quarta-feira, 13 de novembro de 2024

10 Ensinamentos de São Maximiliano de Kolbe: o Cavaleiro da Imaculada

 Maksymilian Kolbe ubrany w więzienny pasiak w obozie KL Auschwitz

Aprenda, com a fé e devoção deste grande santo de nossa Igreja, a amar ainda mais a Virgem Maria. Veja aqui:

1. Deus, que nos deu uma vontade livre, quer que O sirvamos livremente como instrumentos, ajustando a nossa vontade à sua, do mesmo modo que sua Santíssima Mãe, quando diz: “Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a sua palavra”.

2. A expressão «faça-se em mim» deve ressoar constantemente nos nossos lábios, pois entre a vontade da Imaculada e a nossa deve existir uma harmonia completa. Então que devemos fazer? Deixemo-nos conduzir por Maria e nada teremos a temer.

3. Não tenham medo de amar demasiado a Imaculada; jamais poderemos igualar o amor que teve por Ela o próprio Jesus: e imitar Jesus é nossa santificação.

4. A Imaculada, nossa Mãe amorosa, sempre nos rodeou de cuidados e de ternura e velará sempre… Por que vocês se preocupam, meus filhos? Nada de mal nos pode acontecer, se Deus e a Imaculada não o permitirem. Deixemo-nos conduzir por ela cada vez mais docilmente, para onde ela nos quiser levar seja qual for seu desejo, a fim de que, cumprindo nosso dever, possamos através do amor, salvar todas as almas.

5. Não confies de forma alguma em ti mesmo; em tudo confia totalmente na Misericórdia Divina, que te guia por meio da Imaculada.

6. Quanto mais pertençamos à Imaculada, tanto melhor compreenderemos e amaremos o Coração de Jesus.

7. Confiando-nos ao Coração da Mãe, nós nos aproximamos do Coração do Filho.

8. Ela nos ensinará como- dia após dia, minuto após minuto, no fiel cumprimento dos nossos deveres comuns e no compromisso de nos conformarmos com a vontade de Deus.

9. Imaginemos ser um pincel nas mãos de um pintor infinitamente perfeito. O que deve fazer um pincel para que o quadro não seja o mais lindo possível? Deve deixar-se guiar de modo mais perfeito. Com o ato de consagração nós nos oferecemos à Imaculada como propriedade absoluta.

10. Quando surgem dificuldades, ofereça-as a Nossa Senhora, a fim de que aconteça o que Ela quiser.

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

O recurso espiritual que São Maximiliano Kolbe usava para levar almas a Cristo

 Maksymilian Kolbe ubrany w więzienny pasiak w obozie KL Auschwitz

São Maximiliano Kolbe chamava a Medalha Milagrosa de "bala" e a utilizava como arma espiritual

Muitos santos tinham sua oração favorita para pedir a graça de Deus para converter uma alma rebelde. Neste sentido, a Medalha Milagrosa era a arma espiritual preferida de São Maximiliano Kolbe.

Ele ficou convencido da influência espiritual da Medalha Milagrosa quando ouviu a história de Marie-Alphonse Ratisbonne.

Ratisbonne recebeu uma Medalha Milagrosa de um católico convertido. Embora a princípio Ratisbonne tenha protestado por usar a medalha, ele decidiu colocá-la no pescoço e rezar o Memorare todos os dias. Ele imaginou que isso não faria nenhum mal e provaria a todos a natureza ridícula do catolicismo.

Um dia, quando Ratisbonne entrou em uma igreja, o edifício parecia estar envolvido por uma luz maravilhosa. Ele olhou para um altar de onde vinha a luz e viu a Virgem Maria, aparecendo como na Medalha Milagrosa. Ele deixou a igreja em lágrimas, segurando sua Medalha Milagrosa. Depois desse dia, o judeu se converteu à fé católica.

São Maximiliano Kolbe ouviu esta história e ficou encantado com ela. O sacerdote escreveu uma carta contando como via o potencial uso da Medalha Milagrosa para converter almas a Cristo:

"A Medalha Milagrosa deve ser a arma, a bala, de que se serve o Cavaleiro da Imaculada. Mesmo que alguém seja o mais perverso possível, se ele concordar em usar a Medalha Milagrosa, dê a ele e ore por ele, e ocasionalmente tente com uma palavra gentil levá-lo ao ponto onde ele começa a amar a Mãe de Deus e recorrer a ela em todas as suas dificuldades e tentações. Mas quem começa a rezar sinceramente à Imaculada logo será convencido a se confessar também. Há muito mal no mundo, mas consideremos que a Imaculada é ainda mais poderosa."

