segunda-feira, 17 de junho de 2013

Santo Antônio e a Virgem Maria

Santo Antônio de Pádua, ou Santo Antônio de Lisboa, santo de  muitos milagres, conhecido como o santo amigo dos pobres, é celebrado hoje, dia 13 de junho, e, em vida, recorreu a Nossa Senhora, tendo-a como Mediadora, invocando-a em vários de seus sermões

UM MILAGRE - COM O MENINO NOS BRAÇOS



Visão de Santo Antônio
de Anthony Van Dyck
CLIQUE PARA AMPLIAR
Conta-se que, encontrando-se frei Antônio no castelo do Conde Tiso, seu amigo, em Camposampiero (não longe de Pádua), recolhido num quarto em oração, é espiado por este pelas frestas da porta.

O conde fica admirado com a cena que vê: A Virgem Maria entrega o Menino Jesus nos braços de Santo Antônio, e, o Menino, com os bracinhos em volta do pescoço do frade, conversa com ele amigavelmente, levando-o ao enternecimento. 
Percebendo que está sendo observado, Antônio faz o Conde Tiso jurar que só contaria o visto após a sua morte.

Antes de morrer, teve a força de entoar o hino a Nossa Senhora “O Gloriosa Domina, sublimis inter sidera”, conforme livro “A vida de Antonio de Pádua”. de Valentin Strappazzon.





"O Gloriosa Domina" foi composto por Venanzio Fortunato (530-607), Bispo de Poitiers. A Tradição nos diz que Maria Tarasia Taveira, a mãe do futuro Santo Antônio de Pádua (Lisboa, 15 Agosto 1195 - Pádua, 13 Junho 1231) cantava para ele, frequentemente, este Hino Mariano, quando ele era criança, em Lisboa. O canto entrou de tal forma em seu coração que também o Santo português o cantava frequentemente. É bonito saber que este canto tenha estado nos lábios de nosso querido Santo no momento supremo de sua existência, quando Antônio queria dirigir-se à Santa Senhora, mesmo com uma voz débil, poucos momentos antes de sua morte, ocorrida na Arcella em Pádua. Este canto mariano é cantado atualmente em italiano e com outra melodia toda Sexta-Feira junto ao túmulo do Santo de Pádua, evocando perenemente seu glorioso trânsito deste mundo para o Pai.



 



O GLORIOSA domina
excelsa super sidera,
qui te creavit provide,
lactas sacrato ubere.

Quod Eva tristis abstulit,
tu reddis almo germine;
intrent ut astra flebiles,
sternis benigna semitam.

Tu regis alti ianua
et porta lucis fulgida;
vitam datam per Virginem,
gentes redemptae, plaudite.

Patri sit Paraclito
tuoque Nato gloria,
qui veste te mirabili
circumdederunt gratiae. 
Amen. 



Surpreendido pelo Conde
Anônimo


A visão de Santo Antonio (detalhe)
de Francisco Collantes, 
Coleção particular - Bridgeman Art Library
CLIQUE PARA AMPLIAR



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!