sábado, 10 de junho de 2023

Padre Pio dizia que quem reza pouco se condena

 

PADRE PIO STATUE

Riccardo | CC BY 2.0


Se o Padre Pio via em seus filhos espirituais pouco empenho na oração, ficava sério e repetia a sua máxima: 'Lembre-se que quem não reza é condenado, quem reza pouco corre o risco de se perder; já aquele que reza muito é salvo'

O Padre Pio de Pietrelcina insistiu junto aos seus filhos espirituais sobre a necessidade da oração, dizendo-lhes isto: “Vai para o inferno quem reza pouco”. A partir dos atos do seu processo canónico, numerosos testemunhos sobre isso foram recolhidos.

O conselho de Santo Afonso

Cleonice Morcaldi disse-lhe um dia: ‘Padre, Santo Afonso disse que aquele que não reza está condenado’. E o Padre Pio respondeu-lhe: ‘Aqueles que rezam pouco podem ser comparados com aqueles que não rezam’.

liguori-e1553535861510.jpg

A “confissão” a uma freira

A uma freira que um dia lhe indicou que as novas constituições sugeriam um Pai Nosso bem rezado ao invés de muitos Aves-Marias, o Padre Pio respondeu: “Aquele que reza muito é salvo, aquele que reza pouco é condenado ou corre o risco de ser condenado. Aquele que não reza não precisa do diabo para carregá-lo, vai para o inferno por conta própria”.

Pina Patti confirma: “Se o Padre Pio visse pouco empenho na oração, tornava-se sério e repetia a sua máxima: ‘Lembre-se que quem não reza é condenado, quem reza pouco corre o risco de se perder; já aquele que reza muito é salvo'”.

A um penitente que foi acusado de rezar um tanto distraído, o Pai Pio disse: “Faz mal aquele que não reza, e muito mal aquele que reza mal”. O Padre Pio recomendava que, quando se reza, deve-se criar um ambiente de recolhimento, a fim de favorecer a conversa com Deus.

Inimigos

Em particular, o Padre Pio avisou os seus filhos espirituais dos muitos inimigos do recolhimento, o primeiro dos quais ele identificou ao interessar-se pelos assuntos do povo. Um dia, Enedina Mori disse ao Padre Pio. “Eu não sou fervorosa”. E ele respondeu: “Olha para as coisas pelas quais se interessa. Onde queres encontrar fervor, entre este monte de miséria?”.

Outro elemento que é muito prejudicial ao espírito de oração é muita conversa. Uma filha espiritual, que viveu mal, relata esta conversa com o santo sacerdote: “Padre, se eu for convidada para almoçar ou jantar, devo aceitar? Padre Pio: “Aceite sempre quando for convidada”.

Ela acrescenta: ‘Mas perde-se tempo a falar’.

Padre Pio diz: ‘Você come e vem embora’.

Ela continua: “Em casa, sinto-me mais recolhida”.

Padre Pio: “Então fica em casa e o teu recolhimento tem mais valor”.

Poder da oração

O Padre Pio ficava comovido quando alguém dizia que rezava pelas suas necessidades ou intenções espirituais. Se dissesses “Padre, eu recitei o Terço por ti”, o Padre agarraria a tua mão e se não fosses rápido a tomá-la de volta, ele beijá-la-ia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!