quarta-feira, 16 de julho de 2014

16 de Julho - Festa de Nossa Senhora do Carmo

NOSSA SENHORA DO CARMO


clique para ver mais imagens
A  festa  de Nossa Senhora do Carmo prende-se intimamente à Ordem Carmelitana, cuja origem remonta aos tempos antigos, envolvidos em nuvens de venerandas lendas.  A Ordem dos Carmelitas tem por propósito especial o culto à Mãe de Deus, Maria Santíssima, e tem origem nos tempos do profeta Elias.

Está fora de dúvida que o paganismo anticristão não estava sem conhecimento das  promessas messiânicas. Suposto isto, causaria estranheza se o povo de Deus, possuidor das profecias mais claras e especializadas sobre a Mãe Virgem, a vencedora da serpente, não tivesse tido palavra, instituição nenhuma, que dissesse respeito à  Mãe do Salvador.

Na Ordem Carmelitana é guardada a tradição segundo a  qual o profeta Elias, vendo aquela nuvenzinha, que se levantava no mar, bem como a pegada de homem, reconhecera nela o símbolo, a figura da futura Mãe do Salvador. Diz mais a tradição que os discípulos de Elias, em lembrança daquela visão do mestre, fundaram uma Congregação, com sede no Monte Carmelo, com o fim declarado de prestar homenagens à Mãe do Mestre. Essa Congregação se conservou até os dias de  Jesus Cristo, com o título de "Servos de Maria".

Santa Teresa, a grande  Santa da  Ordem Carmelitana, reconhece no profeta Elias o fundador da Ordem. As visões da bem-aventurada Ana Catarina Emerich sobre a vida de Maria Santíssima ocupam-se minuciosamente da Congregação dos Servos de Maria, no Antigo Testamento.

Segundo uma piedosa tradição, autorizada pela liturgia, no dia de Pentecostes, um grupo de homens, devotos dos santos profetas Elias e Eliseu, preparado  por São João Batista para o Advento do Salvador, abraçaram o Cristianismo e erigiram no Monte Carmelo um santuário à Santíssima Virgem, naquele mesmo lugar onde Elias vira aparecer aquela nuvenzinha anunciadora da  fecundidade da Mãe de Deus. Adotaram eles o nome de "Irmãos da Bem-Aventurada Maria do Monte Carmelo".

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!