quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Fátima: Um Chamado à Conversão

 


Nota do Editor : Na edição mais recente de  The Fatima Crusader  (nº 135), vários autores exploraram como os católicos podem melhor vivenciar a Mensagem de Fátima. Cada artigo aborda uma prática essencial à vida católica e todos podem ser resumidos em uma tríplice orientação espiritual: Conversão, Reparação e Consagração.  Frei Michel de la Sante Trinité aborda cada um desses três temas espirituais em sua  magnus opus , uma obra em três volumes intitulada  A Verdade Completa sobre Fátima.  O que se segue é um excerto de sua obra que detalha como o tema da Conversão se relaciona com a Mensagem de Fátima.   À luz da recente nota doutrinal do Vaticano (4 de novembro de 2025), é interessante notar que este especialista de renome mundial em Fátima –  escrevendo em 1985  – relacionava claramente a atuação de Nossa Senhora em Fátima aos seus  títulos marianos de Corredentora Medianeira de Todas as Graças .  [Nota: Saiba mais sobre as deficiências na nota doutrinal do Vaticano através de um artigo , vídeo  ou podcast de áudio .]     


O caminho do nosso retorno a Deus,  a senda da nossa conversão , está todo traçado. Desprezá-lo ou afastar-se dele é desprezar a Misericórdia de Deus, insultar as predileções divinas do Seu Coração. Se é loucura ou mentira diabólica fingir retornar ao Pai ignorando o Seu Filho amado e único, soberano Mediador entre Deus e os homens, é uma blasfêmia semelhante, e um sinal seguro da obra do espírito maligno, desejar ir a Jesus negligenciando o Imaculado Coração de Sua Mãe, a quem Ele estabeleceu como nossa Medianeira universal. “O Meu Imaculado Coração será o vosso refúgio e o caminho que vos conduzirá a Deus”, declarou Nossa Senhora a Lúcia em 13 de junho de 1917. 

Assim, a maravilhosa dispensação do mistério da graça, cujos aspectos estéticos e místicos consideramos, apresenta-se agora aos nossos olhos como uma exigência dramática. No plano de Deus, o culto e o amor à Santíssima Virgem não são algo secundário e opcional. Pelo contrário, toda a mensagem de Fátima proclama que são a condição indispensável para alcançar a salvação. Em Tuy, a Santíssima Virgem informou solenemente o seu mensageiro deste fato. Muitas almas são condenadas porque se recusam a conformar-se docilmente às predileções de Deus para com Ela, porque A desprezam e insultam: “Tantas são as almas que a justiça de Deus condena pelos pecados cometidos contra Mim…” 

Podemos facilmente compreender este rigor terrível: sendo Ela verdadeiramente nossa Mãe, a Mãe de todos os homens, nossa Corredentora, Advogada e Medianeira amorosíssima, como poderia esta Virgem, que é toda bondade, e também a Mãe de Deus, a Imaculada em quem a Trindade se deleita, não ter o direito absoluto à veneração, à gratidão e ao amor filial de todos os Seus filhos? Deus não seria mais Deus se não castigasse severamente aqueles que cospem na face de tal Mãe e não se arrependem. O crime é ainda maior porque Deus quer que Ela seja mais conhecida, mais amada e mais exaltada em nossos tempos. 

De fato, “chegou a hora” ¹ ; e, por dois séculos, os pedidos do Céu tornaram-se cada vez mais prementes. Chegou a hora de a Igreja hierárquica... fazer resplandecer toda a glória do Imaculado Coração e apresentá-la ao mundo, com autoridade e em nome de Cristo, como Medianeira da Graça e da Misericórdia para todas as almas e para todas as nações, para a Igreja e para a Cristandade. As aparições de Fátima, com seu ápice em Pontevedra e Tuy, correspondem às aparições de Paray-le-Monial. Depois do Sagrado Coração de Jesus, o Imaculado Coração de Maria vem em nome de Deus para dar a conhecer a devoção que lhe é devida em preparação para o seu “triunfo”, que, por sua vez, anuncia o Reino do Sagrado Coração de Jesus. 

Extraído de  Toda a Verdade sobre Fátima , vol. II, pp. 491-493.


Fonte:

https://fatima.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas