quarta-feira, 16 de março de 2011

Leitura da Vida dos Santos e seus escritos

"Deu aos santos o galardão de seus trabalhos, conduziu-os por um caminho miraculoso; durante o dia serviu-lhes de proteção, e deu-lhes a luz dos astros, durante a noite" (Sb 10,17)

Por isso dizia Santo Afonso Maria de Ligório: "A verdadeira Sabedoria é a Sabedoria dos santos, saber amar a Jesus Cristo!".

Sobre a Leitura da Vida dos santos, digo as mesmas palavras de Santo Afonso Maria de Ligório, que diz:
"Não vos glorieis de coisa alguma que houverdes feito, muito mais do que vos fizeram os santos.Por isso eu aconselho a todos que façam a Leitura Espiritual sobre as vidas dos santos, porque, por ela, ao menos se abaterá a nossa soberba, vendo as grandes coisas que fizeram por Deus; e nos envergonharemos do muito pouco que temos trabalhado e trabalhamos por Nosso Senhor Jesus Cristo". (Santo Afonso Maria de Ligório - A Verdadeira Esposa de Jesus Cristo).

Sobre o estudo dos escritos dos santos, digo o mesmo que São João Bosco:
"Além do tempo destinado às orações da manhã e da noite, eu vos aconselho que dediqueis algum tempo à leitura de livros que tratem de coisas espirituais como, A Imitação de Cristo; A Filotéia, de São Francisco de Sales; a Preparação para a morte, de Santo Afonso Maria de Ligório; Jesus ao coração do jovem; vidas de santos e outros livros semelhantes.
Grandes vantagens vossa alma obterá com a leitura desses livros; e maior será o vosso merecimento os olhos de Deus se contais a outros o que ledes, ou se fizerdes a leitura em sua presença, sobretudo se for para pessoas que não sabem ler.
Se vos recomendo a leitura dos bons livros, devo também vos recomendar encarecidamente que fujais, como da peste, dos maus livros e das más publicações.
Os livros, jornais ou impressos em que a religião e a moral são menosprezados, lançai-os ao fogo como faríeis com o veneno.Imitai os cristãos de Éfeso, que logo que ouviram de são Paulo o mal que produziam tais livros, apressaram-se a levá-los à praça pública, e fizeram com eles uma fogueira, preferindo que antes caíssem os livros no fogo do que suas almas no inferno".(São João Bosco - O Jovem Instruído)


Fonte: 

Um comentário:

  1. Sou ex protestante convertido ao catolicismo. Descobri este site, descobri a riqueza da Santa Igreja, descobri a verdade. Estou estupefado com a riqueza espiritual da qual me privei por tantos anos. O bom pastor me trouxe de volta. Estou livre do cativeiro que é o protestantismo. Glória a DEUS nas alturas. Parabéns por este site !

    ResponderExcluir

SEJA UM BENFEITOR!