Catecismo Ilustrado - Parte 23
Os Sacramentos
A Eucaristia
1. A Eucaristia é o sacramento em que, depois da
consagração do pão e do vinho, está presente real e substancialmente, debaixo
das espécies de um e do outro, o corpo, os sangue, a alma e a divindade de
Nosso Senhor Jesus Cristo.
2. A palavra “Eucaristia” quer dizer ação de
graças, porque, com este sacramento, damos graças a Deus por todos os
benefícios que d’Ele temos recebido.
3. A Eucaristia foi instituída por Nosso Senhor
Jesus Cristo na última ceia que celebrou com os seus discípulos, na véspera da
sua paixão.
4. Para instituí-la, tomou nas suas mãos o pão,
abençoou-o, partiu-o, e apresentou-o aos seus discípulos dizendo: “Tomai e
comei; isto é o Meu corpo.” Tomou depois o cálice de vinho, abençoou-o, e
apresentou aos seus discípulos dizendo: “Bebei, isto é o Meu sangue.”
5. Por essas palavras Jesus Cristo realizou aquilo
que disse, converteu o pão no seu corpo, e o vinho no seu sangue, conversão que
se chama transubstanciação, quer dizer, conversão de uma substância em outra
substância.
6. Nosso Senhor acrescentou depois estas palavras:
“Fazei isto em memória de mim” – para dar aos Apóstolos, aos Bispos e
sacerdotes o poder de converterem, como ele, o pão em Seu corpo, e o vinho em
Seu sangue.
7. O pão converte-se no corpo e o vinho no sangue
de Jesus Cristo, em virtude das palavras da consagração que o sacerdote profere
sobre a hóstia e o vinho do cálice, de modo que, feita a consagração, já não há
pão nem vinho, porque toda a substância do pão e do vinho se converteu no corpo
e sangue de Jesus Cristo, sem que fique do pão e do vinho mais do que os
acidentes, que chamamos espécies sacramentais.
Esses acidentes ou espécies sacramentais são tudo
aquilo que aparece aos nossos sentidos no pão e no vinho consagrado, isto é a
figura, a cor, o cheiro e o sabor dum e outro. Os acidentes existem milagrosamente.
8. Debaixo das espécies do pão não está só o corpo
de Jesus Cristo; está também o sangue, a alma e divindade, como debaixo das
espécies do vinho está também o corpo, a alma e a divindade, por concomitância,
isto é, acompanhamento, porque as coisas inseparáveis vão sempre acompanhadas.
Na Hóstia, o Senhor está oculto debaixo das espécies do pão e no cálice debaixo
das espécies do vinho. Quanto à Hóstia, as palavras falam só no corpo, mas como
está vivo, não pode estar o corpo sem o sangue, a alma e a divindade; quanto ao
cálice, as palavras só falam no sangue, mas como o Senhor está vivo, não pode
estar o sangue sem o corpo, alma e divindade, a qual é inseparável tanto da
alma como do corpo.
9. Consagra-se o sangue separadamente do corpo para
significar a separação do sangue do corpo de Jesus Cristo na Cruz.
10. Jesus Cristo não deixa o Céu para fazer-se
presente na Eucaristia, mas está presente ao mesmo tempo no Céu à direita do
Pai e no altar, milagre que se chama Presença real.
11. Jesus Cristo está presente em todas e em cada
uma das hóstias consagradas. Não se divide o corpo do Senhor quando se divide a
hóstia, mas somente as espécies do pão, e Jesus Cristo fica inteiro em todas e
cada uma das partes da Hóstia.
12. Jesus Cristo ocultou-Se debaixo das espécies do
pão e vinho para nos manifestar que Ele é o sustento e o conforto espiritual da
nossa alma.
13. Devemos adorar a Eucaristia com o mesmo culto
da latria (adoração) que é devido ao verdadeiro Deus.
14. Recebemos o sacramento da Eucaristia na sagrada
comunhão, que nos une intimamente a Jesus Cristo; conserva e aumenta as forças
da alma; preserva-nos das tentações e quedas espirituais; livra-nos das culpas
veniais e quotidianas; reprime a rebeldia da carne; ministra-nos uma grande
virtude para adquirir a eterna glória.
15. Sendo a Eucaristia um sacramento dos vivos,
para recebê-la é necessário o estado de Graça. Receber a Eucaristia em estado
de pecado mortal é cometer um pecado horrível chamado sacrilégio. Foi o pecado
de Judas o traidor.
Explicação da gravura
16. A gravura representa a instituição da
Eucaristia, e a comunhão dos fiéis cristãos.
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