Medalha Milagrosa não foi apenas distribuída por Kolbe, mas também usada em sua ordem religiosa e na Milita Immaculata.

A Medalha em si não possui nenhum poder, pois é um sacramental da Igreja Católica. Isso significa que é uma extensão dos sete sacramentos e invoca a graça de Deus.

Os milagres de conversão ocorrem por meio do plano providencial de Deus, inspirando a fé em Jesus Cristo. Todo o crédito vai para Deus, que pode usar várias coisas materiais para trazer as almas de volta para ele.


sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Os 5 conselhos cruciais do primeiro capítulo da “Imitação de Cristo”

 HEAD OF CHRIST,REMBRANDT

Afinal, "os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos de ouvir"

Um dos maiores clássicos da espiritualidade católica de todos os tempos é o livro "A Imitação de Cristo", escrito no século XV e atribuído ao padre alemão Thomas Hemerken, mais conhecido como Thomas de Kempis - Kempis é a forma latina do nome da sua cidade natal, Kempen.

Originalmente voltado aos clérigos de vida reclusa, o texto é um tesouro para todo e qualquer católico, tanto que chegou a ser um dos livros mais traduzidos no mundo, com milhares de cópias distribuídas pelas bibliotecas europeias mesmo antes da invenção da imprensa. Para exemplificar a sua capacidade de impacto na alma de uma pessoa, basta recordar que Santo Inácio de Loyola leu a obra durante o tempo de retiro espiritual que passou em uma gruta de Manresa, na Espanha, e foi esse texto que o inspirou a conceber os Exercícios Espirituais.

"A Imitação de Cristo" tem 4 partes, sendo as duas primeiras uma introdução à vida espiritual, a terceira um diálogo entre Cristo e a alma e a quarta é toda focada na Eucaristia.

Destacamos a seguir os 5 conselhos cruciais que encontramos em "A Imitação de Cristo", Livro 1, Capítulo 1:

1 | Devemos dedicar o máximo esforço a imitar a vida e os costumes de Jesus

"Quem me segue não anda nas trevas, diz o Senhor (Jo 8,12). São estas as palavras de Cristo, pelas quais somos advertidos que imitemos sua vida e seus costumes, se verdadeiramente queremos ser iluminados e livres de toda cegueira de coração. Seja, pois, o nosso principal empenho meditar sobre a vida de Jesus Cristo".

2 | Podemos venerar qualquer santo, mas devemos sempre priorizar Jesus

"A doutrina de Cristo é mais excelente que a de todos os santos, e quem tiver seu espírito encontrará nela um maná escondido. Sucede, porém, que muitos, embora ouçam frequentemente o Evangelho, sentem nele pouco enlevo: é que não possuem o Espírito de Cristo. Quem quiser compreender e saborear plenamente as palavras de Cristo, é-lhe preciso que procure conformar à dele toda a sua vida".

3 | Podemos cultivar conhecimento e sabedoria, mas devemos priorizar a vida virtuosa

"Que te aproveita discutires sabiamente sobre a Santíssima Trindade, se não és humilde, desagradando, assim, a essa mesma Trindade? Na verdade, não são palavras elevadas que fazem o homem justo; mas é a vida virtuosa que o torna agradável a Deus. Prefiro sentir a contrição dentro de minha alma, a saber defini-la. Se soubesses de cor toda a Bíblia e as sentenças de todos os filósofos, de que te serviria tudo isso sem a caridade e a graça de Deus? Vaidade das vaidades, e tudo é vaidade (Ecl 1,2), senão amar a Deus e só a ele servir. A suprema sabedoria é esta: pelo desprezo do mundo tender ao reino dos céus".

4 | Devemos reconhecer o que é mera vaidade para não nos perdermos nela

"Vaidade é, pois, buscar riquezas perecedoras e confiar nelas. Vaidade é também ambicionar honras e desejar posição elevada. Vaidade, seguir os apetites da carne e desejar aquilo pelo que, depois, serás gravemente castigado. Vaidade, desejar longa vida e, entretanto, descuidar-se de que seja boa. Vaidade, só atender à vida presente sem providenciar para a futura. Vaidade, amar o que passa tão rapidamente, e não buscar, pressuroso, a felicidade que sempre dura".

5 | Podemos desfrutar dos prazeres sadios, mas nunca sacrificar a vida da graça

"Lembra-te a miúdo do provérbio: Os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos de ouvir (Ecl 1,8). Portanto, procura desapegar teu coração do amor às coisas visíveis e afeiçoá-lo às invisíveis: pois aqueles que satisfazem seus apetites sensuais mancham a consciência e perdem a graça de Deus".

SEJA UM BENFEITOR!