriado ao assunto, e também no que disse o Padre Paulo Ricardo, como citei anteriormente: "Essa coisa de pecado ou não pecado é coisa de gente que está ainda lá na primeira morada". Quem quer agradar a Deus vive sua vida em função de Deus, e não quer ofendê-lo com o menor pecado que seja. 

Muitas pessoas não mudam sua forma de vestir, por que colocam o amor próprio acima de Deus. Seguem ao próprio ventre, querendo continuar sendo bem visto e aplaudido por todos. Não querem ser diferente, não querem desfazer-se de calças apertadas, de vestidos imodestos, não querem desfazer-se do tomara que caia, ou da legging. Querem amar a Deus, como disse Santo Afonso, mas a seu modo. 

Termino este artigo com uma bela frase de outro doutor da Igreja: São Francisco de Sales. Para refletirmos sobre essa tão grande qualidade: A modéstia!

"Guarda-te cuidadosamente das vaidades e afetações, das curiosidades e das modas levianas. Observa as regras da simplicidade e modéstia, que são indubitavelmente o mais precioso ornamento da beleza e a melhor escusa da fealdade." (São Francisco de Sales).

A Mulher pode ser elegante, bonita, mas nunca vulgar! 

Salve Maria Puríssima.

Fontes:
1 - Cruzada Mariana pela Modéstia - Livro: Selecta de textos sobre a modéstia.
2 - Santo Afonso de Ligório - A prática do Amor a Jesus Cristo. Página 131 a 132. Ed. Santuário.

Fonte:

2 comentários:

  1. Meu Deus não sabia que era pecado usar calças na igreja.min responda porque os padres de hoje não falam da modéstia da mulher na igreja hoje é porque o santo padre não fala da modéstia na igreja! Já vi tantas mulheres usarem até shorts bem curto e roupas curtas vestido, saia,blusaf etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha irmã eu tbm não sabia que usar calça jeans era pecado, fui saber em 2016, mais Deus sabe de tudo, alguns padres, pregadores sem discernimento são TL, e acham desnecessario o uso da Modéstia e do santo Vel na santa missa, oq devemos fazer é rezar e pedir q Deus tenha misericórdia de cada um deles.

      Excluir

SEJA UM BENFEITOR!